top of page
Gabinete Português de Leitura: joia de Salvador

Postado dia 22/06/25 | 4min. de leitura

Gabinete Português de Leitura: joia de Salvador

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Gabinete Português de Leitura de Salvador é um dos mais charmosos edifícios da capital baiana, e certamente, uma das melhores opções de lazer na cidade para quem busca história, arquitetura e cultura.

O casarão é de arquitetura imponente e possui uma das mais bonitas e ricas bibliotecas históricas de Salvador. 

Fachada Gabinete Português de Leitura Praça da Piedade Salvador
Fachada do Gabinete Português de Leitura na Praça da Piedade, em Salvador

Neste artigo, confira a origem deste patrimônio soteropolitano, o que fazer por lá e muitas outras informações necessárias para quem deseja conhecê-lo. Continue conosco!

A história do Gabinete Português de Leitura

No séc. XIX e em período anterior à abolição da escravatura, a cidade de Salvador era habitada por muitos portugueses e por esta razão, foi nela fundada a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro. 

Tal instituição foi responsável por instalar a primeira sede do gabinete, presidido então pelo comendador Manuel Joaquim Rodrigues, que tinha por objetivo reunir o máximo de obras nas línguas portuguesa e francesa.

Cartão postal Gabinete Português de Leitura
Cartão postal antigo do Gabinete Português de Leitura, circulado em 1925

A primeira sede funcionou no segundo andar de um edifício na rua Direita do Comércio. A segunda, foi transferida para um casarão na rua da Alfândega. A terceira sede foi instalada na rua Chile, no ano de 1870, passando a funcionar em estabelecimento próprio somente em 1896, em um edifício também localizado na rua Chile. 

No início do séc. XX, a rua Chile se tornou o mais importante centro comercial de Salvador, razão pela qual o Gabinete Português de Leitura foi desalojado em 1912. O clamor da comunidade portuguesa tornou possível a construção da atual sede, localizada na Praça da Piedade e ao lado do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Piedade.

A obra foi iniciada em 1915 e o novo gabinete foi inaugurado em 1918, em solenidade que contou com a presença do governador Moniz Aragão e de Teodoro Sampaio, engenheiro e importante intelectual baiano nascido de mãe escravizada.

A arquitetura do Gabinete Português de Leitura

Fachada arquitetura Gabinete Português de Leitura
Arquitetura neomanuelina e estátuas de Cabral e Camões na fachada do Gabinete Português de Leitura

O estilo do edifício é neomanuelino e apresenta três fachadas: a principal delas está de frente para a Praça da Piedade, as outras duas para a avenida Joana Angélica e para a rua Direita da Piedade.

As duas estátuas da sua fachada representam dois baluartes portugueses: Pedro Álvares Cabral e Luís de Camões. 

O belo vitral é inspirado na primeira missa realizada no Brasil pelo frei Henrique de Coimbra em Santa Cruz Cabrália, no dia 26 de abril de 1500. 

A biblioteca e demais espaços do gabinete

Biblioteca antiga Gabinete Português de Leitura Salvador
Biblioteca lindíssima do Gabinete Português de Leitura, em Salvador

Ao adentrar no Gabinete Português de Leitura, é impossível não se deslumbrar com as altas estantes em madeira de lei repletas de livros, bem como a clássica decoração e o forro também em madeira.

O acervo da Biblioteca Infante D. Henrique, que reúne cerca de 25 mil volumes de escritos, dentre periódicos, folhetos e livros, preserva obras raras, que estão disponíveis para o grande público e pesquisadores.

Visitar a biblioteca do gabinete é uma atividade imperdível para soteropolitanos, baianos e turistas em geral. Simplesmente imperdível!

Salão Nobre e Salão de Exposições

O Salão Nobre, como o próprio nome diz, é ricamente decorado e possui lindo acervo de pinturas, assoalho em madeira, mobiliário em madeira, belos vitrais e colunas clássicas. 

Do outro lado, está o Salão de Exposições, que apresenta réplicas de barcos que chegaram à Baía de Todos os Santos. Todos os exemplares foram construídos à mão pelo engenheiro naval José Nunes da Silva.

Salão Nobre à esquerda, vitral da Primeira Missa do Brasil ao centro e Salão de Exposições à direita - Gabinete Português de Leitura
Salão Nobre à esquerda, vitral da Primeira Missa do Brasil ao centro e Salão de Exposições à direita - Gabinete Português de Leitura

Outras atividades realizadas no Gabinete de Leitura

O gabinete também proporciona muitas ações ao longo do ano, que atendem especialmente os moradores de Salvador e os turistas que derem a sorte de estarem na cidade nas datas de realizações. 

Como exemplo, acontecem por lá exposições artísticas, fotográficas, cursos de língua portuguesa, apresentações teatrais, musicais, dentre outras.

O local também é sede do Centro de Estudos Portugueses - Casa de Fernando Pessoa, inaugurado em 1984.

Demais informações

O Gabinete Português de Leitura está localizado na Praça da Piedade, S/N - Dois de Julho, próximo à saída da Estação da Lapa e em frente ao Shopping Center Lapa. 

Funciona de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00, e das 13:00 às 16:00. A entrada é franca!

Como chegar ao Gabinete Português de Leitura

Como já foi dito, fica ao lado de uma das saídas da Estação da Lapa, que por sua vez, é a maior e mais importante estação de transporte público de Salvador, englobando ônibus e metrô. 

Para quem desejar uma experiência de transporte mais segura e confortável, vale contratar um transfer, que busca o turista no conforto do seu hotel em automóveis novos e climatizados, oferecendo um serviço de primeira.

Monumentos históricos na Praça da Piedade

Uma vez que o Gabinete Português de Leitura está localizado na Praça da Piedade, vale a pena visitar alguns monumentos históricos importantes que existem por lá. 

O mais imponente deles é a Igreja e Convento de Nossa Senhora da Piedade, construída entre 1683 e 1686 e onde funcionou o “hospício” (como eram conhecidos os hospitais nesse tempo) dos Capuchinhos.

Ao lado do gabinete está o Instituto Geográfico Histórico da Bahia, importante instituição intelectual fundada em 1894, que reúne uma relevante biblioteca sobre a história da Bahia, o maior acervo cartográfico do estado, além de mobiliário antigo e importantes obras de arte. 

O espaço também possui arquivo e museu e costuma sediar palestras, congressos, seminários, cursos de temática histórica e cultural sobre o estado da Bahia.

A Praça da Piedade também abriga os bustos dos heróis e mártires da Revolta dos Búzios: Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus, que foram ali enforcados e esquartejados em 1799. Tal movimento buscava, entre outras reivindicações, a liberdade dos escravizados.

Agora que você já está por dentro sobre as principais informações a respeito do Gabinete Português de Leitura, conheça também mais detalhes sobre o centro histórico de Salvador, localizado bem próximo à Praça da Piedade e que oferece um universo de possibilidades históricas e culturais. Visitá-lo é se encantar ainda mais com a riqueza histórica e arquitetônica da primeira capital do Brasil!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page