top of page
Uruçuca: um destino calmo e rico em natureza na Costa do Cacau

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Uruçuca: um destino calmo e rico em natureza na Costa do Cacau

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Você muito provavelmente já ouviu falar de algumas das belezas da Costa do Cacau, talvez nem mesmo sabendo que se trata dessa região. Se já leu ou ouviu algo sobre Itacaré ou Ilhéus, por exemplo, já sabe que essa costa é repleta de paisagens espetaculares, mas existem muitos outros municípios que a compõem, como Uruçuca.


Aliás: além das belezas propriamente ditas, a Costa do Cacau, ao longo de todos os seus municípios, também possui fazendas que fazem jus ao seu nome. Afinal, trata-se de uma importante região cacaueira, extremamente importante para a economia do estado da Bahia.


O turismo, porém, também é muito forte na Costa do Cacau, estando muitos dos seus atrativos justamente em Uruçuca.


Conheça mais sobre esse município a seguir: em sua próxima viagem para a Bahia, você muito provavelmente irá querer colocá-lo em seu roteiro.


O que você precisa saber sobre o município de Uruçuca

Uruçuca tem as características dos típicos destinos baianos para os quais os turistas vão quando querem calmaria atrelada a paisagens espetaculares.


Junte a isso a hospitalidade dos moradores e o clima único e charmoso que só as cidades pequenas têm, e terá o cenário perfeito para as suas próximas férias.


Mas, claro: para que possa começar a planejar sua viagem, é importante que você entenda o máximo possível sobre o destino. E sobre Uruçuca, especificamente, eis algumas das informações que devem ser do seu conhecimento:


Você pode ir em qualquer mês, e irá se divertir muito

Quando a viagem é para alguma praia do litoral paulista, por exemplo, de fato é preciso se preocupar com o clima, e preferir viajar nos meses de primavera ou de verão.


Mas, quando se trata de uma viagem para conhecer as praias da Bahia, dificilmente o turista precisa ter esse tipo de preocupação. E com Uruçuca não será diferente.


Mesmo porque esse destino vai muito além das praias, contando com outros atrativos que podem ser aproveitados em qualquer estação.


É muito fácil chegar a Uruçuca

Para quem está em Ilhéus ou Itacaré, por exemplo, o tempo de percurso é muito rápido.


São apenas 01h30 (em média) seguindo pela BA-001 e BA-635 a partir de Itacaré, e menos de 01h00 saindo de Ilhéus pelas BA-262. Mesmo de ônibus, esses caminhos acabam sendo rápidos de ser percorridos.


Já para quem quer chegar em Uruçuca a partir de Salvador o caminho é um pouco mais longo:


São pouco mais de 400 quilômetros entre um destino e outro, o representa aproximadamente 06h00 de carro, ou até mesmo mais tempo, caso o trajeto seja feito de ônibus.


A melhor dica, nesse caso, é contratar um serviço de transfer. Assim, você vai de um ponto a outro com muito mais conforto e praticidade.


Seus atrativos agradam diversos públicos

Quem gosta de água salgada, quem gosta de água doce, quem gosta dos atrativos culturais, quem viaja com crianças... São diversos os tipos de turista que se encantam com Uruçuca: é amor à primeira vista.


Seus atrativos turísticos, por sinal, merecem um tópico dedicado somente a eles!


Os atrativos de Uruçuca que todo turista deve aproveitar

Os atrativos turísticos desse destino irão te possibilitar ter um roteiro riquíssimo: que tal aproveitar sua visita para conhecer uma autêntica fazenda de cacau?


É o caso, por exemplo, da Fazenda São Tomé.


Mas se você de fato estiver em busca de maior contato com a natureza, e principalmente se for adepto do ecoturismo, nossa dica é que desfrute das caminhadas, trilhas e outras atividades junto aos nossos atrativos naturais.


Para banhos de água doce, por sinal, nossa dica é que aproveite o Poço do Robalo e a Cachoeira do Zé Maria.


Quanto às praias de Uruçuca, existem diversas opções à sua escolha.


A Praia Barra do Tijuípe, especificamente, está localizada ao lado dos rios Tijuipinho e Tijuípe, oferecendo aos turistas a opção de se refrescarem tanto em água doce quanto em água salgada. Ela também está ao lado de um manguezal, o que torna a visita ainda mais diferenciada.


A Praia do Pompilho, por sua vez, fica em uma propriedade particular, e conta com uma deliciosa lagoa.


Essas duas praias, bem como a Prainha, a Praia Patizeiro e a Praia do Pé de Serra, estão localizadas mais especificamente em Serra Grande, que é um distrito de Uruçuca.

Serra Grande – Uruçuca: um destino dentro do destino

Ir para Uruçuca e aproveitar a viagem para desfrutar do acolhimento de Serra Grande também é o tipo de coisa que nenhum turista deve deixar de fazer, sabia?


Inclusive, se você não abre mão de comprar peças de artesanato em suas viagens, e gosta de simplesmente sentar em um lugar calmo para observar o movimento local, irá gostar muito do centrinho da vila e de sua respectiva praça.


Não deixe, também, de visitar a represa que, acredita-se, possui águas terapêuticas e até mesmo afrodisíacas: as rodas de samba que acontecem ali nos finais de semana são um convite para que a visita dure ainda mais tempo.


Onde se hospedar em Uruçuca

E então: conseguiu a inspiração que precisava, para de fato considerar conhecer esse destino em sua próxima viagem para o estado da Bahia?


Vale reforçar, ainda, que apesar de não ser uma cidade grande ou adepta ao luxo, Uruçuca possui opções de hospedagens que atendem perfeitamente ao objetivo de oferecer conforto aos hóspedes.


Inclusive, caso esteja se perguntando sobre qual é a melhor região para se hospedar na cidade, nossa dica é que considere justamente Serra Grande e seus arredores, por conta da proximidade com as praias.


A Pousada Cores Vivas, localizada na Prainha, é uma ótima opção a ser considerada, e conta com um ótimo restaurante. Já a Pousada Bahia das Jangadas, na Praia de Pé de Serra, oferece uma experiência mais rústica, em relação à ambientação.


Conheça outros destinos baianos que irão te encantar

Se você ainda está com dúvidas, e não sabe ao certo qual destino escolher para visitar, temos um convite:


Conheça agora mesmo o Blog Bahia Terra Turismo e leia os demais conteúdos que fazem parte dele. Assim, você terá acesso a ainda mais opções de lugares mágicos para conhecer na Bahia, e poderá fazer sua escolha com mais facilidade.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page