top of page
2 fazendas de Cacau para visitar em Ilhéus

Postado dia 07/07/24 | 4min. de leitura

2 fazendas de Cacau para visitar em Ilhéus

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Ilhéus é conhecida como capital da Costa do Cacau na Bahia, tendo sua história ricamente associada à produção desse importante fruto, que é a base da produção dos mais diversos chocolates nacionais e internacionais. É por esse motivo que as fazendas de cacau em Ilhéus são tão representativas e fazem parte da essência do lugar.

Vista aérea da fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus
Vista aérea da linda fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus

Sendo assim, neste artigo, vamos conhecer duas das mais importantes fazendas de cacau, sua infraestrutura, produção de chocolate e demais derivados do cacau. 

Você também terá a oportunidade de aprender um pouco sobre a importância do cacau para a história da cidade, que por sua vez, foi amplamente narrada pelo seu mais ilustre filho, Jorge Amado, além de ser tema de novelas e minisséries da televisão brasileira.

  • Um pouco da história do cacau em Ilhéus

  • A fazenda de cacau Yrerê

  • A fazenda de cacau Capela Velha

  • O passeio pela Rota do Chocolate em Ilhéus

Museu da fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus
Museu da fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus

Um pouco da história do cacau e suas fazendas em Ilhéus

Desde que as primeiras sementes de cacau foram plantadas em Ilhéus no ano de 1752, a cidade encontrou, gradativamente, grande prosperidade econômica. O ápice dessa produção se deu a partir de 1890, quando a produção nacional de cacau começou a despontar entre as principais do mundo.

Entre 1901 e 1920, o Brasil já figurava como maior produtor deste fruto no planeta, sendo o sul da Bahia o centro produtor do país. Foi o período áureo dos coronéis do cacau, que esbanjavam luxo e riqueza, mas também o uso da força através dos jagunços que aterrorizavam populações menos favorecidas.

O apogeu do cacau se deu até meados dos anos 1980, se refletindo grandiosamente na região sul da Bahia, onde floresceram as cidades de Canavieiras, Belmonte e, principalmente, Ilhéus. 

Casa grande e museu da fazenda de cacau Yrerê em Ilhéus
Casa grande e museu da fazenda de cacau Yrerê em Ilhéus

Grandes obras como edifícios públicos, casarões coloniais imponentes, igrejas, palácios e teatros como o Teatro Municipal, considerado um dos mais completos do Nordeste, aconteceram por meio da explosão econômica gerada pelo cacau.

Até que em 1989, surgiu a “vassoura-de-bruxa”, praga causada por um fungo que ataca as folhas das árvores e causa enorme queda na produção. Foi o início do fim de um império. 

Após 35 anos lidando com a praga, alguns descendentes dos antigos coronéis do cacau em Ilhéus ou novos proprietários de terras se moldaram à nova realidade. Passaram a produzir chocolates finos e abriram as portas de suas fazendas de cacau para visitação turística, excelente solução encontrada para frear o declínio e iniciar uma nova história.

Lojinha da fazenda de cacau Yrerê em Ilhéus
Lojinha da fazenda de cacau Yrerê em Ilhéus

A fazenda de cacau Yrerê - Ilhéus

Iniciou em 1816, quando um grupo de alemães passou a plantar cacau em suas terras. Cultivando cacau há mais de um século, a fazenda de cacau Yrerê é uma referência se tratando do turismo histórico-gastronômico de cacau em Ilhéus.

E não é para menos, a fazenda é belíssima, com ampla área gramada e lindo paisagismo, além de uma casa grande ricamente decorada com elementos que remontam a sua cultura e história.

Prepare-se para curtir uma linda trilha em meio à plantação de cacau, subir em uma grande barcaça e entender o processo de secagem do fruto e visitar a belíssima lojinha, rica em variedade de chocolates finos e derivados do cacau.

Portanto, prepare-se: visitar a fazenda de cacau Yrerê em Ilhéus é uma ótima oportunidade de provar do seu delicioso mel de cacau, chocolates finos diversos e de comprar esses produtos e presentear familiares e pessoas queridas.

Barcaça com cacau secando na fazenda Yrerê em Ilhéus
Barcaça com cacau secando na fazenda Yrerê em Ilhéus

Como chegar à fazenda Yrerê

A fazenda de cacau Yrerê está situada na Vila Cachoeira, KM 11 da Rodovia Ilhéus/Itabuna. Aberta à visitação de segunda a sábado, uma boa maneira de chegar até lá é contratando um transfer que te busca no hotel em que estiver hospedado. Mas lembre-se: os tours na fazenda acontecem entre 9:30 e 11:00.

A fazenda de cacau Capela Velha - Ilhéus

Casarão antigo na fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus
Casarão antigo na fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus

Visitar a fazenda de cacau Capela Velha é como mergulhar em um portal mágico e retornar ao passado. Um lugar misterioso, a começar pelas ruínas da antiga capela velha que se encontram na propriedade, mas também pelo antigo casarão bem preservado e demais construções datadas do séc. XIX. 

Caminhar pela fazenda e se deparar com as barcaças onde o cacau seca nos remete imediatamente a novelas como “Renascer”, filmada na região e cujo contexto remonta ao período dos coronéis do cacau.

Casa da Geléia na fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus
Casa da Geléia na fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus

Há muito o que ver por lá, a começar pela Casa da Geleia, passando pela fábrica e seus diversos setores, entendendo detalhes de como é produzido um dos melhores chocolates artesanais do Brasil e finalizando na sua incrível loja de produtos. 

Inspirada nos antigos armazéns, a loja é toda decorada em madeira, com lustres antigos, iluminação de penumbra e os produtos embalados com muito charme e conceito. Não deixe de provar os chocolates em seus mais variados sabores e percentuais de cacau.

Como chegar à fazenda Capela Velha

Armazém da fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus
Armazém da fazenda de cacau Capela Velha em Ilhéus

A fazenda de cacau Capela Velha está situada na Estrada do Chocolate entre Ilhéus e Uruçuca, na Margem Direita do Rio Mocambo. Uma ótima maneira de chegar até lá é contratando um transfer e não se preocupando com o roteiro ou a localização. Um motorista conhecedor da região estará à sua espera na recepção do seu hotel ou pousada no horário combinado.

O passeio pela Rota do Chocolate em Ilhéus

Agora, se você quer conhecer uma das duas fazendas que citamos neste artigo e de uma maneira mais econômica que a contratação de um transfer privativo, uma ótima alternativa é fazer o passeio pela Rota do Chocolate em Ilhéus.

O passeio tem duração de 4h, acontece de domingo a domingo e é recheado de atrações incríveis que te levarão a viver tudo o que uma fazenda de cacau em Ilhéus pode proporcionar: caminhada por plantação de cacau, ver uma barcaça bem de pertinho, visitar museus das fazendas, além de assistir apresentações sobre o cultivo do cacau e a produção dos seus derivados.

Chocolate artesanal para degustação em fazenda de cacau Ilhéus
Chocolate artesanal para degustação em fazenda de cacau - Ilhéus

E claro, não esquecendo de visitar a lojinha e levar para casa algumas delícias, uma ótima opção de presentes para os amigos e familiares também.

E agora que você já sabe como conhecer as fazendas de cacau em Ilhéus, confira um ótimo passeio que pode fazer enquanto estiver no destino. Saiba mais sobre o tour histórico em Ilhéus, um passeio guiado cujo compromisso é visitar os principais monumentos históricos da cidade e aprender com um guia especializado sobre os fatos mais marcantes que os compõem.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page