top of page
Festa de Yemanjá: saiba tudo da festa no Rio Vermelho

Postado dia 10/12/24 | 4min. de leitura

Festa de Yemanjá: saiba tudo da festa no Rio Vermelho

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Um dos eventos populares mais lindos e tradicionais do Brasil, a Festa de Yemanjá atrai anualmente milhões de pessoas, cujos objetivos espirituais e profanos se mesclam como a magia da cultura e religiosidade baianas.

O dia 02 de fevereiro é a maior celebração da cultura afro-brasileira e desde 2022 é reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador. Dentre tantos elementos místicos, destaque para a dona da festa, Odoyá, Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, ou Rainha do Mar!

Imagem de Yemanjá na casa de Yemanjá - Rio Vermelho - Foto: Marcos Sandes
Imagem de Yemanjá na casa de Yemanjá - Rio Vermelho - Foto: Marcos Sandes

Neste artigo, você conhecerá um pouco da história dessa festa, que é uma das mais importantes opções do que fazer em Salvador. Seus principais rituais, o lindo cortejo de embarcações realizado no meio do mar e os festejos profanos, que prolongam a festa ao longo de todo o dia 02 de fevereiro, com muita música e o axé que só a Bahia têm. 

Um pouco da história da Festa de Yemanjá no Rio Vermelho

Na primeira metade do séc. XIX, havia uma procissão marítima conhecida como Romaria dos Jangadeiros, que levava a imagem de Nossa Senhora de Sant’Anna. Tal evento era festejado por pescadores e também por veranistas que tinham casa no bairro, acontecendo por uma semana inteira e culminando no dia 02 de fevereiro, com a festa de Nossa Senhora das Candeias.

Foto antiga festa de Yemanjá Rio Vermelho Salvador
Foto antiga da Festa de Yemanjá no Rio Vermelho - Início do séc. XX

Entre 1923 e 1926, os pescadores locais organizaram um presente coletivo para a Rainha do Mar para pedir fartura em função de um ano com grande escassez de peixes. A partir de então, ano após ano repetiram o evento, que se tornou célebre após fotografias produzidas por Pierre Verger, pela música de Caymmi “Dois de Fevereiro” e também pelo livro “Mar Morto”, onde Jorge Amado narra a festa como pano de fundo do seu romance.

Muito provavelmente, a proporção que a Festa de Yemanjá tomou acabou fazendo com que substituísse a Romaria dos Jangadeiros no dia 02 de fevereiro. É possível também que o cortejo marítimo que existe hoje em dia tenha se inspirado na antiga romaria, com barcos desfilando nas águas do Rio Vermelho levando a oferenda de Yemanjá para o alto mar.

A Festa de Yemanjá no Rio Vermelho

“No dia 02 de fevereiro

Dia de festa no mar

Eu quero ser o primeiro

A salvar Iemanjá…”

Balaio de oferenda
Oferenda para Yemanjá

A célebre canção de Dorival Caymmi foi uma das principais divulgadoras da Festa de Yemanjá no Rio Vermelho, uma manifestação popular que tem sua raiz no candomblé, religião brasileira de matriz africana que cultua os orixás.

Iemanjá é um orixá da religiosidade iorubá e seu domínio está nas águas do mar, rios e lagos, também está ligada à maternidade e à fertilidade, além de oferecer proteção aos pescadores. 

A Festa de Iemanjá no Rio Vermelho possui seu ritual e programação, fique atento nas próximas linhas para não perder nada do que acontece nesse dia tão especial!

A festa religiosa

Tudo começa na noite do dia 01, na Casa de Iemanjá, de frente para o mar e ao lado da Paróquia Sant’Anna no Rio Vermelho. O evento religioso inicia pontualmente às 04:45 do dia 2, com queima de fogos e uma fila formada para as pessoas deixarem as oferendas que serão levadas de barco e lançadas em alto mar.

Mas prepare-se, pois a esta hora a praia já estará cheia de pessoas em oração e devoção, momento que se torna ainda mais mágico ao nascer do sol, quando o som forte dos tambores e atabaques da umbanda e do candomblé crescem a energia subitamente. Uma força única e 100% afro-brasileira, sem vínculos com a Igreja Católica, portanto, não sincrética.

O cortejo marítimo

Cortejo marítimo Festa de Yemanjá Rio Vermelho
O cortejo marítimo na Festa de Yemanjá - Rio Vermelho - Foto: Marcos Sandes

A oferenda principal é preparada na Casa de Yemanjá e sai às 16:00 pelas mãos dos pescadores, que a levam para uma linda embarcação enfeitada já disposta no mar. Daí em diante, tal barco navega rumo ao alto mar, sendo seguido por muitas embarcações de todo tipo: lanchas, iates, catraias, escunas, canoas havaianas, caiaques, enfim, cada um utilizando os meios que puder.

Se você chegar cedo, poderá conseguir um lugar em alguma embarcação, mas também é possível contratar um barco privado, para acompanhar o cortejo marítimo mais confortavelmente. 

A festa profana

Como dita a tradição, a festa profana acontece simultaneamente ao sagrado no Rio Vermelho, com muitas festas e shows desde a noite do dia primeiro e se prolongando por todo o dia 02 de fevereiro.

Festa de Yemanjá noite rio vermelho dois de fevereiro salvador
A Festa de Yemanjá vai até a noite do dia 2 de fevereiro - Foto: Marcos Sandes

Em geral, os restaurantes, bares e casas de shows do Rio Vermelho promovem suas festas privadas, cobrando ingressos e oferecendo programações com músicos de todos os estilos e para todos os gostos. 

Mas também existem palcos de rua onde artistas famosos tocam gratuitamente para o público. Vale lembrar que Carlinhos Brown tem aparecido sempre pelas manhãs e tocado de graça, fazendo a alegria do público presente.

Ainda existe uma grande programação que transcende a praia da Casa de Yemanjá, com apresentações de capoeira, samba e percussão na orla, além de eventos privados que acontecem em diversos estabelecimentos tradicionalmente.

Sagrado profano dois de fevereiro festa de yemanjá Rio Vermelho Salvador
Sagrado e profano se fundem na Festa de Yemanjá - Foto: Marcos Sandes

Um bom exemplo desses eventos são a Enxaguada de Yemanjá, comandada por Carlinhos Brown; o Salve Odoyá, que acontece no Condomínio Terrazzo Rio Vermelho; e a Festa Iemanjá Blue, que acontece no maravilhoso Blue Praia Bar, localizado na Praia do Buracão, no Rio Vermelho.

Agora a dica mais importante de todas: se você quer realmente sentir a energia e curtir tudo o que a Festa de Iemanjá tem para oferecer, CHEGUE CEDO! A magia espiritual do evento está na aurora, algo indescritível!

E NÃO VÁ DE CARRO! Todo o bairro do Rio Vermelho fica fechado para carros, com a Prefeitura Municipal alterando o trânsito da cidade. 

Como chegar na Festa de Yemanjá no Rio Vermelho

Uma boa pedida é contratar um transfer em Salvador, que te buscará no saguão do hotel onde você estiver hospedado. Além de ser um transporte muito mais seguro e confiável, estará no ponto de encontro te esperando no horário combinado.

Visto que você chegou até aqui e já sabe sobre as principais informações acerca da Festa de Yemanjá, conheça também a Vila Caramuru, um ótimo centro gastronômico e de boa música no Rio Vermelho!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page