Postado dia 29/08/23 | 3min. de leitura
Raso da Catarina: como chegar e o que fazer na região
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Raso da Catarina é uma ecorregião localizada entre os municípios de Canudos e Paulo Afonso, norte do estado da Bahia. São 38.000 km ² de área cujo relevo é plano e de solo pouco fértil, com predominância do bioma caatinga e formação de cânions em seu lado oeste.
Trata-se da região mais seca do sertão baiano, com pouca chuva e temperaturas que chegam a 43º C. Seus rios não são permanentes e costumam estar secos na maior parte do ano, restando alguns açudes onde o lençol freático se aproxima mais da superfície, garantindo assim a dura sobrevivência da população local.
Toda essa condição geográfica de difícil acesso e permanência esconde lindas revoadas de araras-azuis-de-lear, paisagens inóspitas repletas de cânions e paredões de rocha, além de muita história, tanto do lado de Canudos como de Paulo Afonso.
A lenda por trás do nome
O nome Raso da Catarina é uma homenagem à proprietária da Fazenda Catarina, cuja lenda afirma que lutou contra a seca até que uma nuvem de gafanhotos devorou suas plantações, levando- a loucura, solidão e morte. Segundo contam, o espírito de Catarina continua presente na região, ajudando vaqueiros a encontrar animais perdidos.
Rica biodiversidade e sociedade indígena
A caatinga predominante na região é do tipo arenosa, repleta de milhares de espécies de arbustos e plantas como xique-xiques, mandacarus, coroas de frade, sendo lar de centenas de animais exóticos como a arara-azul-de-lear e as onças pintada e parda. Além dos sertanejos, a região abriga também uma comunidade de índios pankararés.
Hospedagem e passeios
Você poderá se hospedar em Paulo Afonso e conhecer toda sua região que é belíssima, com o cânion do rio São Francisco e a cachoeira de Paulo Afonso, além de outras atrações.
Quanto ao Raso da Catarina, é fundamental que durma pelo menos uma noite por lá e isso se dá em função dos passeios que costumam sair às 4 horas da manhã para assistir a revoada das araras-azuis-de-lear.
As rústicas acomodações podem ser em pousadinhas na cidade de Canudos ou em alojamentos dentro da área da Estação Biológica de Canudos, que oferece 6 quartos para até 12 pessoas.
Quanto aos passeios, são dois roteiros guiados pelos guarda-parques:
Revoada das araras-de-lear: os guias levam os turistas em carro 4x4 a partir das 4 horas da manhã rumo aos paredões de arenito. É lá que se observa a revoada das araras, do alto dos paredões. Em seguida, o passeio segue por uma trilha da reserva para observação de outras aves.
Alimentação das araras-de-lear: os guias levam os turistas até a região onde ficam os licurizeiros, espécie de palmeira que produz o licuri, alimento preferido das araras. O passeio também visita comunidades tradicionais da caatinga.
Há também a opção do Hotel e Restaurante Aconchego do Raso, que fica a 33 km de Paulo Afonso e oferece uma infraestrutura completa, com ótimas acomodações, piscina, e pacotes de passeios para o Raso da Catarina, saiba mais clicando aqui!
O Parque Estadual de Canudos
O parque foi construído no local onde ocorreu a histórica batalha entre o exército brasileiro e a população liderada por Antônio Conselheiro. Não há construções históricas, já que a antiga cidade de Canudos foi queimada pelo exército e posteriormente inundada por uma represa.
O sítio histórico e arqueológico possui um memorial com retratos dos descendentes dos conselheiristas, e sua visitação é gratuita.
Cânion Seco da Baixa do Chico
O impressionante cânion possui 12 km de vale e altos paredões rochosos de arenito, com uma belíssima trilha repleta de natureza intocada. Sua área vem sendo repovoada pelas araras-azuis-de-lear desde 2014, que proporcionam um verdadeiro espetáculo.
A cidade mais próxima é Paulo Afonso, a 40 km do Cânion Seco, que fica na Reserva Ecológica do Raso da Catarina. Os índios pankararés vivem na entrada do cânion e cobram uma pequena taxa de visitação. Quanto aos passeios, necessitam da presença de guias turísticos e devem ser marcados com antecedência.
Como chegar ao Raso da Catarina
O Raso da Catarina fica a 58 km da cidade de Paulo Afonso, que abriga a melhor infraestrutura turística da região, com aeroporto e rede hoteleira, podendo ser acessada a partir de Salvador. De avião, a viagem entre Salvador e Paulo Afonso dura 1h20 minutos e de carro, são 470 km de estradas ou 7h30 minutos de viagem.
Se você optar por ir direto de Salvador para Canudos pela estrada, são 408 km de distância, uma viagem de aproximadamente 6h30 minutos.
Curtiu este artigo? Continue conosco em nosso blog, ele possui uma infinidade de textos com este que te levam a conhecer o que é que o turismo da Bahia tem! São dezenas de textos publicados mensalmente sobre os mais diversos destinos baianos, que certamente agregarão muito na organização do seu próximo roteiro de viagem!
Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!