
Postado dia 01/09/25 | 4min. de leitura
Mergulho em Salvador: 9 lugares com incrível vida marinha
0 comentário
0 curtida
7394 visualizações
O mergulho em Salvador é uma das experiências mais surpreendentes para quem visita a capital baiana.
Se você conhece um pouco sobre a Bahia, certamente já deve saber que o Estado oferece diversas possibilidades turísticas, especialmente quando se trata da capital. Por lá é possível aproveitar desde passeios históricos, até atividades ligadas ao turismo de aventura.
Entre essas opções, o mergulho vem se popularizando a cada ano, já que a cidade dispõe de muitos naufrágios interessantes, além de grande riqueza em espécies de corais e animais marinhos.
Ficou interessado em conhecer mais detalhes? Continue a leitura e saiba exatamente onde começar a sua aventura nas águas!

Onde mergulhar em Salvador: 9 pontos ótimos
Entre tantas opções disponíveis, hoje, vamos focar principalmente nas áreas que são propícias para o mergulho autônomo ou com cilindro, sendo que algumas delas podem ser utilizadas, inclusive, por pessoas iniciantes.
Confira a lista abaixo e anote as dicas!
1. Beirada do Badejo
Fica próximo ao Yacht Clube da Bahia, a cerca de 4 km do centro histórico da cidade, sendo considerado um ótimo ponto devido ao seu declive submarino.
Essa característica permite que várias espécies possam se abrigar por lá com segurança, como o Badejo-quadrado, por exemplo.
A profundidade do mergulho da Beirada do Badejo pode variar entre 10 a 15 metros e é uma ótima opção de mergulho com cilindro em Salvador.
2. Ilha dos Frades
A Ilha dos Frades é considerada por muitos como um local de belezas incrivelmente surpreendentes. Fica a apenas 25 km de Salvador, sendo uma das ilhas pertencentes à Baía de Todos os Santos e à própria capital baiana.
Seus 8 km de extensão apresentam águas claras, perfeitas para o mergulho, sendo possível ir até profundidades que variam entre 5 a 15 metros. Por lá, é possível apreciar espécies marinhas, aproveitando as águas calmas da região.
A Ilha dos Frades é, sem dúvida alguma, um dos melhores pontos de mergulho em Salvador, além de oferecer paisagens sensacionais!
3. Quebramar Norte
A estrutura é formada por blocos de pedra e um paredão de concreto com aproximadamente 1.400 m de comprimento por 6 m de largura. A área submersa varia entre 6 a 8 metros, sendo que o local fica a cerca de 500 metros do Porto de Salvador.
É possível mergulhar e ter uma boa visibilidade em até 10 metros, especialmente na maré baixa. Pode ser um ponto para o mergulho de batismo, desde que as correntezas estejam favoráveis.
4. Quebramar Sul
A profundidade do local varia entre 5 a 12 metros. Faz parte da proteção a acostagem do Porto de Salvador, assim como o Quebramar Norte. No entanto, estamos falando de um molhe de 920 metros de extensão, onde uma extremidade está em terra e outra em mar.
Por aqui, é possível avistar muitas espécies de corais e peixes, como Maria Preta e Salema.
5. Falha do Cretino
A Falha do Cretino é uma área bem grande, que abrange desde o canal de entrada da Baía até a Barra do Paraguaçu.
A distância para chegar até lá partindo do Porto de Salvador é de três milhas náuticas, o que equivale a aproximadamente 15 minutos de navegação, a depender do clima e das condições do mar.
Não é uma área indicada para iniciantes, pois é muito fácil perder a referência do fundo, o que pode ser muito perigoso até para os mais experientes. O canal mais profundo tem mais de 40 metros, enquanto a média de profundidade é de 20 metros.
É um lugar que exige controle de tempo e consumo.
6. Porto da Barra
A área do Porto da Barra é perfeita para o mergulho na capital baiana, sendo também uma região indicada para iniciantes ou para aqueles que desejam começar com o snorkel, já que as águas são claras e calmas.
A maioria dos mergulhadores parte diretamente da praia, indo até profundidades variadas, onde é possível enxergar espécies diferentes de corais.
No local, existem algumas operadoras que oferecem ótimas aulas de mergulho em Salvador, desde batismo até cursos básicos e mais aprofundados.
7. Corais de Ondina
Os Corais de Ondina também são conhecidos como "jardins", sendo uma área de aproximadamente 200 metros quadrados, com fundo rochoso, corais e cardumes de peixes. Tem visibilidade de 25 metros, sendo que a profundidade do mergulho pode variar entre 10 a 16 metros.
Normalmente, a atividade começa em Ondina e termina próximo ao Cristo, no bairro da Barra, isso quando existe correnteza.
8. Rebocador do Rio Vermelho
Fica a cerca de 500 metros do litoral do bairro Rio Vermelho. Trata-se de um naufrágio, sendo um ponto perfeito para o mergulho com cilindro em Salvador, pois apresenta um pouco da história dos anos de 1970.
Segundo os depoimentos, o rebocador se chamava Cobra e afundou devido ao mau tempo. Agora está em uma profundidade entre 12 a 14 metros, apoiado em um banco de areia.
9. Banco da Panela
Por último, mas não menos interessante, o Banco da Panela é um ponto de mergulho em Salvador que se trata de um banco de areia. Fica a aproximadamente a 10 metros de profundidade e a cerca de 1000 metros à frente do Porto de Salvador, o que garante facilidade para os passeios.
Cabe destacar que é um dos maiores sítios arqueológicos embaixo d’água do Brasil, sendo uma área de preservação, o que impede a retirada de qualquer peça que esteja no fundo do mar.
Aproveite sua viagem para desfrutar do mergulho em Salvador
Como você notou, não faltam opções de lugares para mergulhar em Salvador. Por isso, se você pretende viajar para a região, vale a pena separar em seu roteiro um momento para desfrutar da possibilidade, já que alguns pontos são perfeitos, inclusive, para quem precisa fazer o mergulho de batismo.
O maior benefício de escolher a capital baiana para mergulhar é que lá, na maioria das vezes, as águas são quentes e claras.
Agora que você descobriu os melhores pontos de mergulho em Salvador, conheça também os 4 melhores destinos para mergulhar na Bahia, para que sua viagem sub seja ainda mais completa!
