top of page
Rua Chile em Salvador: a rua principal do Centro Histórico

Postado dia 19/01/25 | 5min. de leitura

Rua Chile em Salvador: a rua principal do Centro Histórico

0 comentário

0 curtida

968 visualizações

A famosa Rua Chile em Salvador é considerada a primeira rua citadina do Brasil, tendo sido fundada junto com a pedra fundamental da construção de Salvador a partir de 1549. De lá para cá, ela foi palco de momentos marcantes da história da Bahia e do Brasil, incluindo todas as fases colonial, imperial e republicana.

Já no séc. XX, se tornou centro de glamour através da instalação de um comércio elitista da cidade. Com seus 400 metros de extensão entre a Praça Castro Alves e a Praça da Sé se tornou o epicentro da elegância e onde desfilavam bondes e pessoas vestidas à moda europeia do tempo.

Rua Chile Centro Histórico Salvador
A famosa Rua Chile no Centro Histórico de Salvador

Sem dúvida alguma, visitar a Rua Chile é uma das opções mais especiais do que fazer em Salvador, especialmente pela riqueza arquitetônica preservada em edifícios impressionantes, além do fato de ser considerada o portal de entrada do Centro Histórico da cidade.

Um pouco da história da Rua Chile em Salvador

Rua Chile Século XIX desenho Victor Frond Iconografia Baiana
Rua Chile no séc. XIX - Por Victor Frond (1821-1881) - Reprodução / Livro Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir

A Rua Chile está localizada no epicentro da região onde a antiga cidade murada e fortificada de São Salvador da Bahia foi construída, estando nela uma das 2 portas de entrada da cidade, de nome Porta de Santa Luzia. Por esta razão, seu primeiro nome foi Rua Direita de Santa Luzia.

A cidade de Salvador foi concebida a partir da praça central que atualmente se chama Tomé de Sousa ou Praça Municipal, onde estão o Palácio Rio Branco (antiga sede do Governo da Bahia), o Elevador Lacerda e a Prefeitura Municipal de Salvador. Dela partiam 4 ruas longitudinais, sendo a mais extensa, a já citada Rua Direita de Santa Luzia, que liga o Terreiro de Jesus à Praça Castro Alves.

Um forte aspecto para atração e fixação das pessoas naquela área, era o abastecimento de gêneros alimentícios, material de construção, rouparia e até mesmo mão-de-obra, originário do Reino da África e do Recôncavo Baiano. Outros focos eram os templos religiosos, a chancela do Estado, e a segurança física e patrimonial.

Com o tempo se transformou em centro do governo e político do Brasil colonial e em seu entorno se desenvolveu um forte comércio. Por essa razão, passou a se chamar Rua Direita dos Mercadores, onde eram comercializados tecidos, sapatos, águas de cheiro, utensílios domésticos, importados da Europa, além de residências.

Já no séc. XIX, período do Império, recebeu a alcunha de Rua Direita do Palácio em razão de nela estar o Palácio Rio Branco, sede do Governo da Província da Bahia. 

Teatro São João Aquarela William Smyth Iconografia Baiana
Teatro São João em aquarela do séc. XIX - Por William Smyth (1800-1877) - Reprodução / Livro Iconografia Baiana na Coleção Flávia e Frank Abubakir

Vale destacar a construção do Theatro São João, onde hoje é a Praça Castro Alves, que funcionou entre 1812 e 1923. Seu palco recebeu grandes eventos onde se apresentaram figuras icônicas, como o próprio Castro Alves e o Maestro Carlos Gomes.

O nome Rua Chile só surgiu em julho de 1902, quando o Governo da Bahia realizou uma homenagem à esquadra chilena que veio ao Brasil para buscar os caixões com os corpos de embaixadores chilenos mortos em uma epidemia de peste bubônica no Rio de Janeiro.  

E foi exatamente no séc. XX que a Rua Chile teve seu apogeu. Com a construção de hotéis de luxo como o Hotel Chile, o edifício sede do Jornal A Tarde e a inauguração de lojas requintadas, ela se tornou local de exibição de pompa e riqueza, fato consumado até a década de 1970, quando iniciou sua decadência.

Bibliografia

AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.

LAGO, Pedro Correia. Iconografia Baiana: na coleção de Flávia e Frank Abubakir. Rio de Janeiro: Capivara, 2024.

OLIVEIRA, Neivalda Freitas de. Rua Chile: caminho de sociabilidades, lugar de desejos, expressão de conflitos: 1900-1940. 2008. 269 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. 

A Rua Chile hoje em dia

A Rua Chile vem passando por um processo de revitalização governamental e privada, com a reforma de edifícios históricos e a inauguração de hotéis de luxo em edificações antigas. Como exemplo, podemos citar os hotéis Fera Palace, Fasano Salvador e a Pousada Colonial Chile, que estão instalados nos edifícios dos antigos Palace Hotel, Jornal A Tarde e de um antigo casarão, respectivamente.

Praça Castro Alves Rua Chile Salvador
Praça Castro Alvez e Cine Glauber Rocha à esquerda, ambos na Rua Chile em Salvador

Além dos hotéis de luxo, a Rua Chile também conta com a presença do Cine Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves, e a Sorveteria A Cubana, instalada na parte superior do Elevador Lacerda e primeira sorveteria do Brasil. Além disso, há diversos monumentos históricos de grande envergadura, como a Igreja da Ajuda, à Câmara Municipal e o Conjunto Arquitetônico da Misericórdia, que inclui o maravilhoso Museu da Misericórdia.

Se no passado ela foi uma das portas de entrada da antiga cidade de Salvador, fundada com a construção da cidade em 1549, isso quer dizer que está inserida literalmente na parte mais antiga da cidade, junto com a Praça da Sé, o Terreiro de Jesus e o Pelourinho. Portanto, caminhar por lá é uma verdadeira viagem no tempo, um mergulho na história do Brasil!

Como chegar na Rua Chile

Piscina cobertura Hotel Fera Palace Salvador
Piscina com borda infinita para o mar da Baía de Todos os Santos na cobertura do Hotel Fera Palace - Rua Chile à esquerda

É possível chegar à Rua Chile utilizando o transporte público de Salvador. Para tanto, existem duas opções de pontos de parada de ônibus: o mais próximo é a Praça da Sé, localizada no final da Rua Chile, que é ponto de parada de várias linhas de ônibus que circulam na orla e pelo centro da cidade. 

A segunda opção é tomar um ônibus para o Terminal da França, localizado ao lado da Praça Visconde de Cayru, em frente ao Mercado Modelo e aos pés do Elevador Lacerda. De lá, basta seguir caminhando, subir o elevador e chegar à Praça Tomé de Sousa (Praça Municipal), que faz parte da própria Rua Chile.

Porém, a alternativa mais segura e confortável é contratar um transfer de uma agência confiável, cujo receptivo estará à espera no saguão do seu hotel e te levará direto para a Rua Chile em um automóvel novo e climatizado.

Visto que você chegou até aqui e conheceu um pouco mais sobre a famosa Rua Chile em Salvador, conheça também 4 hotéis de luxo instalados na cidade, incluindo os já citados Fera Palace e o Fasano Salvador, localizados na própria Rua Chile. Ambos possuem instalações fantásticas e piscinas no terraço com vistas incríveis da Baía de Todos os Santos.


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page