Postado dia 21/12/24 | 4min. de leitura
Museu da Misericórdia: conheça a Santa Casa da Bahia
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Inaugurado em 2006 pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, o Museu da Misericórdia em Salvador passou 3 anos fechado para obras de restauração e requalificação, sendo reaberto ao público no dia 17 de dezembro de 2024.
Localizado no Centro Histórico de Salvador, mais precisamente entre a Praça Municipal e a Praça da Sé, é um dos mais importantes museus do Brasil, já que guarda um verdadeiro tesouro histórico composto por um dos mais ricos acervos do Brasil.
São 3874 peças, distribuídas entre alfaia, mobiliário, pinacoteca e imaginária, uma coleção com 469 anos de história.
Continue conosco e saiba todos os detalhes sobre esta excelente opção de passeio em Salvador!
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
Um pouco da história da Igreja e Santa Casa da Misericórdia
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia foi fundada em 1549, por ordem do Primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa, na sua chegada para a criação da cidade de Salvador. A primeira construção era de taipa e palha, e estava situada no mesmo local onde hoje está o Museu da Misericórdia.
O complexo arquitetônico formado pela Igreja e Santa Casa da Misericórdia, onde hoje está instalado o Museu da Misericórdia, é um dos monumentos mais incríveis da cidade e impressiona pela imponência e rara beleza.
A obra que conhecemos hoje foi iniciada em 1650, com a construção do hospital e levou mais de um século para ser concluída. O edifício de valor monumental foi desenvolvido em torno de um claustro quadrado, sendo que a igreja possui altar-mor, dois altares laterais, texto em caixões com painéis e pinturas belíssimas como o tema da Visitação de N. Senhora a Santa Isabel, e outros (AZEVEDO, 1975, p.31).
Ainda apresenta raríssimo painel em azulejos representando as Procissão dos Fogaréus e dos Ossos, além de outros azulejos avulsos.
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia foi o primeiro hospital do Estado e por aproximadamente 200, foi a única instituição a cuidar dos baianos, com serviços de assistência social e educação.
Referência
AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.
O Museu da Misericórdia em Salvador
Os baianos e turistas apaixonados por história aguardaram ansiosamente por 3 anos para a reabertura do Museu da Misericórdia em Salvador. E toda a espera valeu a pena, já que a instituição está completamente restaurada, bem como todo o seu acervo.
Visitar o Museu da Misericórdia é uma das melhores opções de lazer para qualquer turista em visita a Salvador, a começar pelo fato do edifício estar instalado no coração do Centro Histórico da capital baiana.
Nele, é possível se encantar com o lindo painel de azulejos datado de 1712, que reproduz a Procissão do Fogaréu, evento que a Irmandade da Santa Casa realizava em todas as noites de Quinta-Feira Santa.
Há também a incrível sala e exposição de telas do formidável pintor barroco José Joaquim da Rocha sobre a Paixão de Cristo. Lembrando que ao adentrar no edifício, o turista também poderá admirar, além da fantástica arquitetura em mármores, varandas que expõem ângulos inacreditáveis da Baía de Todos os Santos, bem como outros casarões históricos e o Forte São Marcelo, cercado por um mar verde azulado.
O museu ainda guarda o primeiro carro movido a gasolina da Bahia, a cadeira feita para a visita de D. Pedro II, em 1859, a escrivaninha de Ruy Barbosa e um quadro que retrata Antônio de Lacerda, o responsável pela obra do Elevador Lacerda. Além disso, conta com um mobiliário fantástico e ambientes de grande requinte para seu tempo.
Endereço do Museu da Misericórdia: Rua da Misericórdia, nº 06, Praça da Sé, Salvador.
Dias e horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9:00 às 17:00; sábado, das 9:00 às 16:30.
Preço do ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Como chegar ao Museu da Misericórdia em Salvador
Por estar localizado no Centro Histórico de Salvador, o Museu da Misericórdia pode ser acessado de inúmeras formas.
De ônibus coletivo
Qualquer linha de ônibus para a Praça da Sé, já que o museu se encontra a poucos metros de lá. Há também a opção de pegar um ônibus para o Terminal da França e subir para a Cidade Alta pelo Elevador Lacerda, caminhando poucos metros a partir da Praça Municipal.
De metrô
A Estação da Lapa está a 3 quilômetros do Museu da Misericórdia, seguindo pela Avenida 7 de Setembro até a Praça Castro Alves e subindo a Rua Chile até a Praça Municipal, em seguida mais alguns metros até o Museu.
A Estação Campo da Pólvora está a 1 quilômetro do Museu da Misericórdia, mas é preciso conhecer o percurso para não entrar em lugares inseguros para o turista, portanto, mesmo sendo mais próxima que a Estação da Lapa, não é a melhor opção.
De transfer
Sem dúvida alguma, contratar um transfer de uma agência confiável é sempre a melhor opção para se deslocar em Salvador. E isso não só se dá em razão de usar automóveis novos e climatizados, mas em primeiro lugar pela questão segurança, já que os motoristas são profissionais do turismo, conhecedores da cultura local e das vias da cidade, sabendo onde devem ou não circular.
Optando pelo transfer, o turista será recebido por um receptivo no saguão do seu hotel, garantindo assim, a segurança integral em todos os momentos do serviço prestado.
Se este artigo te inspirou e você está ansioso para conhecer o Museu da Misericórdia em Salvador, saiba que o fato dele estar inserido no Centro Histórico da cidade amplia e muito o leque de possibilidades do seu passeio. Assim sendo, saiba o que fazer no Pelourinho, um dos principais cartões postais do Brasil e cenário de filmes, novelas e séries, além de inspiração de ilustres escritores como Jorge Amado.