Postado dia 14/01/24 | 5min. de leitura
Jaguaripe Bahia: conheça seus encantos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Cidade histórica e banhada por muitas águas, Jaguaripe é um destino pouco difundido no circuito turístico e guarda muitas maravilhas para os que a procuram. Apenas 61 km a separam da capital baiana, uma curta viagem que leva a um dos lugares mais fascinantes da Baía de Todos os Santos e do Recôncavo baiano.
O turismo náutico é seu grande forte, já que possui cachoeiras, rios, mangues e quilômetros de praias desertas, de areia branca e coqueirais deslumbrantes. Neste post você vai descobrir todas as informações que necessita para conhecer e curtir Jaguaripe, como um pouco da sua rica história, como chegar e o que fazer por lá, confira:
Um pouco da História
Monumentos históricos
Distritos de povoados
Praias, trilhas e cachoeiras
Hospedagem
Como chegar
A Bahia Terra Turismo
Um pouco da História de Jaguaripe
Os tupinambás viviam na região de Jaguaripe a pelo menos 5 séculos quando os portugueses chegaram, eles haviam expulsado os povos falantes de línguas macro-jê para o interior do continente, assumindo a condição de senhores do litoral.
Entre 1558 e 1572, Mem de Sá foi o terceiro Governador Geral do Brasil, distribuindo terras em forma de sesmarias e ampliando o povoamento.
De grande relevância no trabalho de colonização, os jesuítas tiveram apoio quando foi instituída a política de aldeamento através da constituição de missões próximas às vilas com o intuito de educar e catequizar os povos originários.
Desse processo, Jaguaripe se tornou freguesia e depois a primeira vila criada no Recôncavo Baiano, batizada como Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe. Do grande território de Jaguaripe desmembraram cidades como Nazaré das Farinhas, Aratuípe, Maragogipe, Lage, São Miguel das Matas e Santo Antônio de Jesus.
Monumentos históricos
Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, jaguaripe possui alguns tesouros históricos de grande relevância, são monumentos tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e testemunhos vivos dos primórdios da colonização portuguesa no Brasil.
Aqui destacamos apenas os monumentos do centro histórico da cidade, havendo ainda uma grande quantidade de igrejas e ruínas de antigos engenhos espalhados em diversos distritos e povoados na zona rural.
Casa de Câmara e Cadeia - Paço Municipal e Cadeia do Sal
A Casa de Câmara e Cadeia foi inaugurada em 1697 e é o edifício mais misterioso de Jaguaripe. No seu porão funcionava uma prisão que submergia com a alta das marés e as histórias macabras de presos torturados como comida de siris e também afogados nas marés cheias, deram-lhe o apelido de “Cadeia do Sal”.
Igreja Matriz Nª Sª da Ajuda
Nos primeiros anos do séc. XVII, os jesuítas construíram uma primitiva capela no local onde foi criada a Freguesia de Nª Sª da Ajuda em 1613. A Igreja Matriz Nª Sª da Ajuda foi construída a partir do séc. XVIII pelos moradores da freguesia em substituição à antiga capela.
Casa do Ouvidor
Antes de se tornar a Freguesia de Nª Sº da Ajuda, os jesuítas fundaram a aldeia de Santo Antônio em 1560, quando construíram uma casa para sua residência. Posteriormente, esta casa se tornou sede do poder judiciário e se transformou na Casa do Ouvidor.
Igreja Nª Sª do Rosário
Não se sabe exatamente a data em que a igreja foi construída, mas suas linhas arquitetônicas a caracterizam como de meados do séc. XVIII. Sabe-se apenas que foi sede da Irmandade de N. Sra. do Rosário.
Distritos e povoados
Jaguaripe possui 4 distritos: a Sede, Camassandi, Cunhangi-Palma e Pirajuia. Além dos distritos, possui também 6 povoados: Cações, São Bernardo, Mutá, Ilha D’Ajuda, Jaciru e Piquira.
Distribuídos nessa grande região, estão maravilhosos atrativos turísticos como quilômetros de lindas praias, rios, manguezais, cachoeiras, cultura remanescente de quilombos, gastronomia genuína, ruínas e monumentos antiquíssimos.
Praias, trilhas e cachoeiras
Sem dúvidas, há muito o que fazer e o que explorar em Jaguaripe. São inúmeras atrações para os visitantes, e todas elas muito bem preservadas.
Praia do Garcez
A Praia do Garcez está localizada no povoado da Ilha D’Ajuda, faz parte da Costa do Dendê e tem cerca de 18 km de extensão. Ela inicia na Ponta do Garcez, primeira barra ao sul da Baía de Todos os Santos e é margeada por resquícios de Mata Atlântica e coqueirais, sendo uma das praias mais intocadas do litoral baiano, com exceção de um pequeno trecho onde existem algumas barracas de praia que atendem os turistas.
Barra ou Ponta do Garcez
Na extremidade norte da praia do Garcez se encontra a Barra ou Ponta do Garcez, um trecho deserto de praia localizado em frente ao canal da Baía de Todos os Santos que separa o continente de Cacha-Pregos na ilha de Itaparica. Um lugar de beleza singular.
Como chegar
Para chegar à praia do Garcez a partir de Salvador, é preciso atravessar a Baía de Todos os Santos pelo Ferry Boat, seguir pela BA-001 até a altura de Camassandi e entrar por uma estrada de terra que leva até a praia.
Para chegar até a Ponta do Garcez a partir de Salvador, é preciso atravessar a Baía pelo Ferry Boat e já na ilha de Itaparica se dirigir até o povoado de Cacha-Pregos, onde barqueiros constumam atravessar o canal até lá.
Praia dos Cações
Cações é um povoado com lindos atributos naturais, está localizado dentro da Baía de Todos os Santos e em frente a contracosta da Ilha de Itaparica. Sua praia, que faz ligação com a praia de Matarandiba, possui mar calmo e excelente para banho, além de algumas barracas de praia que atendem aos turistas.
Como chegar
De carro, o caminho de Salvador até a praia de Cações inclui uma travessia da Baía de Todos os Santos por Ferry Boat e do Terminal Marítimo de Bom Despacho deve-se seguir pela BA-001 por 80 km até o povoado de Cações.
Praia do Mutá
A praia de Mutá é uma jóia na Baía de Todos os Santos, está localizada no povoado do Mutá e é conhecida pela praia de águas claras e tranquilas, ótima para banho, atividades esportivas e náuticas. Atrai veranistas e um fluxo turístico local significativo no verão, mas sua longa extensão de praias oferece trechos de rara beleza, preservados e com pouca frequência de pessoas.
Como chegar
A partir de Salvador, o acesso se dá atravessando a Baía de Todos os Santos pelo Ferry Boat, seguindo pela BA-001 por aproximadamente 82 km até o povoado do Mutá.
Cachoeira da Pancada Alta
A cachoeira da Pancada Alta tem mais de 30 metros de queda, está localizada no fundo de um vale coberto de Mata Atlântica e faz parte do povoado de São Bernardo. A região é conhecida como Pantanal Baiano, um lindíssimo reduto ecológico.
Como chegar
O ponto de partida é o povoado de São Bernardo, seguindo pela margem direita do rio da Dona até a cachoeira por uma trilha leve e linda que passa por dois monumentos históricos incríveis: as ruínas do engenho e a capela da antiga Fazenda São Bernardo.
Cachoeira do Tiriri
Também localizada no povoado de São Bernardo e parte do Pantanal baiano, a cachoeira é formada pelo rio Tiriri e possui um dos cenários mais verdes do Recôncavo, um lugar de paz e tranquilidade.
Como chegar
A partir do povoado de São Bernardo, é acessada pela mesma trilha da cachoeira da Pancada Alta.
Hospedagem
Por ser um município vasto e repleto de distritos e povoados, possui uma gama de possibilidades de hospedagens. Citaremos aqui as mais famosas e localizadas em seus mais bonitos redutos de praia.
Villa Garcez
O Villa Garcez é o principal hotel de toda Jaguaripe, está localizado na praia do Garcez e possui uma infraestrutura completa.
Pousada Sítio Tapera
A Pousada Sítio Tapera também está situada na praia do Garcez e possui uma estrutura mais modesta, familiar, com aluguel de chalés e apartamentos, além de área para motorhome e trailer.
Casa do Mangue Paraíso
Casa espetacular e com localização privilegiada e isolada, a Casa do Mangue Paraíso é exatamente o que seu nome diz. Uma excelente opção para quem busca repouso e tranquilidade num lugar belíssimo.
Como chegar
O melhor caminho é atravessando a Baía de Todos os Santos via Ferry Boat e depois seguindo pela BA-001 até Nazaré, e de lá, mais 10 km até o entroncamento de Jaguaripe e mais 14 km até a cidade.
A Bahia Terra Turismo te leva para todos os lugares aqui citados, conheça nosso serviço de transfers e faça agora uma cotação através do WhatsApp da nossa Central de Reservas. Você poderá adquirir seu transfer online mesmo, de maneira prática e segura.
A Bahia Terra Turismo
Desde 2006, levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por segurança, conforto e pontualidade.
Conheça Jaguaripe com a Bahia Terra Turismo!