Postado dia 11/08/24 | 3min. de leitura
Baba de praia: saiba o que significa essa expressão baiana
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Você sabe o que significa “baba de praia” ou simplesmente “baba”, expressão muito comum no cotidiano dos baianos?
Antes que você pense na tradução literal, é bom dizermos que o baiano possui linguagem própria, sendo o “baianês” quase que um novo idioma. É bem comum frases inteiras serem construídas com palavras repletas de significados que nada tem a ver com sua tradução literal.
Significado e origem do termo “baba de praia”
Indo direto ao ponto, “baba” significa “pelada”, ou jogo de futebol amador praticado no cotidiano. E “baba de praia” significa futebol de areia ou futebol de praia.
Para um turista que visita a Bahia pela primeira vez, é bem provável que fique perdido em muitas ocasiões de diálogos com os baianos. Então se prepare, pois ao chegar à Bahia, você ouvirá muito algumas expressões como: “bora pegar um baba, véi”, “bora bater um baba”, “bora pro baba”, que quer dizer, vamos jogar bola!
Agora, sobre sua origem, dizem que o termo “baba” tem a ver com a confecção de bolas com bexigas e crinas de cavalos por comunidades pobres na primeira metade do séc. XX.
O líquido viscoso liberado na confecção lembrava a baba na sua tradução literal. A expressão se tornou, então, apelido para a prática do futebol amador na cidade, se popularizando por todo o estado da Bahia.
As melhores praias de Salvador para “bater um baba”
Para escolher uma praia da capital baiana para “pegar um baba”, é preciso entender primeiro que tipo de modalidade de “baba” você pretende praticar.
No caso do futebol utilizando campo pequeno e golzinhos que não precisam de goleiros, qualquer espaço de areia com 40 metros de comprimento já é suficiente, não sendo necessário praias específicas.
Todavia, se o “baba” é “à vera” (no baianês: se o jogo é algo mais organizado e sério), utilizando gols grandes, traves e travessões, é preciso mais espaço, sendo necessário optar pelas praias que apresentam larga faixa de areia nos períodos de maré baixa.
Praia de Jaguaribe
Pode-se dizer que a Praia de Jaguaribe é a mais frequentada pelos amantes do “baba de praia”, e como já explicamos acima, isso se dá em razão da sua larga faixa de areia durante as marés baixas, formando dimensões que comportam diversos campos de futebol em medidas oficiais.
Em dias assim, é possível ver jogos muito organizados, com times e árbitros uniformizados à caráter e até torcida gritando no calçamento da praia.
E olhe que os jogadores incorporam de verdade, brigando, xingando, reclamando com o juiz, como se estivessem em um campo de futebol profissional. E se o jogo for a representação do BA X VI, com os times vestindo as camisas de Bahia e Vitória, aí é que pega fogo mesmo!
Outras praias da cidade para “bater um baba”
Além de Jaguaribe, Salvador ainda proporciona muitas outras praias excelentes para “pegar um baba”. Ainda na orla marítima entre a Barra e Itapuã, São boas opções as praias do Corsário, de Pituaçu, Patamares, Terceira Ponte, Piatã, Itapuã e do Flamengo, acrescentando aqui também a Praia de Ipitanga, na cidade vizinha de Lauro de Freitas.
Já na orla da cidade baixa, que é banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos, as que oferecem melhores condições para o “baba de praia” são as praias da Ribeira, de Tubarão e de São Tomé de Paripe.
Agora que você já sabe tudo o que precisava saber sobre o “baba de praia” baiano, conheça mais sobre as melhores praias de Salvador e o que rola de possibilidades em cada uma delas. Assim, sua viagem à capital baiana será ainda mais proveitosa!