top of page
Praia de Stella Maris: confira detalhes dessa praia em Salvador

Postado dia 07/05/23 | 5min. de leitura

Praia de Stella Maris: confira detalhes dessa praia em Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A praia de Stella Maris está situada nas costas do Aeroporto Internacional de Salvador, é cercada pelo Parque das Dunas e, sem dúvida alguma, é uma das mais bonitas da cidade, além de possuir excelente infraestrutura. Toda sua extensão está de cara nova pois passou por uma obra de revitalização, onde foram instalados diversos equipamentos como ciclovia, praças, áreas esportivas etc.



Por que o nome praia de “Stella Maris”?

Existem duas versões para a praia se chamar Stella Maris. A expressão que significa “estrela do mar” em latim, era o nome artístico de Adelaide Tostes, viúva de Dorival Caymmi. Como sua vizinha é a praia de Itapuã, fonte de inspiração de Dorival, é bem possível que seja daí que surgiu o nome da praia. Uma versão menos poética diz que seu nome teve origem num loteamento chamado Stella Maris.

O bairro se desenvolveu em torno de um loteamento chamado Alamedas das Praias, que hoje é cortado verticalmente por uma avenida central com o mesmo nome, uma das vias de acesso à praia de Stella Maris.

Mas no passado houve também um conjunto de condomínios chamado Petromar, construído pela Cooperativa habitacional de Empregados em Petróleo do Estado da Bahia, marco da urbanização do bairro a partir dos anos 80. Os clubes sociais recreativos dos Maçons e dos Empregados da Petrobrás (CEPE) também são marcos do início da urbanização do bairro e continuam ativos até hoje.

Hotéis e pousadas em Stella Maris

A linda praia de Stella Maris possui excelentes opções de hospedagem, listamos as mais importantes para facilitar sua pesquisa.

  • Gran Hotel Stella Maris - Resort urbano muito charmoso com linda piscina e apartamentos posicionados em frente ao mar, é a maneira mais luxuosa de se hospedar em Stella Maris.

  • Pousada Stella Tropical - Excelente opção para quem busca aconchego e simplicidade. A pousada fica a 200 metros da praia e distante 7 km do aeroporto.

  • Pousada Mares de Stella - Outra opção para quem busca simplicidade e boa localização numa pousada, está a 200 metros da praia.

  • Pousada-Zen Bougainville - Exatamente no meio entre as praias de Stella Maris e do Flamengo, charmosa, repleta de área verde e muito bem decorada, está a apenas 2 minutos da praia.

Infraestrutura da praia

Além de praia de água verde e coqueirais, o bairro preserva ares de veraneio, já que em sua urbanização prevaleceu a composição entre casas, condomínios de casas e villages, abrigando moradores que optaram por um estilo de vida mais afastado do centro urbano.

Ainda assim tem tudo o que os moradores e turistas precisam bem pertinho, supermercados, padarias, farmácias, pequenos shoppings, uma diversidade de bares, restaurantes, sorveterias, hamburguerias, pizzarias, açaiterias, lojas e boutiques, academias de musculação, escolas etc.

Destacamos suas charmosas barracas de praia no próximo tópico!

As melhores barracas de praia em Stella Maris

Numa praia urbana charmosa, não podem faltar as tradicionais barracas de praia, ambientes de socialização à beira mar, dotados de bar, restaurante, chuveirões, música boa e muita gente bonita e bronzeada. Listamos as mais importantes:

  • Barraca do Lôro Stella Maris - O grupo Lôro possui algumas barracas de praia fantásticas em Salvador. Além da unidade Stella Maris, possui duas unidades vizinhas na praia do Flamengo e na praia do Catussaba.

  • Sal Bar de Praia - Sofisticada, bem decorada e estilosa, vale à pena uma chegadinha lá para conferir.

  • Barraca Stella Bebe - Praticamente em frente ao Gran Hotel Stella Maris, é uma comodidade para quem está hospedado lá. A barraca possui cardápio variado e também serve drinks e bebidas geladas.

Excelente para o banho

A praia de Stella Maris é famosa pelas ondas, pelas competições nacionais de surf e bodyboarding, portanto possui mar forte e agitado nas estações de outono e inverno. Mas no verão as ondas diminuem, formando piscininhas incríveis de águas cristalinas entre os corais e pedras nas marés baixas.

Procure o posto do salva-vidas mais próximo e peça informações sobre as condições do mar no dia e os melhores locais para banho, mais segurança e conforto para seu dia.

Ótima para a prática do Surfe e do Bodyboarding

A praia de Stella Maris ficou famosa no final dos anos 80 por receber grandes competições de surf e de Bodyboarding, a exemplo do memorável Fico Surf Festival. Nesse período existia uma barraca de praia chamada Padang Padang, homenagem à famosa onda homônima na ilha de Bali.

Durval Lelys da banda de axé music Asa de Águia era um jovem surfista frequentador da barraca e compôs uma música chamada Padang Padang que começa assim: “Te conheci na barraca de praia real, que me lembrou os tecidos de Bonito e de Bali…”

Pois é, Stella Maris recebe excelentes ondas ao longo do ano e ainda respira esse clima jovial e maravilhoso que o surf inspira. Muitos dos moradores locais são surfistas que escolheram o bairro para viver em função da qualidade das suas ondas.

O Parque das Dunas

É o maior parque urbano do Brasil e está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté, que por sua vez, compreende uma área de 6 milhões de metros quadrados. O lugar é de grande importância pro meio ambiente por ser o maior manancial urbano do ecossistema de dunas, lagoas e restinga no país.

Sua biodiversidade é especial, com fauna e flora riquíssimas, além de 12 lagoas perenes. Muitas espécies de aves vivem lá, como beija-flores, Carcará, falcão Peregrino, Carijó, coruja buraqueira, sabiá-da-praia e garças. Há também animais como gambás, saguis, morcegos, jacarés, teiús, iguanas, cobras jiboia, cascavel e sucuris. Destacamos o Lagartinho do Abaeté, espécie endêmica descoberta no parque em 2022.

A flora é representada pelo ecossistema de restinga, que é parte do bioma da Mata Atlântica. O Parque das Dunas disponibiliza seu livro de flora para download.

O que pouca gente sabe, inclusive os soteropolitanos, é que o Parque das Dunas possui excelente infraestrutura e realiza trilhas guiadas com agendamento prévio. Costuma receber escolas, turistas e pesquisadores de universidades. Portanto, é uma excelente pedida tirar pelo menos um dia para passear por lá.

Atrativos próximos

O posicionamento geográfico da praia de Stella Maris lhe permite acesso fácil a todo o litoral norte de Salvador de carro, transfer ou em passeios. Bem pertinho mesmo estão as praias de Itapuã e Ipitanga, esta última no município vizinho de Lauro de Freitas.

Estar hospedado em Stella Maris também lhe permite acessar tudo o que existe em Salvador e aí seu leque amplia consideravelmente. Agora bem pertinho mesmo está a praia do Flamengo, que é na verdade a extremidade final da praia de Stella Maris. Numa caminhada pela praia sentido norte você chega lá.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page