top of page
Escalada no Brasil: 10 melhores lugares para escalar

Postado dia 21/06/23 | 4min. de leitura

Escalada no Brasil: 10 melhores lugares para escalar

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A escalada esportiva é uma atividade que vem crescendo e ganhando muitos adeptos no Brasil ultimamente. Da mesma forma que novos destinos vêm sendo explorados, mapeados e preparados para atender o público que está dando os primeiros passos na modalidade.


De norte a sul e leste a oeste do Brasil, muitos points para escalada esportiva são descobertos todos os dias pelo grande público, através de publicações na internet e redes sociais.

São montanhas, morros, serras e picos extraordinários, cercados de biodiversidade e natureza que oferecem aos adeptos dessa modalidade esportiva, novos ângulos e um jeito precioso de admirá-la.

Escalada no Brasil veja as opções

Listamos alguns desses lugares maravilhosos, alguns deles preparados, inclusive, para atender aqueles que queiram dar os primeiros passos na escalada esportiva. São cidades e parques que disponibilizam ótima quantidade de vias que te levarão ao topo de paisagens incríveis!

  • Rio de Janeiro - RJ

  • Serra Caiada - RN

  • Nova Friburgo - RJ

  • Lapinha da Serra - MG

  • Pindamonhangaba - SP

  • São Bento do Sapucaí - SP

  • Serra do Cipó - MG

  • Parque Nacional de Itatiaia - RJ

  • Serra do Ibitiraquire - PR

  • Chapada Diamantina - BA

Rio de Janeiro - RJ

A capital fluminense possui grande quantidade de vias esportivas, número que cresce a cada ano. Pode-se afirmar que o Rio é também a capital da escalada esportiva no Brasil, oferecendo estrutura, lojas de equipamentos, centros de treinamentos, guias, escolas de iniciação, enfim, tudo o que escaladores iniciantes e profissionais necessitam.

Suas montanhas, morros e picos em rocha de granito se enfileiram pela orla da cidade, com destaque para um dos maiores cartões postais do Brasil, o Pão de Açúcar, montanha considerada como aventura clássica para os amantes da escalada. Possui algumas vias que variam conforme o nível de experiência, mas o que existe em comum entre todas são os belíssimos cenários deste lugar único e espetacular.

Serra Caiada - RN

É um pequeno município do Rio Grande do Norte que possui pouco mais de 8 mil habitantes e distante apenas 70 km de Natal. É de fácil acesso e possui várias vias para escalada, tanto para iniciantes como para os mais experientes. A sua serra principal possui 285 metros de altitude e deu nome ao lugar. Dizem que “Serra Caiada” foi um nome dado pelos seus habitantes em função da coloração esbranquiçada da sua rocha gnaisse granitóide.

Nova Friburgo - RJ

Município fluminense localizado na cordilheira da Serra do Mar, possui muitas opções para os amantes da escalada e também do trekking. São cenários de tirar o fôlego e repletos de vias esportivas para iniciantes e experientes, como o Parque Estadual Três Picos das Salinas, a Reserva Florestal de Macaé de Cima, a Pedra do Cão Sentado e o Pico da Caledônia.

Lapinha da Serra - MG

Localizada no distrito de Santana do Riacho, na região da Serra do Cipó, a Lapinha da Serra é um lugar encantador, tanto para os escaladores e montanhistas, como para os amantes da natureza em geral. Considerada um dos melhores points da escalada esportiva no Brasil, já que suas vias são didáticas e repletas de graduações que oferecem as condições ideais para uma evolução completa.

Pindamonhangaba - SP

Ponto de encontro de escaladores que buscam suas duas falésias para iniciação e treinamento de escaladas. Juntas, as falésias Paraíso e a do Zé vermelho possuem mais de 200 vias, um verdadeiro parque da escalada esportiva em São Paulo. A cidade de Pindamonhangaba está a 149 km da capital paulista e bem pertinho da Serra da Mantiqueira.

São Bento do Sapucaí - SP

Município situado na Serra da Mantiqueira, está a 886 metros acima do nível do mar e uma população composta por pouco mais de 10 mil habitantes. Sua grande atração é o Complexo da Pedra do Baú, composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata, três morros belíssimos e muito desejados pelos escaladores, sendo referência do montanhismo no país.

Serra do Cipó - MG

Localizada em área de proteção ambiental, apresenta uma diversidade de vias esportivas para escaladores experientes, portanto, um lugar de desafio e “troca de faixa” dos escaladores. A serra possui pontos turísticos famosos como a Estrada Real e a Serra do Espinhaço, e é repleta de natureza exuberante e belíssimas cachoeiras.

Parque Nacional de Itatiaia - RJ

Lugar amplo e rico em cenários de cinema, possui um dos picos mais desejados por experientes escaladores, o Pico das Agulhas Negras. Mas também concentra trilhas que atravessam a Mata Atlântica, abrigando grande diversidade de macacos e aves coloridas, além da grande cachoeira Véu de Noiva e do extraordinário mirante do Último Adeus.

Serra do Ibitiraquire - PR

Complexo que abriga três montanhas, o Pico Caratuva 1.860m, Pico Paraná 1.877m e o Pico Itapiroca 1.805. O Pico Paraná, o maior do sul do Brasil, possui três cumes de grande relevância para o montanhismo brasileiro, o próprio pico Paraná , União e Ibitirati, sendo que este último apresenta o mais alto paredão de granito do Brasil, com 1050 m de altura.

Chapada Diamantina - BA

A Chapada Diamantina é gigantesca, seus 152 mil hectares de área, englobando 24 municípios. A grande Serra do Sincorá é um complexo de montanhas, morros, cânions, chapadões, vales e planícies que abrigam o maior número de trechos ainda não mapeados pelo montanhismo, ou seja, guarda pérolas ainda inéditas e nunca exploradas.

Por sua dimensão e rara beleza, é considerada por muitos como a região de maior potencial para a prática da escalada no país, proporcionando aos montanhistas algumas das paisagens mais bonitas do mundo. Guardam também algumas das vias mais difíceis do Brasil, exigindo dos atletas um nível altíssimo de condicionamento físico.

Tudo o que já foi falado coloca a Chapada Diamantina como centro do montanhismo brasileiro, mas vale destacar que os cenários contemplam mais de 200 cachoeiras, destacando a da Fumaça pela sua grande e impactante dimensão, com seus 340 metros de queda vertical.

Conheça a Chapada Diamantina com a Bahia Terra Turismo

Somos uma agência de campo e estamos sempre percorrendo os caminhos e trilhas da Chapada Diamantina. Desta forma, possuímos em nosso portfólio alguns dos trekkings mais bonitos do mundo, a exemplo do Vale do Pati.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page