top of page
Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo: roteiro de 10 dias

Postado dia 06/12/23 | 13min. de leitura

Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo: roteiro de 10 dias

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Não há dúvidas de que na Bahia é possível fazer roteiros completos para todos os gostos e que é nesse destino que estão algumas das melhores praias do Brasil. Por isso, hoje trazemos um roteiro completo, pronto para você seguir e poder conhecer o melhor desses lugares fabulosos em uma viagem de 10 dias: Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo.

Confira todos os detalhes e as dicas para você aproveitar esses destinos ao máximo, aproveitando e otimizando cada momento do seu roteiro.

Vamos começar?

Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo: detalhes gerais da viagem

A ideia dessa viagem é aproveitar ao máximo cada um desses destinos, dando prioridade a Boipeba e Morro de São Paulo e tudo o que têm para oferecer. No entanto, Salvador não pode ser deixado de lado, por isso daremos também uma atenção especial à capital baiana que será ponto de partida para as outras aventuras.

Nosso roteiro de 10 dias por Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo será dividido da seguinte forma:

  • Dia 1: Salvador

  • Dia 2 ao dia 6: Boipeba

  • Dia 6 ao dia 10: Morro de São Paulo

  • Dia 10: Salvador

Para isso, escolhemos um voo que chegasse em Salvador até o começo da tarde e que no retorno deixasse a capital apenas à noite. E como o nosso roteiro foi feito para otimizar, e muito, o tempo da viagem, no decorrer do conteúdo você vai perceber que tudo está pensado para aproveitar ao máximo cada segundo da viagem.

A seguir, confira os detalhes do nosso fabuloso roteiro!

Dia 1 - Salvador

farol da barra salvador a noite
Farol da Barra - Salvador

Salvador é um destino incrível, com ótimos lugares para visitar e fica difícil conhecer a cidade em poucos dias. No entanto, há espaços que quem passa pela capital da Bahia precisa conhecer antes de ir embora.

Por isso, para aproveitar ao máximo cada minuto da viagem, o primeiro a fazer é se instalar no hotel e para isso, nada melhor que um transfer do aeroporto até a hospedagem. Isso, porque além da segurança e o conforto oferecido, você não perde tempo procurando um táxi ou carro de aplicativo para te levar. Ao desembarcar do voo, seu carro estará pronto esperando você.

A sugestão para hospedagem é nos arredores do Centro histórico, na Barra ou no Rio Vermelho. Isso porque a partir desses lugares você terá mais possibilidades de conhecer Salvador com agilidade, ótimo para quem não tem muito tempo na cidade.

Uma vez no hotel, se esta for a sua primeira visita para a capital baiana, precisa visitar o Pelourinho. Mas faça uma visita otimizada, com um guia que lhe ajude a compreender a verdadeira essência do lugar e o leve em segurança pelos lugares mais apropriados para a visita.

O Tour Salvador Histórico, por exemplo, leva você pelos lugares mais interessantes do Centro Histórico e o guia contextualizará o passeio com uma divertida aula de história. Além disso, por ser um passeio privativo, o roteiro pode ser adaptado de acordo com os seus interesses.

Vale muito a pena! Em pouco tempo você não apenas conhecerá os principais pontos, mas também entenderá o que há por trás de cada um deles.

Após ter conhecido a base cultural do turismo de Salvador, a nossa dica é para jantar em um lugar próximo à sua hospedagem. Se estiver na Barra ou no Rio Vermelho, facilmente encontrará ótimos restaurantes e bares para terminar a noite.

Dia 2 - Boipeba (Boca da Barra/Outeiro/Velha Boipeba)

ilha de boipeba castelhanos
Ilha de Boipeba - Ponta dos Castelhanos

Acordar cedo para começar a viagem é fundamental para chegar em um bom horário na Ilha de Boipeba. Você já deve saber que ir de Salvador até Boipeba por conta própria pode ser algo complicado. Afinal, não existe um único meio de transporte para chegar na ilha, precisa ir uma parte por via terrestre e outra por via marítima.

Transfer semi-terrestre de Salvador para Boipeba

Para ficar longe do estresse e chegar de forma prática e confortável ao destino, a melhor opção é o transfer semi-terrestre. Com ele, você sai do seu hotel em um veículo até Valença ou Graciosa, de onde pega uma lancha rápida até a ilha de Boipeba. Em Boipeba, a equipe de terra espera você para levar a suas malas até a sua pousada.

Saiba mais detalhes e valores das opções de transfer semi-terrestre para Boipeba:

Quer conhecer outras opções para montar a sua viagem por conta própria para a Ilha de Boipeba? Selecione Ilha de Boipeba como seu destino e confira os meios de transporte disponíveis e seus valores.

Se decidir pelo transfer semi-terrestre para a ilha de Boipeba em menos de 5 horas estará no seu destino sem sofrimento, pronto para começar a explorar a ilha.

Tarde em Boca da Barra e Outeiros

praia boca da barra boipeba
Praia Boca da Barra - Boipeba

Se é a sua primeira vez na ilha, a nossa dica é se hospedar nos arredores da Boca da Barra. Pode ser na própria Boca da Barra, em Outeiros ou em Velha Boipeba, e assim que chegar na sua pousada e deixar as malas, aproveite as praias mais próximas.

A praia Boca da Bara é um ótimo local para almoçar enquanto aproveita a brisa do mar e a bela paisagem. Depois você pode ir para Outeiros, do lado, e aguardar na região para desfrutar do belo pôr do sol.

Noite em Velha Boipeba

Após o pôr do sol, você pode aproveitar para passear um pouco pela Velha Boipeba, conhecer a Igreja do Espírito Santo, visitar a feirinha da vila e jantar nos arredores. Há uma ótima feira gastronômica na Praça Santo Antônio e dependendo do dia, pode até aproveitar para curtir a música ao vivo que rola por lá.

Dia 3 - Boipeba (Passeio Volta à Ilha)

piscinas naturais de morere boipeba
Piscinas naturais de Moreré - Boipeba

O segundo dia em Boipeba não poderia ser diferente. Chegou o momento de fazer o famoso passeio de Volta à Ilha de Boipeba! Desfrutar dessa atividade nos primeiros dias é fundamental para ter uma noção da magnitude da ilha e caso tenha interesse, ter tempo de voltar para um desses lugares mágicos.

O ponto de partida é a praia Boca da Barra e a primeira parada é nas piscinas naturais de Moreré. O mergulho livre para ver a vida marinha local é perfeito, por isso, não esqueça sua máscara de mergulho.

O passeio continua e agora rumo à Praia Ponta dos Castelhanos, um paraíso deserto com uma infraestrutura muito bem improvisada que combina perfeitamente com o espírito do local. Parada perfeita para se deliciar com um dos saborosos pasteis e tapiocas saborosas e experimentar a famosa caipirinha de Cacau com Biri-Biri e seu sabor único.

Aproveite bem a parada porque o lugar é realmente mágico e as águas incríveis!

A próxima parada é para almoço, no povoado Cova de Onça, por isso, se você é das pessoas que não come muito, melhor nem experimentar o pastel de Castelhanos.

A praia de Cova da Onça não é o maior atrativo do lugar, porém, a culinária de São Sebastião é ótima! Aproveite para respirar o ar puro e voltar no tempo ao andar pela pacata vila.

Depois do almoço é o momento de continuar a travessia até chegar ao povoado de Canavieras e seus famosos bares flutuantes. Se se aventurar, pode ainda dar um mergulho no rio antes de experimentar algumas versões das famosas ostras. A paisagem apreciada desde o Portal das Ostras no entardecer é encantador e o pôr do sol, um belo presente da natureza.

E assim, chega a hora de voltar para Boca da Barra, após um dia cheio de perfeição.

À noite, você pode sair para jantar na vila. E se quiser mais animação, confira os bares que ficam frente à praça, sentido Rua da Igreja, às vezes rola um bom forró na pracinha.

Dia 4 - Boipeba (Moreré e Bainema)

Moreré

morere
Praia do Moreré - Boipeba

Chegou a hora de conhecer a famosa vila de Moreré!

Um dos pontos mais conhecidos da ilha de Boipeba é Moreré, e não só pelas suas belas piscinas naturais, mas também pelo ar bucolicamente encantador da sua vila.

Para chegar a Moreré, você pode ir de quadriciclo, trator ou mototáxi. Pode chegar caminhando também, mas a ideia hoje é aproveitar a vila de Moreré como ponto de partida para outras caminhadas.

Saindo da Praça Santo Antônio, o ponto do trator é no sentido oposto das praias, há sinalização na região, mas caso tenha alguma dúvida, é só perguntar.

Ao chegar ao ponto do trator, você encontrará disponíveis:

  • Trator, que parte com lotação mínima de 6 passageiros.

  • Quadriciclos, com capacidade para até 2 passageiros.

  • Mototáxis, com capacidade para 1 passageiro.

Qualquer um desses veículos levará você até a vila de Moreré. O valor, hoje, varia entre R$15 e R$25, dependendo do transporte escolhido.

Ao chegar na vila de Moreré, você está a apenas alguns passos da praia. Você pode aproveitar a praia de Moreré, dar um mergulho e continuar em direção ao lado esquerdo, após passar a trilha você pode ir andado pela beira da praia e se encantando com a simpática paisagem local. Vá até o final da praia, as rochas dos final, formam paisagens encantadoras que rendem fotos perfeitas.

Se você quiser voltar para as piscinas naturais de Moreré, calcule para chegar na parte esquerda da ilha na maré baixa. É nessa região que você pode combinar com um barqueiro para levar você até as piscinas naturais. Dessa parte, a distância é menor do que partindo da vila de Moreré.

Depois de aproveitar essa região, volte e aproveite para almoçar em um dos restaurantes dos arredores da vila antes de continuar o passeio.

Após o almoço, pode continuar indo no sentido oposto ao que você foi primeiro, seguindo a praia pelo lado direito da vila. Você vai chegar até uma trilha simples. Essa trilha leva você para a praia de Bainema: a praia mais deserta de Boipeba à que podemos chegar andando com facilidade.

Bainema

praia do bainema boipeba
Praia do Bainema - Boipeba

Bainema é uma praia com pouquíssimas pessoas e muitas vezes você até a encontra totalmente deserta. Apenas tem dois restaurantes no final dela: Restaurante Sabor da Terra e Pontal do Bainema, esse último abre só no verão.

Fazer uma caminhada por essa praia é uma delícia. A areia é firme e você pode dar deliciosos mergulhos no caminho. Vale muito a pena a caminhada completa, mesmo com seus 3 km de extensão (é mais o menos do tamanho que Moreré). Porém, se preferir curtir o mar, escolha um lugar e se instale.

Depois do seu passeio em Bainema, volte pela mesma trilha para a vila de Moreré.

Uma sugestão, aproveitando que está por aqui, é que escolha algum dos lugares do Moreré para jantar antes de voltar para Velha Boipeba.

Dia 5 - Boipeba (Tassimirim, Cueira e Passeio de caiaque noturno - bioluminescência)

O quinto dia do roteiro é para conhecer Tassimirim e Cueira. Estas duas praias estão antes de Moreré e você pode ir caminhando, primeiro a Tassimirim e depois a Cueira ou ir de quadriciclo para Cueira e voltar andando.

O ponto de quadriciclo para Cueira é próximo ao Museu dos Ossos. Portanto, se decidir por essa opção, aproveitando que está no caminho, pode visitar o simpático local.

Cueira

Praia da Cueira
Praia da Cueira - Boipeba

Ao chegar de quadriciclo na Cueira, você pode continuar caminhando em direção à direita e chegará no Rio Oritibe, após esse rio é que começa a trilha para Moreré caso tenha interesse em voltar para a praia. No entanto, se não quiser ir novamente a Moreré, vale a pena aproveitar as águas do Oritibe para um refrescante banho nas suas águas avermelhadas.

No retorno, você pode escolher alguns dos restaurantes da praia da Cueira para fazer uma pausa para o almoço. Os mais famosos são o Ority e o Restaurante do Guido, com as suas divulgadas lagostas, porém, entre eles, há outros lugares que você pode escolher para fazer sua refeição.

Pouco mais adiante dos restaurantes é o final da praia da Cueira e começa a praia de Tassimirim.

Tassimirim

Praia do Tassimirim boipeba
Praia do Tassimirim - Boipeba

A praia de Tassimirim é muito calma e gostosa, na maré baixa se formam belas piscinas naturais e bem perto da beira-mar é possível apreciar alguns peixinhos.

Tassimirim tem pouca infraestrutura, mas as suas calmas águas fazem dela uma praia para passar um bom tempo desfrutando da tranquilidade do lugar.

Após aproveitar a praia, é hora de ir até o final da praia e seguir a trilha que passa pela Praia das Pedrinhas, uma praia pequena no começo da trilha de retorno para Outeiro e Boca da Barra. A trilha dura uns 15 minutos no total e não é plana, mas é de fácil acesso. Ao terminar a trilha, você estará na Praia de Outeiros e a próxima é Boca da Barra.

E chegando em Boca da Barra, você estará pronto para ter uma experiência incomparável como você vai ver a seguir.

Passeio de caiaque noturno - bioluminescência

Uma das melhores e inovadoras experiências de Boipeba é o Passeio de Caiaque Noturno, uma vivência cheia de adrenalina em que você assiste um dos mais belos espetáculos da natureza: a bioluminescência. Mas não é só isso!

Remar no caiaque à noite no Rio do Inferno é por si só uma experiência incrível, ainda mais se acompanhado de uma oceanógrafa que dá uma aula maravilhosa durante todo o passeio. Sem dúvida um combo completo!

E agora, após mais um dia perfeito, que tal aproveitar a noite de Boipeba no seu último dia na ilha? Aproveite para desfrutar alguma das boas pizzarias locais ou para beber uma cerveja artesanal.

Dia 6 - Boipeba / Morro de São Paulo

Acabou a estada em Boipeba e chegou a hora de desbravar Morro de São Paulo!

Boipeba para Morro
Carro 4x4 de Boipeba para Morro

A forma mais prática de fazer esse percurso é via semi-terrestre. Para isso, você precisa pegar um barco para levar você até a Ilha de Tinharé, onde está localizado Morro de São Paulo, e seguir de 4X4 até a vila.

Em pouco mais de uma hora no total, você estará no Receptivo da Segunda Praia de Morro de São Paulo. Aqui as opções de hospedagem são muitas e a sua escolha dependerá do tipo de viagem que quer fazer. Se quiser animação, fique na vila, na Primeira, na Segunda ou até na Terceira praia. Se sua prioridade é a tranquilidade, fique na Quarta ou na Quinta Praia.

Aproveite o primeiro dia em Morro de São Paulo para conhecer a região da sua hospedagem e aproveitar as praias mais próximas, porque no seguinte dia, começam os passeios!

Dia 7 - Morro de São Paulo (Gamboa e arredores)

Já aproveitou o dia da chegada em Morro de São Paulo para conhecer um pouco da vila e sentir o espírito animado da ilha. Pois, a sugestão é ir neste dia para um lugar mais tranquilo e conhecer os arredores de Morro de São Paulo.

Praias da Gamboa

O Passeio para as praias da Gamboa sai da Terceira Praia e a primeira parada é na Ilha de Caitá para fazer um refrescante mergulho e apreciar a vida marinha local. Por isso, não esqueça sua máscara de mergulho. Depois você navegará pelas águas da Terceira, Segunda e Primeira Praia para contornar o morro do Farol e continuar sentido a Gamboa. Uma vista maravilhosa

praia da argila gamboa
Praia da argila - Gamboa

Antes de chegar, a parada é na Praia da Argila para um banho medicinal ou um banho de mar, se você preferir, para continuar depois até a Praia da Gamboa, onde será realizado o almoço.

Após um tempo razoável, o passeio sai em direção à Coroa do Meio, um banco de areia frente à praia da Gamboa que oferece uma visão panorâmica de 360º, além das refrescantes águas cristalinas do lugar.

Uma das grandes vantagens desse passeio é que os guias da embarcação conhecem muito bem as melhores condições para cada parada, por isso, a ordem dos lugares visitados pode variar para melhor aproveitamento.

No retorno, a embarcação costuma desembarcar seus passageiros no píer, o que é estratégico para o próximo ponto do roteiro: o pôr do sol.

Pôr do sol em Morro de São Paulo

Por do sol em Morro de Sao Paulo
Pôr do sol em Morro de São Paulo

Você pode escolher dois locais para assistir o pôr do sol: a Fortaleza, que está ao lado do píer, ou subir até o Mirante do Farol.

Para subir ao Mirante do Farol, você precisa ir em direção da Igreja Nossa Senhora da Luz e virar à esquerda. Depois é só seguir a subida, primeiro chegará ao Farol e mais para a frente está o mirante que conta com uma vista maravilhosa e um pôr do sol impressionante.

À noite você pode curtir uma música ao vivo na vila e aproveitar um ambiente mais tranquilo ou se quiser mais animação, opte pelos bares da Segunda Praia.

Dia 8 - Morro de São Paulo (Trilha da Primeira à Quinta Praia)

Ir caminhando até a Quinta Praia pode ser um desafio para muitos, mas desbravar cada cantinho do caminho não tem preço.

Se você não gosta muito de andar, pode aproveitar as 3 primeiras praias da mesma forma, mas ao chegar na Quarta Praia (a mais longa, com quase 4 km de extensão), pode pegar uma charrete que leva do início ao fim.

quarta praia
Quarta praia - Morro de São Paulo

Após a Quarta Praia há um pequeno rio, portanto, é importante chegar aqui com a maré baixa para atravessá-lo com facilidade. Passando o rio, você já estará na Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto. Andando um pouco você verá dois restaurantes: Águas do Panã e Carapitangui, um ao lado do outro e poderá aproveitar para fazer o seu almoço.

A grande vantagem é que por uma consumação mínima os restaurantes oferecem um veículo 4X4 que leva os passageiros até o Receptivo da Segunda Praia. Assim, não precisa voltar andando todo o caminho. Apenas verifique os horários para poder organizar o seu retorno.

E após esse dia maravilhoso nas principais praias de Morro de São Paulo, que tal curtir a noite?

Se você quiser uma festa, não vai faltar lugar em Morro, pode se aventurar na Toca do Morcego, no Teatro do Morro, na Pulsar ou no Mama África. Porém, se quiser algo mais tranquilo, mas também animado, pode jantar e curtir uma música ao vivo em algum dos bares e restaurantes pé na areia da Segunda Praia.

Dia 9 - Morro de São Paulo (Garapuá)

Garapuá e suas piscinas naturais

Último dia em Morro de São Paulo precisa ser encerrado com chave de ouro e nada melhor do que um Passeio para Garapuá.

praia de garapua
Praia de Garapuá - Ilha de Tinharé

Garapuá é um povoado vizinho a Morro de São Paulo com uma praia maravilhosa que também oferece piscinas naturais incríveis. Para chegar até aqui o Passeio de 4X4 é a forma mais prática de curtir a região, além disso, também faz uma parada na Quinta Praia de Morro de São Paulo.

Outra opção para quem ama uma boa dose de adrenalina é o Passeio de Quadriciclo, em que você guia seu próprio veículo para chegar até Garapuá.

Chegando em Garapuá você pode almoçar em um dos deliciosos restaurantes pé na areia da vila. Faça o seu pedido e vá até as piscinas naturais, no seu retorno, o seu almoço estará pronto.

Para chegar até as piscinas naturais precisa pegar um barco até bar flutuante (esse traslado não está incluso no passeio, mas hoje custa R$ 30,00). Ao mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa, terá uma bela visão da vida marinha e se quiser, pode consumir algo para se refrescar ou petiscar no bar flutuante.

Após o retorno para a praia, você poderá almoçar e continuar desfrutando de Garapuá. Por lá, ainda é possível fazer um passeio guiado pelo mangue se tiver interesse.

Pôr do sol na Toca do Morcego ou no Mama África

Após um ótimo dia, você retorna para Morro de São Paulo e pode aproveitar para assistir o pôr do sol na Toca do Morcego ou no Mama África, por exemplo, um lugar super badalado para desfrutar desse momento com um bom som.

Para jantar, que tal curtir um pagode em Morro? No restaurante Morena Bela no começo da Rua da Fonte Grande, diariamente rola um pagode ou um sambinha ao vivo.

Mas se preferir algo mais calmo, pizza e música ao vivo combinam muito bem. Na vila há diversas pizzarias que oferecem esse combo.

Dia 10 - Morro de São Paulo / Salvador

Chegou a hora de finalizar o passeio e voltar para Salvador. E priorizando o conforto, a sugestão é o transfer semi-terrestre de Morro de São Paulo para a capital baiana.

mapa do roteiro do semi terrestre
Roteiro do semi-terrestre

Após chegar no ponto de encontro em Morro, você vai até o píer para embarcar em uma lancha rápida com destino ao Atracadouro Bom Jardim. Em aproximadamente 15 minutos você chega, para partir via terrestre até Itaparica.

Após duas horas de uma viagem confortável, chegará a Mar Grande para pegar uma lancha rápida com destino a Salvador, onde estará aguardando um veículo coletivo para levá-lo até os hotéis selecionados ou até o aeroporto.

Quem tem um voo que parte nas últimas horas do dia, ainda pode aproveitar um pouco mais de Salvador. Para isso você pode fazer o Passeio Salvador Panorâmico que leva você até os principais pontos turísticos de Salvador acompanhado de um guia, que mostra os melhores ângulos da capital e conta interessantes segredos soteropolitanos.

E aí, gostou do nosso roteiro de 10 dias em Salvador, Boipeba e Morro de São Paulo? Viu como ficou completo, dando para conhecer os dois destinos ao máximo e ainda desvendar parte de Salvador?

A Bahia Terra Turismo pode montar um roteiro idêntico para você. Entre em contato conosco para tirar todas suas dúvidas e se quiser mudar ou substituir algum passeio, nós montamos um roteiro personalizado que atenda suas expectativas. Fale conosco pelo WhatsApp e começaremos a montar uma viagem incrível para você!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page