Postado dia 07/06/24 | 4min. de leitura
Planejamento de viagem: como se organizar do zero
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Fazer um bom planejamento de viagem pode parecer uma tarefa difícil para muitas pessoas, principalmente quando é preciso começar do zero.
Mas, acredite: tudo é realmente muito mais simples do que parece.
Então, se você está com vontade de viajar, mas ainda não sabe ao certo como dar o primeiro passo e começar a se planejar, aceite a nossa sugestão de ler o conteúdo a seguir até o final. Temos certeza de que ele servirá como um verdadeiro guia para que seus planos saiam do papel.
Vamos começar?
Boa leitura!
5 dicas de como fazer seu planejamento de viagem
Criar um planejamento de viagem passo a passo se torna algo descomplicado quando se é dada a devida atenção aos pontos que realmente importam dentro desse processo.
Ou seja: é preciso que você tenha foco e coloque seus esforços naquilo que realmente fará a diferença em sua viagem.
E, dentro desse contexto, são estas as dicas que deverão ser seguidas:
1. Comece analisando seu financeiro
Grandes são as chances de que você tenha vontade de conhecer o mundo todo, mas esteja com o orçamento apertado.
Logo, escolher destinos para visitar com pouco dinheiro pode ser a melhor opção, o que não significa que a viagem não será memorável. Afinal, existem centenas de lugares que atendem a todos os bolsos e são belíssimos.
2. Escolha o destino que mais combina com seu estilo
Já sabendo quanto poderá gastar, será hora de finalmente escolher o destino que irá conhecer. Para facilitar essa missão, nada melhor do que considerar o seu estilo e a sua personalidade.
Se é uma pessoa mais baladeira, se prefere contato com a natureza, se preza mais por uma gastronomia diferente... Apenas lembre-se de pesquisar bastante sobre o destino e se planejar para viajar com segurança, combinado?
3. Pense na bagagem já considerando o seu roteiro
Quantos dias você ficará no destino escolhido? Como estará o clima na época da viagem e o que exatamente você pretende fazer em cada dia?
Sim, são muitas perguntas, mas todas elas necessárias para que seja montada a mala perfeita.
Se sua escolha for um destino litorâneo, por exemplo, será preciso não esquecer de levar os itens de praia e, ainda, os que serão usados nos passeios que não incluírem necessariamente o mar e a areia.
4. Analise as burocracias relacionadas ao destino escolhido
Este é aquele tipo de dica que deve ser seguida à risca em qualquer planejamento de viagem, uma vez que, se for ignorada, pode colocar tudo a perder.
Já imaginou ser impedido de entrar em um país por não ter tirado o visto, ou por não estar portando o comprovante de alguma vacina?
Isso, claro, é apenas um exemplo do que pode acontecer, uma vez que até mesmo as viagens podem estar atreladas a burocracias diversas, e respeitá-las é essencial para curtir cada momento com tranquilidade.
5. Faça suas reservas a tempo
E é claro que não podemos esquecer a etapa de fazer todas as reservas que farão parte da viagem.
Se você tem um mês de férias e quer aproveitar esse período fazendo turismo na Bahia, por exemplo, deverá reservar:
Passagem aérea, a depender do local de onde sua aventura irá começar.
Um carro de aluguel, passagens de ônibus e/ou um serviço de transfer.
Os passeios pagos que irá fazer.
Quartos em hotéis, pousadas ou outras hospedagens presentes nos destinos pelos quais irá passar.
Até mesmo reservas em restaurantes podem ser necessárias, a fim de evitar imprevistos. Então, cuide de tudo isso antes mesmo de fechar a mala, a fim de que possa ficar livre de preocupações e ter a certeza de que todas as etapas do seu roteiro sairão do papel como esperado.
Aplicativos que podem te ajudar a planejar sua viagem do zero
Por meio dos parágrafos acima, é possível notar que fazer o planejamento de uma viagem começando do zero realmente não é difícil, desde que se tenha um passo a passo lógico a ser seguido e, também, desde que cada um desses passos receba a devida atenção.
E, agora, uma ótima notícia: existem diversos aplicativos que podem te ajudar a tornar todo esse processo ainda mais fácil.
Anote 10 exemplos e pesquise sobre eles quando for começar a se planejar:
1. Tripadvisor (reúne avaliações e fotos dos viajantes, entre outras funcionalidades);
2. AirBnb (para reserva de hospedagens que fujam do comum, como casas de temporada e cabanas);
3. Booking (para a reserva de pousadas, resorts, hotéis, hostels e casas de temporada, por exemplo);
4. Tripsapp (voltado para a criação de roteiros de forma mais automatizada);
5. Skyscanner (pensado para quem sempre quer encontrar os melhores preços em passagens aéreas, hospedagens e outros serviços);
6. Google Maps (ideal para explorar os destinos com mais facilidade e organizar rotas);
7. Uber (permite saber o preço de corridas pelo app em inúmeras partes do mundo, sem precisar criar outro perfil);
8. Google Tradutor (costuma ser o “braço direito” de quem precisa se comunicar em um idioma no qual não possui fluência);
9. Waze (também voltado para a administração de rotas, principalmente para quem viaja de carro);
10. Kayak (é um verdadeiro agregador de serviços, permitindo adiantar boa parte do planejamento em poucos cliques).
Ou seja: no mercado do turismo, não faltam ótimos parceiros tecnológicos de organização para que sua viagem seja perfeita em todos os detalhes.
Ideias de destinos que podem fazer parte desse planejamento
Agora, uma afirmação que definitivamente não é exagerada: mesmo seguindo todas as dicas possíveis na hora de se planejar, a escolha pelo destino ideal pode ser a etapa que mais irá demandar tempo, por conta das centenas de opções que existem nesse sentido.
Independentemente de qual seja o seu estilo e de qual seja a sua personalidade, esta será a realidade: o momento de decidir para onde ir exigirá uma boa reflexão.
E nós, da Bahia Terra Turismo, desejamos que você consiga “cair na estrada” o quanto antes, colocando todas as dicas de planejamento de viagem que demos em prática. Por isso, nossa última sugestão é que você considere começar viajando pelo Nordeste nos meses certos, pois essa certamente será uma experiência positiva a ser lembrada pelo resto da vida.