
Postado dia 28/01/26 | 3min. de leitura
Estação Ferroviária de Plataforma: saiba mais sobre o espaço
0 comentário
0 curtida
22 visualizações
A Estação Ferroviária de Plataforma é parte integrante do antigo sistema ferroviário conhecido como Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco, que iniciava na Estação Calçada, em Salvador, e finalizava na cidade de Alagoinhas.
Ela está localizada no bairro de Plataforma, à beira da linda Baía de Todos os Santos e oferece uma paisagem singular, além de ser uma ótima opção do que fazer em Salvador.
Continue conosco e confira todas as informações necessárias para curtir mais esse passeio na capital baiana!

História da Estação Ferroviária de Plataforma, Salvador
Com a necessidade de transportar produtos da lavoura de Juazeiro para o porto de Salvador, a Junta da Lavoura solicitou à Presidência da Província da Bahia a concessão para construção de uma ferrovia entre as duas cidades, tendo sido atendida em 1852.
Por falta de capital nacional, o empreendimento foi tocado pela companhia inglesa Bahia and San Francisco Railway Company, cujo canteiro de obras foi instalado no bairro da Calçada, em Salvador, no ano de 1858.
A primeira etapa foi construída em 1860, e ligava a Estação da Calçada, na Jequitaia, à Baía de Aratu. Foi nesse momento que a Estação Ferroviária de Plataforma foi instalada, no percurso da primeira seção. A segunda ligou Aratu ao Rio Joanes ainda em 1860, a terceira entre o Rio Joanes e Feira Velha (atual cidade de Dias d’Ávila), em 1861.

A quarta etapa ligou Feira Velha à Pitanga, região da atual cidade de Mata de São João, sendo inaugurada em 1862. A última etapa foi inaugurada em 1863 e conectava Pitanga à Alagoinhas. No total, eram 123,340 quilômetros, sendo que a última etapa tinha por objetivo conectar Alagoinhas à Juazeiro, mas tal empreendimento não foi realizado.
Após passar por inúmeras concessões, a Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco foi transferida para a Viação Férrea Federal Leste Brasileiro S/A (VFFLB) em 1935. Na década de 1960, foram instalados trens de subúrbio elétricos, passando pela Estação Ferroviária de Plataforma, que a essa altura, já se chamava Estação Almeida Brandão.
A partir de 1988, o sistema de trens e a estação entraram em decadência, passando a ser administrada pela Prefeitura de Salvador.
O VLT de Salvador

Em 2021, a Estação Ferroviária de Plataforma foi desativada, bem como todo o percurso dos trens do subúrbio de Salvador. Posteriormente, foi desenvolvido o projeto para implantação do novo sistema de Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT.
Trata-se de um empreendimento gigantesco cujas obras estão em pleno vapor, e no momento da elaboração deste artigo, já passaram de 50% da execução. No total, serão 36,4 quilômetros de extensão e 34 paradas ligando o Subúrbio Ferroviário à Praia de Piatã.
A Estação Ferroviária de Plataforma dará lugar a uma nova estação de embarque e desembarque do VLT, bem como toda a região do Subúrbio Ferroviário está sendo revitalizado.
Outro destaque é a antiga fábrica têxtil São Brás, que fica ao lado da Estação de Plataforma. Ela será requalificada e se tornará um centro de cultura, com quiosques, restaurantes e outros comércios.
Como chegar na Estação de trem de plataforma

Mesmo com a obra do VLT, é possível chegar próximo do local onde estava a antiga Estação Ferroviária de Plataforma. Lembrando que é lá que fica o famoso Restaurante Boca de Galinha, e também as ruínas da antiga Fábrica São Braz, que logo estará restaurada.
A maneira mais romântica de acessar o bairro de Plataforma é pegando um barco na Enseada dos Tainheiros, na Ribeira, que realiza a travessia em poucos minutos.
Agora que você já sabe mais sobre a antiga Estação Ferroviária de Plataforma, conheça todos os detalhes sobre o bairro da Ribeira, para que seu passeio seja ainda mais completo.
