Postado dia 31/08/24 | 3min. de leitura
Mochila de ataque: saiba como escolher a sua
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Para falarmos de mochila de ataque, primeiro é preciso compreender que mochila é essa e qual a sua função em uma trilha, seja um hiking ou um trekking.
Entendendo a diferença entre os dois estilos de trilhas citados acima, ficará mais fácil compreender a importância deste equipamento durante sua viagem de aventura. Assim sendo, saiba porque a mochila de ataque é tão importante para o seu planejamento de viagem.
O que é o hiking?
O hiking é um termo utilizado para trilhas de um único dia e que normalmente vão e retornam pelo mesmo percurso. Assim sendo, não há necessidade de utilizar grandes mochilas e transportar equipamentos de camping, tampouco grandes cargas em alimentos e água.
Daí a necessidade de se utilizar uma mochila menor, que não necessite de mais que 40 litros. Essas mochilas são conhecidas como mochilas de ataque. E para entender o motivo deste nome, leia o próximo tópico!
O que é o trekking?
Diferente do hiking, o trekking é uma trilha longa composta por um ou mais pernoites selvagens, que exige a utilização de uma mochila cargueira de tamanho suficiente para transportar tudo o que for necessário para a viagem. E aí incluímos todos os equipamentos de camping, alimentação, farmácia etc.
Sendo assim, para os dias em que a trilha for bate-volta a partir do acampamento para uma cachoeira, por exemplo, surge a necessidade de levar apenas uma mochila de ataque e tornar a trilha mais leve.
Mochila de ataque, o que é?
Uma mochila de ataque é um equipamento ergonômico que permite levar apenas o necessário, facilitando o deslocamento até o ponto escolhido. Esse tipo de mochila varia entre 5 e 30 litros, tamanho suficiente para transportar um lanche básico, pouca água, uma muda de roupas e alguns equipamentos eletrônicos, por exemplo.
Como escolher uma mochila de ataque?
Também conhecida como “mochila de hiking”, a mochila de ataque deve ser escolhida conforme o local e o estilo de trilhas onde será utilizada. Para saber o melhor tamanho, é preciso entender o que será necessário transportar.
Em trilhas pelas chapadas e serras do Brasil, basicamente se leva água, casaco corta-vento impermeável (anorak), comida para um dia e pequena farmácia de primeiros socorros. Assim sendo, uma mochila de até 30 litros suprirá suas necessidades.
No caso de uma viagem internacional para locais de montanha, frio intenso e neve, indicamos que escolha uma mochila um pouco maior de até 40 litros, para que seja capaz de transportar roupas mais volumosas que lhe garantam aquecimento nos momentos mais frios.
Quais as melhores mochilas de ataque do mercado?
Uma coisa é certa, não tenha pena de investir seu dinheiro em mochilas de trilhas, seja a cargueira ou mesmo a de ataque. Não dá nem para imaginar a situação de ficar na mão com uma mochila estourada no meio de um trekking ou um hiking distante, realmente pode ser um perrengue grande.
Assim sendo, as marcas mais indicadas são as desenvolvidas por empresas especialistas em trilhas, com produtos compostos por elementos de alta resistência e amplamente testadas nas mais extremas condições. São elas: Deuter, Curtlo, Thule, Ferrino, Osprey, NTK, Quechua e Trilhas e Rumos.
Agora que você já sabe as principais informações sobre a mochila de ataque, conheça as 8 melhores trilhas da Chapada Diamantina e estreie a sua nova mochila no paraíso do trekking brasileiro!