Postado dia 29/12/22 | 4min. de leitura
Mergulho em Salvador: 9 lugares únicos para ver a vida marinha
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Se você conhece um pouco sobre o estado da Bahia, certamente você já deve saber que a região oferece diversas possibilidades turísticas, principalmente quando se trata da capital. Por lá é possível aproveitar desde passeios históricos, até atividades ligadas ao turismo de aventura, como os ótimos pontos de mergulho em Salvador que abordaremos a seguir.
A prática no local vem se popularizando, seja para as pessoas mais experientes ou para os iniciantes, já que no município existem muitos naufrágios interessantes, além de espécies de corais e animais marinhos. Ficou interessado(a) em conhecer mais detalhes? Continue a leitura e saiba exatamente onde começar a sua aventura nas águas!
Quais são os melhores pontos de mergulho em Salvador
É muito difícil listar as opções dos melhores pontos de mergulho em Salvador, pois existe uma grande variedade destes.
Hoje, vamos focar principalmente nas áreas que são propícias para o mergulho autônomo ou mergulho com cilindro, sendo que algumas delas podem ser utilizadas, inclusive, por pessoas iniciantes. Confira a lista abaixo e anote as dicas!
1. Beirada do Badejo
Fica próximo ao Iate Clube de Salvador, a cerca de 4 km da área central, sendo considerado um ótimo ponto devido ao seu declive submarino.
Essa característica permite que várias espécies possam se abrigar por ali com segurança, como o Badejo-quadrado, por exemplo. A profundidade do mergulho por aqui pode variar entre 10 a 15 metros.
2. Ilha dos Frades
A Ilha dos Frades é considerada por muitos como um local de belezas incrivelmente surpreendentes. Fica a apenas 25 km de Salvador, sendo uma das ilhas pertencentes à Baía de Todos os Santos. Seus 8 km de extensão apresentam águas claras, perfeitas para o mergulho, sendo possível ir até profundidades que variam entre 5 a 15 metros. Por lá, é possível apreciar espécies marinhas, aproveitando as águas calmas da região.
3. Quebramar Norte
A estrutura é formada por blocos de pedra e um paredão de concreto com aproximadamente 1.400 m de comprimento por 6 m de largura. A área submersa varia entre 6 a 8 metros, sendo que o local fica a cerca de 500 metros do Porto de Salvador.
É possível mergulhar e ter uma boa visibilidade em até 10 metros, especialmente na maré baixa. Pode ser um ponto para o mergulho de batismo, desde que as correntezas estejam favoráveis.
4. Quebramar Sul
A profundidade do local varia entre 5 a 12 metros. Faz parte da proteção a acostagem do Porto de Salvador, assim como o Quebramar Norte. No entanto, estamos falando de um molhe de 920 metros de extensão, onde uma extremidade está em terra e outra em mar. No mergulho, é possível avistar muitas espécies de corais e peixes, como Maria Preta e Salema.
5. Falha do Cretino
A Falha do Cretino é uma área bem grande, que abrange desde o canal de entrada da Baía até a Barra do Paraguassu. A distância para chegar até lá partindo do Porto de Salvador é de três milhas náuticas, o que equivale a aproximadamente 15 minutos de navegação, a depender do clima e das condições do mar.
Não é uma área indicada para iniciantes, pois é muito fácil perder a referência do fundo, o que pode ser muito perigoso até para os mais experientes. O canal mais profundo tem mais de 40 metros, enquanto a média de profundidade é de 20 metros. Exige controle de tempo e consumo.
6. Porto da Barra
A área do Porto da Barra é perfeita para o mergulho em Salvador, sendo também uma região indicada para iniciantes ou para aqueles que desejam começar com o snorkel, já que as águas são claras e calmas.
A maioria dos mergulhadores parte diretamente da praia, indo até profundidades variadas, onde é possível enxergar espécies diferentes de corais. Para quem deseja fazer o mergulho de batismo, existem escolas na região que disponibilizam o passeio com guias e equipamentos seguros.
7. Corais de Ondina
Os Corais de Ondina também são conhecidos como "jardins", sendo uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, com fundo rochoso, corais e cardumes de peixes. Tem visibilidade de 25 metros, sendo que a profundidade do mergulho pode variar entre 10 a 16 metros. Normalmente o mergulho começa em Ondina e termina próximo ao Cristo, no bairro da Barra, isso quando existe correnteza.
8. Rebocador do Rio Vermelho
Fica a cerca de 500 metros do litoral do bairro Rio Vermelho. Trata-se de um naufrágio, sendo um ponto perfeito para o mergulho com cilindro em Salvador, pois apresenta um pouco da história dos anos de 1970.
Segundo os depoimentos, o rebocador se chamava Cobra e afundou devido ao mau tempo. Agora está em uma profundidade entre 12 a 14 metros, apoiado em um banco de areia.
9. Banco da Panela
Por último, mas não menos interessante, o Banco da Panela é um ponto de mergulho em Salvador que se trata de um banco de areia. Fica a aproximadamente a 10 metros de profundidade e a cerca de 1000 metros à frente do Porto de Salvador, o que garante facilidade para os passeios.
Cabe destacar que é um dos maiores sítios arqueológicos embaixo d’água do Brasil, sendo uma área de preservação, o que impede a retirada de qualquer peça que esteja no fundo do mar.
Aproveite sua viagem para explorar com o mergulho em Salvador
Como você notou, não faltam opções de lugares para mergulhar em Salvador.
Por isso, se você pretende viajar para a região, vale a pena separar em seu roteiro um momento para desfrutar da possibilidade, já que alguns pontos são perfeitos, inclusive, para quem precisa fazer o mergulho de batismo. Os benefícios de escolher a área para mergulhar é que Salvador, na maioria das vezes, apresenta águas quentes e claras.
Leia agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer as 9 praias mais bonitas da Bahia para aproveitar nas férias e aqui vai outra dica: a primeira é fabulosa para o mergulho!