top of page
Praia do Flamengo, Salvador: tudo o que precisa saber

Postado dia 07/05/23 | 4min. de leitura

Praia do Flamengo, Salvador: tudo o que precisa saber

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A praia do Flamengo é um reduto de gente jovem e bonita, considerada a “praia da azaração” em Salvador. Frequentada por desportistas em geral, toda a orla de Stella Maris, incluindo o Flamengo, foi reformada e está muito bonita, com ciclovia, praças e espaços de treino ao ar livre e algumas das melhores barracas de praia da cidade, confira!

Porque o nome praia do “Flamengo”?

A praia do Flamengo é, na verdade, o final da praia de Stella Maris, a última ao norte de Salvador, e faz fronteira com a praia de Ipitanga no município vizinho de Lauro de Freitas. O local ficou assim conhecido pois havia um loteamento com casas de veraneio, cujo nome era Loteamento Praia do Flamengo, inaugurado em 1978.

Opções de hospedagem

Destacamos duas opções de hospedagem na praia do Flamengo, para facilitar sua pesquisa. Lembrando que o Flamengo é um pequeno pedaço da praia de Stella Maris, que por sua vez oferece um leque muito maior e diversificado de opções de hotéis e pousadas.

  • Pousada Praia do Flamengo - Posicionada num local tranquilo, está a 9 km do aeroporto e apenas 300 metros da praia. Possui suítes climatizadas, piscina, área verde, espaço de convivência e café da manhã diversificado.

  • Pitaya Beach House - Linda casa em condomínio à beira mar com excelente infra-estrutura e conforto. Ótima opção para grupos e famílias.

Infraestrutura da praia

Por ser uma praia de Salvador, possui excelente infraestrutura com estabelecimentos comerciais bem próximos, farmácias, supermercados, shoppings, aeroporto, academias, bares e restaurantes.

Mas o grande destaque são suas famosas barracas de praia, frequentadas por gente jovem, bonita, e também por artistas da região. É o lugar perfeito para quem está solteiro em busca de uma paquera, mas também excelente ambiente para famílias e crianças.

Locais em que se ouve música de qualidade, come-se e bebe-se bem, e o melhor de tudo é que o sol e o belo mar de Stella Maris estão sempre presentes ao longo do ano.

Destacamos as duas barracas mais famosas da praia do Flamengo pra você, confira!!

Pipa Beach Club

Mais conhecida como Barraca da Pipa, a atual Pipa Beach Club é um show à parte. Amplo espaço, decoração harmoniosa, mesas e cadeiras confortáveis, serviço de bar com todo tipo de bebidas e drinks, cozinha premiada servindo tudo o que a gastronomia baiana oferece, com destaque para os caranguejos e frutos do mar.

Possui amplos espaços de lazer, points para fotografia, espreguiçadeiras e tendas árabes à beira mar e o mais legal, um belo palco para show ao vivo! Tudo isso regado com charme e a presença de muita gente bonita.

Barraca do Lôro

O espaço surgiu nos anos 90 como point da galera do surfe. E não perdeu seu encanto original, apesar do crescimento. O clima por lá é digno de um evento do circuito mundial de surfe, ou de uma trip para as ilhas Mentawaii.

É simples entender o estilo do lugar, a barraca pertence a um surfista chamado Aloísio Melo, que administra o local com o apoio dos seus filhos, também surfistas, Gabriel e Pedro Imbassahy.

A decoração é inspirada em arquipélagos paradisíacos como Maldivas, Tahiti e Indonésia, locais frequentados pela família Lôro em busca de ondas perfeitas nos períodos de férias. O ambiente rústico e requintado possui mesas com sofás confortáveis, espreguiçadeiras e tendas árabes.

A cozinha possui chef especialista na gastronomia baiana, mas também serve pratos diversificados. O bar oferece o que há de melhor em bebidas geladas e drinks diferenciados. Mas o melhor mesmo é a galera bronzeada e descontraída que anda por lá, já que a praia do Flamengo possui ótimas ondas o ano inteiro. A Barraca do Lôro também disponibiliza um cardápio online em parceria com o ifood. Assim você poderá pedir uma refeição e degustá-la no conforto da sua acomodação.

Ótima para a prática do Surfe e do Bodyboarding

Agora se você pega onda, saiba que toda a praia de Stella Maris, incluindo o Flamengo, possui altas ondas e diversos picos, alguns deles com potencial internacional. Em geral as ondas rolam em points “beach break”, ou seja, em fundos de areia e recebem grandes ondulações de leste, sudeste e sul ao longo do outono e inverno, chegando até 10 pés.

Mas existem algumas bancadas de corais que garantem o surf no estilo “reef break”, com ondas mais perfeitas e mais tubulares. O pico da praia do Flamengo é uma mistura de “beach break” com “reef break”, nos bons dias oferece paredes longas e manobráveis, com algumas sessões de tubos.

Fique ligado no vento e nas marés, os tubos acontecem com a maré baixa, quando as ondas ficam mais curtas. Na maré cheia as ondas ficam mais lentas e longas para sessões de manobras. Quanto ao vento, o ideal é acordar cedo, horário com mais possibilidades de zero ou pouco vento, ou mesmo de brisa “terral”.

Agora que você já sabe o suficiente sobre a praia do Flamengo, que tal diversificar um pouco sua viagem?

Passeios de barco na Baía de Todos os Santos

Estar hospedado na praia do Flamengo te permite curtir outras atividades na região, a exemplo dos passeios de lancha na Baía de Todos os Santos. São 56 lindas ilhas, algumas delas bem famosas, como Itaparica, Frades e Maré.

São muitas opções de passeios na Baía, disponibilizamos alguns links para que você possa escolher aquele que melhor se adeque às suas vontades. São passeios em lanchas privativas, escuna, catamarã e outros tipos de embarcações.

Em geral funcionam no regime de bate-volta, sendo realizados em um único dia. Mas há também passeios de dois dias, inclusive com opção de dormir no barco!

Somos uma agência especialista em Bahia, e desde 2006 levamos turistas com excelência aos melhores destinos desse estado maravilhoso!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page