top of page
Aldeia Pataxó em Porto Seguro: conheça a cultura desse povo!

Postado dia 27/09/24 | 2min. de leitura

Aldeia Pataxó em Porto Seguro: conheça a cultura desse povo!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Além de praias incríveis e monumentos históricos que remontam aos primórdios do Brasil colonial, a Costa do Descobrimento também é palco para que o turista possa conhecer uma aldeia pataxó em Porto Seguro. E isso se dá pela força desse povo, que atravessou os séculos resistindo ao processo violento de colonização ao qual foi submetido. 

Pajé pataxó incensando apresentação para os turistas na Aldeia da Jaqueira - Porto Seguro
Pajé pataxó incensando apresentação para os turistas na Aldeia da Jaqueira - Porto Seguro

Porto Seguro é o epicentro dessa etnia originária e dentre tantas aldeias localizadas em seu território, destacamos a Aldeia da Jaqueira, que possui uma linda organização e recebe turistas diariamente em programas de relevante imersão cultural.

Um pouco da história da Aldeia Pataxó da Jaqueira em Porto Seguro

Livro As Guerreiras na História Pataxó da autora Nitynawã Pataxó
Livro "As Guerreiras na História Pataxó" da autora Nitynawã Pataxó

Em 1951, o povo pataxó sofreu um duro golpe quando aconteceu o massacre conhecido como “fogo de 51”. Trata-se de um incêndio criminoso ocorrido na aldeia de Barra Velha e com grande mortandade de indígenas. 

Além disso, nesse período de regime populista e ditatorial conhecido como “Era Vargas”, o povo pataxó não tinha território, tampouco reconhecimento estatal, o que levou ao martírio da sua população com escassez de alimentos e fome.

Esse cenário só melhorou com muita luta, a exemplo da determinação de 3 irmãs pataxó que resolveram fundar a Aldeia da Jaqueira, assumindo sua identidade e abrindo a mesma à visitação pública. 

Fator este que foi preponderante para a sobrevivência desse povo, que já não possuía terras em dimensões suficientes para viver como seus ancestrais, da caça e pesca. Assim, o dinheiro arrecadado pelo turismo passou a gerar boas perspectivas ao povo pataxó, que vem adentrando nas universidades, participando mais ativamente do pleito político e ampliando gradativamente sua cidadania.

A Aldeia da Jaqueira

Pintura pataxó em turistas na Aldeia da Jaqueira - Porto Seguro
Turistas recebendo pinturas por jovens pataxó na Aldeia da Jaqueira - Porto Seguro

A Aldeia da Jaqueira possui 827 hectares demarcados e protegidos por Lei Federal, um reduto de Mata Atlântica por eles preservado que proporciona aos turistas experiências maravilhosas.

Situada na Rua do Telégrafo e próxima à Praia de Taperapuã, a aldeia pataxó em Porto Seguro também é conhecida como Reserva da Jaqueira, possui aproximadamente 30 famílias moradoras que lutam diariamente pela preservação dos costumes e tradições ancestrais, como idioma e práticas culturais.

Ela costuma receber passeios diários onde os turistas permanecem por 2 horas, envolvidos em palestras, atividades culturais como degustação de alimentos produzidos pela comunidade, chás de ervas medicinais, além de receberem pinturas faciais feitas por jovens da aldeia. 

A Reserva da Jaqueira também dispõe de uma feira de artesanatos belíssimos, que podem ser comprados pelos turistas com pagamentos em dinheiro, pix, cartão de crédito ou débito.

Hospedagem de turistas na Aldeia da Jaqueira Pataxó - Porto Seguro
Hospedagem de turistas na Aldeia da Jaqueira Pataxó - Porto Seguro

Há também a possibilidade de uma imersão mais longa, onde os turistas podem dormir em casas típicas pataxó, substituindo as camas por redes e tendo mais tempo para compreender melhor os contextos e o dia a dia da comunidade.

Neste artigo você aprendeu um pouco sobre esta aldeia pataxó em Porto Seguro e a melhor maneira de inseri-la em seu roteiro de viagem é fazendo o passeio até ela. Saiba tudo sobre o passeio para a Reserva da Jaqueira e vivencie todo o trabalho desenvolvido por esta etnia originária brasileira, além de conhecer pessoalmente a escritora Nitynawã Pataxó, uma das 3 guerreiras fundadoras da aldeia.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page