Postado dia 13/07/24 | 4min. de leitura
Mogiquiçaba na Bahia: muito mais do que surf
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O pequeno vilarejo de Mogiquiçaba na Bahia é famoso pelas praias com ondas fortes e perfeitas que atraem surfistas de todo o estado, principalmente os que moram na Costa do Descobrimento, trecho mais ao sul do litoral baiano conhecido pelo mar calmo e transparente.
O povoado de Mogiquiçaba é distrito da cidade de Belmonte, na fronteira sul da Costa do Cacau, e possui recantos naturais lindíssimos e pouco conhecidos pelo grande público. A exemplo do lindo Rio Preto e sua foz, dos redutos de manguezais que proporcionam vasta biodiversidade e paisagens sensíveis, além de quilômetros de praias desertas, repletas de coqueirais intactos e de rara beleza.
Neste artigo você vai conhecer sobre os encantos de Mogiquiçaba, um lugarejo especial para os apreciadores da natureza. Fique conosco até o final do texto!
O povoado de Mogiquiçaba
Mogiquiçaba significa “pouso do rio das cobras”, provavelmente em alusão ao formato do Rio Preto, repleto de curvas que seguem margeando o litoral. Este lindo rio também é conhecido como Sucuruiuba, que em “tupi” significa “serpente amarela”.
E falando em tupi, antes da chegada dos portugueses a região era habitada pelos tupiniquins, mas havia a presença dos seus inimigos naturais, os aimorés, também conhecidos como botocudos.
Sabe-se muito pouco sobre a origem do povoado, o que provavelmente se deu com a chegada de escravizados aquilombados ou ex-escravizados libertos após a Lei Áurea. Hoje, o antigo povoado de pescadores perdeu sua característica de pesca, mas preserva muito do estilo de vida pacato, com povo tranquilo e sorridente.
A praia de Mogiquiçaba
O povoado de Mogiquiçaba está separado do mar pelos últimos metros do Rio Preto, que sinuosamente conduz suas águas até a foz à direita da vila.
A Praia de Mogiquiçaba pode ser dividida em partes, sendo a central com ondas fortes e formação de recifes de corais que aparecem na maré baixa. É a única parte do litoral de Mogiquiçaba que oferece barracas de praia, onde se pode comer um peixinho frito ou uma boa moqueca à beira-mar.
Ao norte, são aproximadamente 7 km desertos até o terminal marítimo da indústria Veracel, região repleta de lindos coqueirais e muito convidativa para belas caminhadas.
O lado sul do litoral de Mogiquiçaba inicia na Barra do Rio Preto, um lagamar belíssimo com prainhas de água doce formadas na maré baixa e cercadas por manguezal imponente. De lá até a Praia de Guaiú, que pertence à cidade vizinha de Santa Cruz Cabrália, são 6 km de praias intocadas e vegetação preservada. Ou seja, Mogiquiçaba é um verdadeiro paraíso, onde a natureza oferece muitos encantos!
Onde surfar em Mogiquiçaba
Da praia central até o terminal marítimo da Veracel, 7 km ao norte, rolam excelentes ondas no melhor estilo beach break (fundo de areia).
Os melhores swells acontecem no quadrante Leste, mas grandes ondulações de sudeste também são bem-vindas por lá. As ondas ficam tubulares na maré baixa e mais cheias e longas para manobras na maré cheia.
O lindo Rio Preto
Poucos trechos do litoral brasileiro possuem praias com rios que correm por longos quilômetros paralelos ao mar. Essa característica foi percebida pelos tupiniquins há muitos anos, que observando o formato sinuoso do rio, deram à região o nome de Mogiquiçaba.
Pois bem, esse rio oferece cenários incríveis, com diversas prainhas de areia e paisagens paradisíacas em meio a mangues e coqueiros posicionados literalmente nas costas da praia. E o melhor: pode ser explorado através de passeios em pequenas lanchas!
Passeios náuticos em Mogiquiçaba
Você não pode perder a oportunidade de explorar as maravilhas do Rio Preto, uma vez que estiver passando pela região de Mogiquiçaba. O Canto Náutico, liderado por Guilherme e Mariela, oferece diversos passeios no estilo bate-volta que oportunizam turistas a conhecerem as belezas naturais do Rio Preto e suas incríveis prainhas.
Então, prepare-se para dias maravilhosos repletos de banhos deliciosos e muita contemplação, experiências inspiradoras e de pura renovação!
O Restaurante Xauá
Existe um paraíso dentro do paraíso de Mogiquiçaba que mescla natureza, atividades a remo, como SUP e caiaque, passeio de lancha pelo Rio Preto e gastronomia. É o maravilhoso Restaurante Xauá, localizado a aproximadamente 4 km ao norte do povoado de Mogiquiçaba.
Um lugar mágico, localizado em frente a uma linda prainha do Rio Preto e com ótima infraestrutura, além de cardápio fino e pratos genuínos desenvolvidos pelo premiado Chef Gilmar Bittencourt. O restaurante ainda oferece pranchas de SUP e caiaques para que seus clientes aproveitem ao máximo as belezas do Rio Preto.
Existe um passeio bate-volta de Porto Seguro para o Restaurante Xauá que engloba passeio de lancha no Rio Preto com parada um uma das suas lindas prainhas e 5 longas horas de permanência no maravilhoso restaurante. Simplesmente imperdível!
Onde se hospedar em Mogiquiçaba
O pequeno povoado de Mogiquiçaba possui apenas uma hospedagem, é a Pousada do Monge, tão bela quanto o lugar onde está instalada. Com ótima estrutura, piscina, quartos climatizados, área de lazer e excelente café da manhã, é uma ótima opção para que você possa desfrutar de Mogiquiçaba com tranquilidade.
Se você for no período de alta temporada, procure realizar sua reserva com antecedência, já que sendo única, costuma lotar facilmente nesse período e também nos grandes feriados do ano.
Como chegar a Mogiquiçaba
Mogiquiçaba está 28 km ao sul de Belmonte e 48 km ao norte de Porto Seguro. A maneira mais fácil e confortável de chegar até lá é contratando um transfer desde Porto Seguro, tanto a partir do aeroporto como do hotel onde você estiver hospedado.
A viagem é tranquila e ainda realiza a linda travessia do Rio João de Tiba em Santa Cruz Cabrália, durando 1h30min no total.
Agora que já conhece Mogiquiçaba, amplie um pouco seu roteiro e conheça Belmonte, cidade histórica banhada pelo magnífico Rio Jequitinhonha, um dos rios mais importantes do litoral baiano e riquíssimo em paisagens extraordinárias!