top of page
Domingo em Salvador? 5 ótimos programas para seu passeio

Postado dia 14/08/23 | 4min. de leitura

Domingo em Salvador? 5 ótimos programas para seu passeio

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Salvador é uma cidade incrível e que oferece um mundo de possibilidades para o lazer no domingo em Salvador, seja para o habitante local ou para o turista. São tantas opções do que fazer, onde ir, onde comer e o que ver, que não é incomum conhecer locais que os próprios soteropolitanos desconhecem.


Organizando as opções em categorias como natureza, história, cultura e gastronomia, elencamos algumas opções de passeios na cidade e seu entorno, a fim de orientar com nossa experiência, alguns dos melhores caminhos e lugares da cidade. A começar pelos cartões postais, com opções de passeios guiados que proporcionam a visitação de alguns deles num único dia.

Há também o Litoral Norte e o Centro Histórico, com suas infinitas possibilidades para um domingo em Salvador, vamos começar?


elevador lacerda e mercado modelo
Elevador Lacerda

1 - Passeio panorâmico pela cidade

Salvador possui alguns cartões postais famosos muito bonitos, que oferecem um mix de natureza, arquitetura histórica, cultura e que costumam deslumbrar seus visitantes. São lugares que estão no cotidiano dos soteropolitanos, mas que nem sempre são conhecidos ou visitados com frequência pela maioria, sendo portanto, ótimas opções para o lazer no domingão.

  • Dique do Tororó - Lago artificial construído no século XVII com diversas funções históricas, como a de proteger a cidade e irrigar plantações de cana de açúcar. O Dique do Tororó possui restaurante, pedalinhos para aluguel, além de uma orla ornamentada por árvores centenárias e muitas flores. É lá que estão as 8 estátuas dos orixás do Candomblé.

  • Arena Fonte Nova - Pode-se dizer que é uma extensão do Dique do Tororó, pois está posicionada bem em frente ao mesmo. Trata-se do estádio de futebol da cidade, que foi sede da Copa do Mundo em 2014 e onde joga o Esporte Clube Bahia.

  • Igreja Nosso Senhor do Bonfim - A igreja mais famosa do Brasil, situada na Colina Sagrada do Bonfim, onde tradicionalmente ocorre, todos os anos, a famosa lavagem das suas escadarias.

  • Memorial Santa Dulce dos Pobres - A santa dos baianos é um ícone da cidade, pelos seus feitos de amor incondicional pelo próximo, especialmente os pobres. O memorial conta com o local onde ela viveu, com a Igreja Imaculada Mãe de Deus e o Santuário onde se encontram seus restos mortais. Saiba mais clicando aqui!

  • Mercado Modelo - Local histórico posicionado de frente para o antigo porto de Salvador, local onde desembarcaram tantas naus, caravelas, galeões, além de saveiros, canoas e outras embarcações históricas. O Mercado Modelo é um símbolo da cidade, onde se pode comprar belíssimos artesanatos da cultura afro-brasileira e lembrancinhas da Bahia.

  • Elevador Lacerda - O elevador mais famoso do mundo, é um monumento histórico que liga a cidade baixa e a cidade alta de Salvador, proporcionando do alto, a vista mais deslumbrante da cidade. Um cenário composto por casarões históricos, pelo Mercado Modelo, pela Baía de Todos os Santos e o Forte São Marcelo, além do próprio elevador.

Agora imagine um passeio que contemple tudo isso num único dia? Pois saiba que isso é possível, clique aqui e saiba mais!


domingo em salvador pelourinho
Centro Histórico - Pelourinho

2 - Passeio histórico pela cidade

Outra opção fantástica é visitar alguns dos mais importantes monumentos históricos da cidade, aprendendo sobre sua história que é a origem do Brasil. Salvador é pura história e um verdadeiro museu a céu aberto. Conhecer toda a sua história é algo impossível, até mesmo para os historiadores locais, mas é possível se deslumbrar com monumentos marcantes. Listamos alguns deles para você!

  • Forte Santo Antônio da Barra - Farol da Barra - Local onde está situado o Museu Náutico da Bahia.

  • Praça da Sé - Localizada no Centro Histórico da cidade.

  • Monumento da Cruz Caída - Construído pelo artista plástico Mário Cravo Filho em homenagem à antiga Igreja da Sé, demolida para a passagem do bonde em 1933.

  • Conjunto arquitetônico do Terreiro de Jesus - Um lugar espetacular, rodeado de casarões coloniais e igrejas seculares bem no coração do Centro Histórico. Destacando a Catedral Basílica, o Colégio dos Jesuítas e antiga Faculdade de Medicina, a Igreja de São Pedro dos Clérigo, a Igreja São Domingo Gusmão e a belíssima Igreja e Convento de São Francisco de Assis.

Também é possível fazer esse passeio guiado num único dia, saiba mais clicando aqui! Há também uma opção maravilhosa de fazer os passeios panorâmico e histórico num dia inteiro, clique aqui e saiba mais!


Passeio cultural e gastronômico a noite
Passeio cultural e gastronômico à noite

3 - Passeio cultural e gastronômico à noite

E para a noite do seu domingo, reservamos uma opção pouco conhecida pelos soteropolitanos, a de assistir um show de balé folclórico baiano no Coliseu, restaurante especializado em gastronomia baiana e que está localizado no Largo do Cruzeiro de São Francisco - Pelourinho.

O evento começa com as delícias da culinária baiana, escolhendo um prato à la carte, em seguida um grupo de balé folclórico se apresenta, com danças temáticas que representam elementos históricos da cultura afro-brasileira, como a dança dos pescadores, a capoeira, o maculelê e a dança dos orixás.

Um passeio para todos, baianos e turistas e que pode ser adquirido clicando aqui!


domingo em salvador praia do forte
Praia do Forte

4 - Visitar a praia do Forte

Outra excelente pedida para o domingão, é passar um dia na praia do Forte, um dos lugares mais bonitos da Bahia. Suas praias são maravilhosas e possuem piscinas naturais de águas cristalinas, além de uma vila super charmosa e a principal sede do Projeto Tamar no Brasil.

A partir de Salvador, sai diariamente um passeio coletivo guiado, ótima opção para quem não possui carro próprio e para turistas que estão hospedados na cidade. Clique aqui e saiba mais!


domingo em salvador passeio canoa havaiana
Passeio de Canoa em Salvador

5 - Remar em canoa polinésia pela Baía de Todos os Santos

Essa opção de passeio é super exótica e não requer grandes habilidades com o remo ou com a canoa. Trata-se de passeios que te levarão a conhecer alguns monumentos históricos de Salvador por um outro ângulo, o do mar!

Há a opção de um passeio para a prainha do Forte São Marcelo, com direito a parada para um banho de mar cristalino, avistando o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, ou um passeio pela orla da Avenida Contorno até o Farol da Barra, com parada para banho no mar em frente a praia do Porto da Barra.

Curtiu este artigo? Nosso blog é renovado mensalmente com dezenas de textos com este, lhe presenteando com informações preciosas sobre os mais diversos destinos baianos!

Conheça a Bahia com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page