top of page
Coqueiros, Bahia: história e artesanato cerâmico

Postado dia 06/04/25 | 3min. de leitura

Coqueiros, Bahia: história e artesanato cerâmico

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Coqueiros fica na Bahia, sendo banhado pelas místicas águas do Rio Paraguaçu e pertencente à região do Recôncavo Baiano. Assim como Nagé e São Roque do Paraguaçu, Coqueiros é distrito da cidade de Maragogipe, mas como povoado possui características próprias.

Habitantes Coqueiros Recôncavo Baiano
Habitantes do povoado de Coqueiros, no Recôncavo Baiano

Turisticamente falando, essa região da Bahia é pouco explorada, o que é uma grande contradição, já que esses povoados são muito antigos, ricos em história, cultura, gastronomia e artesanato. 


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com


Deduções sobre a misteriosa história de Coqueiros

Povoado localizado às margens do Rio Paraguaçu, Coqueiros foi outrora região dos tupinambás, mas também era frequentemente assolada pelos seus inimigos naturais, os aimorés. 

A misteriosa ruína da Igreja de Nossa Senhora do Rosário Coqueiros
A misteriosa ruína da Igreja de N. Sra. do Rosário, em Coqueiros

Como faz parte da zona do “massapê”, espécie de terreno arenoso e muito propício para a plantação da cana-de-açúcar, viu toda a região do Paraguaçu receber inúmeros engenhos a partir do séc. XVI, em terras que colonos portugueses recebiam na forma de sesmarias.

Carecendo de uma pesquisa mais aprofundada, as ruínas da Capela de Nossa Senhora do Rosário podem ser a chave para um entendimento maior sobre o povoado de Coqueiros, já que se trata do seu monumento histórico mais antigo. Segundo Paulo Ormindo, ela provavelmente foi construída entre os séculos XVII e XVIII, não se sabendo quem foi seu financiador.

Fato é que toda a região de Maragogipe foi utilizada durante o séc. XVII para o cultivo de produtos de subsistência, especialmente a mandioca e o fumo. Quanto à cana-de-açúcar, ela passou a ser cultivada nos terrenos à margem do Paraguaçu a partir do séc. XVIII, mas sem eliminar as culturas do fumo e da mandioca.

É de notório saber que essas culturas se davam com a utilização de mão de obra africana e escravizada, sendo que dessa descendência surgiram diversos povoados rurais na região de Maragogipe, a exemplo de Coqueiros, que após a crise do açúcar se tornou uma vila pesqueira e marisqueira.

O que fazer em Coqueiros, Bahia

Aos apaixonados por história como eu, sugiro iniciar o passeio pela ruína da misteriosa Capela de Nossa Senhora do Rosário, que pode ser avistada na entrada do povoado às margens da BA-420. 

Mas o ponto alto de Coqueiros é o Rio Paraguaçu e como o povoado está às suas margens, não faltam paisagens incríveis! Coqueiros também é porto de partida para passeios em pequenas embarcações pelo rio, ou mesmo utilizando algum grande saveiro. 

Pratos panelas barro artesanato Coqueiros Recôncavo Baiano
Panelas e pratos de cerâmica em Coqueiros

Já no Paraguaçu, é possível conhecer diversos lugares espetaculares do recôncavo, além de ruínas e monumentos históricos de grande relevância que dizem muito sobre a história colonial da plantation (termo utilizado na historiografia para explicar a grande lavoura do açúcar).

Também não posso deixar de falar da gastronomia, sendo possível comer em bons restaurantes que proporcionam uma vista esplêndida do rio, a exemplo do Quiosque do Renato, que está literalmente sobre o Paraguaçu e é point do povoado para comer uma boa moqueca.

Por último e não menos importante, vale a pena conferir as olarias que existem por lá, todas elas lideradas por mulheres que produzem artesanato, pratos e panelas de barro, uma tradicional e muito antiga arte dessa região.

Bibliografia

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. IPAC-BA - Inventário de proteção do acervo cultural: monumentos e sítios do Recôncavo, II parte. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio da Bahia, 1982.

Onde se hospedar em Coqueiros do Paraguaçu

O povoado é pequeno e não dispõe de muitas opções de hospedagem. A Pousada do Porto está situada em frente ao Quiosque do Renato e bem pertinho do rio, oferecendo ótima infraestrutura com café da manhã.

Há também a Pousada Coqueiros, mas para quem busca uma hospedagem com mais conforto, a dica é ficar na cidade sede de Maragogipe, que oferece várias opções como as pousadas do Carmo, Império e do Curinga, além do ótimo Hotel Maragogipe.

Como chegar

Coqueiros está a aproximadamente 128 quilômetros de Salvador, seguindo pelas rodovias BR-324 e BR-420. A empresa Cidade Sol dispõe de quatro horários para Maragogipe: 07:00, 09:00, 12:30 e 17:00, para viagens que duram cerca de três horas e meia. Tais linhas passam na entrada de Coqueiros, que fica 8,8 quilômetros antes de Maragogipe.

Outra alternativa é ir de transfer, que te busca no conforto do seu hotel e te leva em automóveis novos e climatizados.

Agora que você já sabe mais sobre as principais informações sobre Coqueiros na Bahia, aproveite a viagem e conheça Maragogipe com todos os seus distritos, uma das cidades históricas mais importantes do Recôncavo Baiano.


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page