top of page
Salvador: 6 características do destino que você deve saber

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Salvador: 6 características do destino que você deve saber

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Salvador é uma das capitais mais famosas do Brasil, por conta das características que a tornam única. Mas, mesmo assim, ainda há quem não saiba exatamente o que fazer na capital baiana, ao planejar uma viagem para este destino.


Ocorre que são inúmeras as atrações que podem ser aproveitadas e os atrativos que farão com que tal viagem seja inesquecível. E é possível ter uma maior compreensão disso a partir do momento em que se conhece as características que de fato se destacam nessa cidade.

Então, se você está planejando viajar para Salvador, e quer saber mais sobre o que poderá ver e fazer por aqui, não deixe de ler o conteúdo a seguir até o final.

Ele certamente irá te inspirar, e muito, a criar o melhor roteiro possível para o seu perfil de turista.

6 características de Salvador que a tornam única

Há quem conheça Salvador, na Bahia, por conta de seu grande Carnaval, por exemplo.

Mas a verdade é que a cidade vai muito além disso!

Veja, abaixo, algumas de suas características mais marcantes:

1. Salvador foi a primeira capital do Brasil

Essa característica, em um primeiro momento, pode não parecer tão interessante ou importante.

Vale a pena frisar, porém, que muitas das características da época de sua fundação (e de anos posteriores, mas ainda históricos) são mantidas até hoje. Os diversos casarões que ainda compõem o Centro Histórico são exemplo disso.

Reservar algumas horas para passear pelo Pelourinho é literalmente como voltar ao passado e mergulhar não só na história da cidade, mas também na história do país.

2. A cidade possui uma religiosidade única

Apesar da imensa quantidade de igrejas católicas que possui, Salvador não é, necessariamente, uma cidade puramente cristã.

Aqui, o candomblé e o catolicismo convivem em harmonia, juntando-se a eles as religiões evangélicas, que estão ganhando cada vez mais espaço na cidade.

Segundo uma lenda local, a capital baiana conta com 365 igrejas católicas, sendo uma para dia do ano. Independentemente de esse número ser real, ou não, uma coisa é certa: é impossível fazer um tour pela cidade sem se deparar com alguns destes edifícios e se encantar com suas arquiteturas.

E é, claro, a cidade ideal para ter um pouco mais de contato com as religiões de matriz africana.

3. É um destino que agrada diversos tipos de turistas

Em Salvador/BA, não faltam atrativos para que todos os tipos de turistas possam viver suas melhores férias.

Quem ama praia obviamente irá se encantar, assim como não abre mão de boas opções gastronômicas, de passeios culturais e de compras.

Nesse último quesito, por sinal, é possível tanto recorrer aos modernos shoppings da cidade quanto se dirigir ao Mercado Modelo, onde encontrará centenas de opções de itens para adquirir.

Grupos de amigos, casais apaixonados e até mesmo famílias viajando com crianças irão se divertir muito por aqui!

Aliás, aqui vai uma dica: se sua viagem para cá será com os pequenos, não deixe de visitar a Lagoa dos Dinossauros com eles. É um passeio imperdível para a família toda!

4. A cidade é dividida em duas

Esta, sem dúvidas, é uma das características mais curiosas de Salvador, e não é exagero afirmar que de fato a cidade é dividida em duas.

O Mercado Modelo acima citado, por exemplo, faz parte da chamada Cidade Baixa, enquanto o Pelourinho e todo o Centro Histórico se encontram na Cidade Alta.

Ir de uma parte a outra é uma tarefa extremamente simples, que pode ser realizada por meio do Elevador Lacerda, que é não só um marco turístico e arquitetônico de Salvador, mas também um eficiente meio de transporte utilizado diariamente por moradores e turistas.

5. O território de Salvador se estende para o mar

Em outras palavras: a capital baiana não se limita apenas ao que pode ser percorrido a pé ou por meio de algum veículo terrestre, sabia?

E esta com certeza é outra característica que surpreende os turistas.

Ocorre que Salvador também tem ilhas que oficialmente fazem parte do seu território, a exemplo da Ilha dos Frades. E visitá-las é quase como viajar para um destino dentro de outro.

6. É o tipo de destino turístico que pode ser visitado o ano todo

Maio, junho e julho são os meses mais chuvosos em Salvador e, durante esse período que corresponde ao inverno, a temperatura mínima pode chegar a 15ºC.

Já no auge do verão não é raro que o calor fique na casa dos 38ºC, temperatura essa que nem mesmo é sentida, por conta da refrescante brisa do mar.

Junte a tais informações o fato de que contamos com centenas de atrativos, tanto ao ar livre quanto “indoor”, e perceberá que não importa a época em que decida viajar: aqui, você sempre irá se divertir e viver momentos únicos!

Vivenciar Salvador é uma experiência que está mais perto do que você imagina

Agora que você já conhece algumas das principais características de Salvador, terá ainda mais facilidade de planejar sua viagem.

Viagem esta que, por sinal, pode estar muito mais perto do que você imagina, por ser consideravelmente fácil de ser planejada em diversos sentidos.

O fato de esta ser uma capital, por exemplo, torna a oferta de voos muito maior, aumentando a possibilidade de datas para vir para cá.

Sendo uma cidade litorânea, também não tem muito com o que se preocupar em relação à bagagem: roupas leves, um calçado confortável, roupa de banho, protetor solar e um casaco leve, por exemplo, poderão ser suficientes.

Em relação às hospedagens, será possível tanto escolher algo mais econômico, como um hostel, quanto optar por algo mais confortável, como os hotéis de excelência de compõem a rede hoteleira da cidade.

Ainda no que diz respeito ao conforto e à praticidade, sempre será possível contar, também, com um serviço de transfer para ir do aeroporto de Salvador até a hospedagem escolhida, ou mesmo da hospedagem até qualquer destino.

Esses serviços, assim como os principais passeios em Salvador, são oferecidos pela Bahia Terra Turismo, e você pode tirar suas dúvidas pelo WhatsApp a qualquer momento. Entre em contato e otimize ao máximo sua experiência na capital baiana!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page