top of page
Baixio: conheça esse lugar com belas amostras da natureza

Postado dia 19/07/25 | 8min. de leitura

Baixio: conheça esse lugar com belas amostras da natureza

0 comentário

0 curtida

2088 visualizações

O povoado de Baixio, na Bahia, está localizado na maravilhosa Costa dos Coqueiros e a 131 quilômetros ao norte do aeroporto de Salvador. Trata-se de um pequeno distrito da cidade de Esplanada, mas grandioso em belezas naturais, cultura e opções de lazer.

O ecoturismo no Baixio está se consolidando gradualmente. A região oferece uma variedade de passeios que levam a praias intocadas ao longo dos 16 quilômetros de litoral. Também é possível conhecer a linda foz do Rio Inhambupe, as incríveis lagoas de água cristalina com beleza exótica, e dunas de areia branca que formam mirantes muito especiais. 

Por tudo isso, Baixio não é mais uma promessa turística, e sim, um destino completo à sua espera. Continue conosco!

Vista aérea Baixio Costa dos Coqueiros
Vista aérea da vila de Baixio, na Costa dos Coqueiros

O que fazer em Baixio, Bahia

O grande destaque de Baixio é a variedade de passeios organizados que levam às suas belezas naturais. 

Eles acontecem em automóveis 4X4, que desbravam lindas trilhas de areia cercadas por vegetação selvagem de restinga e cenários paradisíacos, como as lagoas de águas verde-azuladas e mirantes de onde se tem vistas espetaculares de toda a sua costa.

Mas Baixio também oferece algumas opções de lazer que são gratuitas, acessíveis a pé a partir da vila. Confira agora as principais atrações deste destino maravilhoso:

1. Visitar a Capela de São Francisco de Assis

Capela de São Francisco de Assis Baixio Costa dos Coqueiros
A Capela de São Francisco de Assis, em Baixio

Localizada na praça principal de Baixio, a Capela de São Francisco de Assis foi construída pelos pescadores da comunidade.

Ela é um dos pontos do destino que mais rende fotos para as redes sociais, especialmente pela singeleza e simplicidade que remetem aos antigos povoados ribeirinhos do litoral nordestino. 

A praça é ponto de encontro onde turistas e moradores locais interagem à noite, em meio a opções gastronômicas como o acarajé, por exemplo.

2. Conhecer a Barra do Inhambupe

A Linha Verde na Bahia possui aproximadamente 200 quilômetros de extensão e uma das suas principais características é a vasta vegetação de coqueiros, sendo por isso conhecida como Costa dos Coqueiros. 

Barra do Inhambupe Baixio Costa dos Coqueiros
A Barra do Inhambupe é um paraíso para famílias, em Baixio - Foto: Marcos Sandes

Essa extensão de litoral também é uma região onde importantes rios deságuam no Oceano Atlântico, proporcionando paisagens espetaculares e lugares realmente incríveis, a exemplo da foz do Rio Inhambupe, no povoado de Baixio.

O local é belíssimo e oferece ótima infraestrutura de barracas, onde se pode desfrutar de um peixinho frito na beira da praia e da gastronomia baiana em geral. Sem falar do banho maravilhoso em uma paisagem farta e muito preservada. 

Destaque também para o pôr do sol deste paraíso, com as cores do entardecer riscando o céu, dourando a vegetação de manguezal e tornando o lugar ainda mais especial.

3. Desfrutar das Praias de Baixio

O litoral de Baixio possui 16 quilômetros de extensão, sendo que sua praia central possui barracas bem organizadas e é um outro local onde se pode comer uma boa moqueca, além de degustar ótimos drinks de frutas típicas da região. 

Coqueiral Praia de Baixio Costa dos Coqueiros
Coqueiral em praia de Baixio

Seu mar possui ondas fortes, sendo necessário uma certa atenção na hora do banho, principalmente com as crianças.

Para quem curte praias intocadas, este destino é o paraíso. Caminhando um pouco no sentido sul, são aproximadamente 15 quilômetros de praias desertas até a vila de Subaúma. Se você é um amante de trilhas e caminhadas, certamente encontrará vários pontos paradisíacos, com densos coqueirais, dunas e vegetação de restinga. 

É no interior desse trecho do litoral que se encontram as famosas lagoas de Baixio, mas vale lembrar que elas estão em propriedade privada e para acessá-las, é preciso contratar passeios em carro 4X4.

4. Visitar as lindas lagoas de Baixio

Como já disse, em paralelo ao litoral de Baixio existem lindas lagoas que enchem os olhos dos turistas que visitam a região. Cercadas por natureza preservada, dunas de areia branca, restinga e alguns trechos de Mata Atlântica, essas lagoas são verdadeiros tesouros e chegar até elas é um dos melhores programas no litoral norte de Salvador.

Lagoa Azul

Márcio Torres Lagoa Azul Baixio Costa dos Coqueiros
A água da Lagoa Azul está clareando novamente - Reprodução / Arquivo pessoal de Márcio Torres

Apesar do nome, é importante que você saiba que a outrora água cristalina da lagoa mudou de tonalidade, se tornando escura como água de rio.

Isso se deu em razão de um fenômeno natural ocasionado pela pigmentação de uma planta nativa. Recentemente ela iniciou um ciclo inverso e suas águas estão voltando a ficar cristalinas.

Mas vale ressaltar que a lagoa continua linda, suas dunas e vegetação são muito especiais, além da ótima infraestrutura do local, que oferece caiaques e pranchas de stand up paddle para que os turistas possam curtir e explorar o local.

Lagoa da Panela

Lagoa da Panela água azul Baixio
Água azul e ótima infraestrutura para o turista na Lagoa da Panela, em Baixio

Agora imagine todas as belezas naturais e infraestrutura da Lagoa Azul e acrescente águas de um tom verde e cristalino único. Ou seja, no local você poderá remar em caiaques ou SUP sobre tamanha beleza, ou mesmo banhar-se nessa maravilha que também é muito fotogênica e produz imagens incríveis.

A Lagoa da Panela é acessada através de passeios em automóveis 4X4 e o percurso até ela também é muito bonito, atravessando uma região de natureza praticamente virgem.

Lagoa Verde 

A Lagoa Verde é a preferida pelos amantes de lugares mais naturais, já que não possui infraestrutura.

Lagoa Verde preservada Baixio Costa dos Coqueiros
A Lagoa Verde é a mais preservada entre as lagoas de Baixio

Neste paraíso existem apenas dois quiosques de madeira e palha, que além de fornecerem sombra preciosa, tornam a atmosfera do ambiente ainda mais charmosa. 

A paisagem é simplesmente espetacular, composta por uma duna de areia branca que se esparrama até a margem da lagoa cristalina.

Esta, por sua vez, possui águas tão verdes que seu brilho chega a ofuscar a vista quando o sol incide com toda a sua intensidade. Um encanto de lugar que vale muito a pena visitar.

5. Se refrescar nas cachoeiras de Baixio

A região no entorno é tão rica em belezas naturais que também proporciona algumas pequenas cachoeirinhas incrustadas em Mata Atlântica preservada

Cachoeira dos Índios

A Cachoeira dos Índios fica no lado oposto da Linha Verde, bem próxima ao vilarejo de Baixio e pode ser acessada de carro. Apesar de pequenina, é cercada por linda vegetação e proporciona um banho maravilhoso. 

Não à toa, é considerada uma das cachoeiras mais bonitas do litoral norte de Salvador. Lá você encontrará uma rústica barraca onde se pode degustar alguns petiscos. 

Cachoeira dos Oitis

A Cachoeira dos Oitis fica próxima à Cachoeira dos Índios e ao povoado de Subaúma, também no lado oposto da Linha Verde. Tem formação de piscinas excelentes para o banho e proporciona natureza preservada, sendo um lugar perfeito para contemplar e meditar.

Cachoeira do Edgar

O lugar é exótico e foi iniciado por Seu Edgar e Dona Maria, que ao se encantarem com as belezas naturais, decidiram ficar por lá e fundar o povoado. Daí por diante nasceram os filhos, netos e hoje é uma pequena vila na zona rural de Esplanada, bem pertinho da sua cachoeirinha encantada.

Seu Edgard se foi, mas a família preserva seu legado. Trançando palha, suas filhas se tornaram famosas no mundo inteiro e hoje o Artesanato Trançado das Marias gera renda para diversas famílias, com um trabalho muito bonito que merece ser prestigiado.

6. Ir até o mirante Dedo de Deus

mirante
Visual do Mirante Dedo de Deus, em Baixio - Foto: Marcos Sandes

Para quem está visitando Baixio, ir ao Morro Mamucabo é um passeio imprescindível!

Trata-se de um mirante acessado por uma trilha de areia íngreme em meio à linda vegetação de restinga, onde apenas o passeio em automóvel 4X4 conseguem chegar. 

A vista é de tirar o fôlego, com a Lagoa do Mamucabo entre os tons de verde e azul do mar em degradê e a vegetação de restinga recheada por dunas de areia branca. 

7. Conhecer o mirante do Morro da Vista

Mirante Morro da Vista em Baixio
Mirante Morro da Vista, em Baixio - Foto: Marcos Sandes

O Mirante do Morro da Vista está localizado literalmente em frente à linda foz do Rio Inhambupe, ou seja, bem mais próximo da vila de Baixio que o Mirante Dedo de Deus.

De lá se tem uma vista privilegiada do vilarejo, da Barra do Inhambupe e da linda vegetação que compõe a região. 

O acesso ao mirante pode ser feito a pé por uma trilha de areia bem íngreme, que exige preparo físico. Mas há também a opção de contratar o passeio guiado em 4X4, que leva turistas confortavelmente até lá.

8. Desfrutar do pôr do sol do Rio Morto

rio morto em baixio
Pôr do sol no Rio Morto, em Baixio

O Rio Morto fica na vila de Baixio e possui formato circular de lagoa, sendo cercado por linda vegetação e uma pequena prainha onde existe um monumento de um caranguejo.

O local é perfeito para apreciar o sol se pondo por trás da vegetação, rendendo fotos belíssimas. 

Para os casais apaixonados em viagem, o Rio Morto também possui uma área gramada, onde se pode um belo piquenique romântico.

9. Explorar a foz do Rio do Boi

Um lugar pouco explorado pelos turistas é a foz do pequeno Rio do Boi, que está localizado 700 metros ao sul da praia central de Baixio.

Rio do Boi Baixio Costa dos Coqueiros
O lindo Rio do Boi, em Baixio

Ou seja, chegar lá é bem fácil, bastando caminhar pela areia até lá.

A paisagem é belíssima, composta por grandes coqueiros debruçados sobre o rio e tendo a areia da praia com o mar verde ao fundo.

Um contraste de cores que fica ainda mais especial nos fins de tarde, quando a luz proporciona o céu espelhado nas águas negras do Rio do Boi. 

O local é perfeito para banhos de mar e de rio simultaneamente, bastando chegar, armar o guarda-sol e relaxar! Mas leve o que comer e beber, já que no local não há infraestrutura de barracas.

Restaurantes com comida típica em Baixio

Sem dúvida, minha principal indicação é apreciar a gastronomia das barracas nativas na Barra do Inhambupe.

Barracas de praia Barra do Inhambupe Baixio
As barracas na Barra do Inhambupe são uma ótima opção gastronômica em Baixio

Local perfeito para comer caranguejo, lambreta, um peixinho frito ou aquela moqueca, comidas típicas e tradicionais da Bahia que o povoado de Baixio sabe preparar maravilhosamente.

Pousadas em Baixio

A vila de Baixio possui ótima infraestrutura turística, oferecendo hospedagens variadas e para todos os perfis de turistas, que vão dos mais luxuosos como o incrível Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa, a pousadas como a Aldeola.

Para quem busca melhor custo-benefício, a Pousada Recanto Lagoa Azul possui boas instalações que atendem com conforto e simplicidade.

Como chegar a Baixio

O aeroporto mais próximo de Baixio é o de Salvador e o percurso segue por 131 km pela Estrada do Coco/Linha Verde (BA-099), em uma viagem de aproximadamente 2 horas. 

É possível chegar lá de ônibus, já que existem 2 linhas que vão para o Sítio do Conde e Esplanada, ambas com paradas em Baixio. Um bom local para pegar qualquer um desses ônibus é no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

Mas se você deseja chegar em Baixio com conforto e muito mais segurança, a melhor opção é contratar um transfer, cujo receptivo já estará à sua espera no aeroporto ou no hotel em que estiver hospedado.

Quer saber mais sobre a linda Costa dos Coqueiros? Conheça também a Praia de Imbassaí, outro tesouro natural da Bahia e que está bem pertinho de Baixio!


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page