Postado dia 05/07/24 | 5min. de leitura
Nova Viçosa: o que fazer e dicas importantes
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Se você é daqueles apaixonados pela Bahia, que já acumula um tanto de viagens para lá e busca neste estado maravilhoso um novo destino, precisa descobrir os encantos da cidade de Nova Viçosa, localizada na Costa das Baleias.
Além de estar bem próxima de diversos destinos fantásticos como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos e Prado, por exemplo, a cidade possui praias de águas calmas excelentes para o banho, além de ótima infraestrutura em barracas que servem o que há de melhor na gastronomia baiana.
Nova Viçosa também possui alguns monumentos históricos de relevante interesse arquitetônico, a exemplo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, da Casa de Câmara e Cadeia, da Estação Ferroviária de Helvécia e do Sobrado do Porto.
Outro ponto a favor da cidade, é a sua linda hidrografia, composta pelos rios Maroba, Pau Alto e Peruípe, sendo este último o mais importante, ao encontrar no mar de Nova Viçosa a sua foz.
Assim sendo, é uma cidade pesqueira repleta de embarcações artesanais que dão um ar charmoso ao seu porto, onde acontecem alguns dos mais importantes movimentos culturais da cidade.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o que fazer em Nova Viçosa? Continue conosco e descubra esse importante destino turístico baiano!
Nova Viçosa e sua história
Nova Viçosa faz parte de uma região que foi palco dos primeiros contatos entre portugueses e povos indígenas a partir de 1500. Sabe-se que alguns poucos séculos antes da colonização, os tupis expulsaram da costa diversas etnias do tronco linguístico macro-jê, mas os bravos aimorés nunca se deram por vencidos, sendo um povo muito presente no extremo sul da Bahia.
Especificamente em Nova Viçosa, os aimorés eram maioria quando os primeiros colonos portugueses chegaram oriundos da vila de Caravelas no início do séc. XVIII, onde fundaram a povoação de Campinho, às margens do Rio Peruípe.
No local onde existia uma aldeia indígena, João Domingos Monteiro mandou erigir uma tosca capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, no meio de uma praça recém aberta e ao lado das primeiras habitações que se enfileiravam ao longo do rio.
Em 1768, o povoado de Campinho do Peruípe foi elevado à categoria de vila, sendo seu território demarcado no ano seguinte. Por instrução do rei de Portugal, os nomes das povoações oriundos de idiomas indígenas deveriam ser substituídos e o povoado de Campinho do Peruípe passou a se chamar Vila Viçosa.
A partir de 1786, a Vila Viçosa passou a plantar café, tendo sido a primeira a empreender tal cultivo em todo o território baiano. Mas a vila também cultivava arroz, feijão, milho, cana de açúcar, mandioca e algodão, tudo em pequena quantidade e apenas para subsistência.
O isolamento da Vila Viçosa em relação aos grandes centros urbanos (Salvador e Rio de Janeiro) ocasionou sua decadência a partir de 1853, mesmo após inaugurada a linha férrea entre Salvador e São José do Peruípe, onde foi instalada a Estação Ferroviária de Helvécia.
Emoldurada por densas matas recheadas de indígenas guerreiros, a Vila Viçosa adentrou no séc. XX sem relevante participação econômica para a incipiente República, encontrando alguma prosperidade apenas a partir de 1950, com a pesca e o processamento da madeira.
As praias de Nova Viçosa
Devido à presença dos já citados rios que compõem sua hidrografia, o mar de Nova Viçosa não é cristalino como de costume no litoral baiano, sendo marcado pelos tons entre marrom e mel claro.
A ausência de ondas torna as praias de Nova Viçosa um verdadeiro balneário, além de paisagens desertas com vegetação de restinga preservada.
Vamos conhecer as principais praias do seu litoral?
Praia do Pontal da Barra: é a praia onde o Rio Peruípe se encontra com o mar, localizada bem próxima ao centro da cidade. No local, há pequenas embarcações de pesca, trechos de bonita vegetação e uma paisagem exótica que marca a geografia da cidade.
Praia do Lugar Comum: é a primeira praia no sentido sul e logo após a Praia do Pontal da Barra. Possui boas barracas, lindos coqueirais e mar manso, sendo a mais frequentada da cidade por seus habitantes e turistas.
Praia do Pau Fincado: também parte do perímetro urbano, possui características semelhantes à Praia do Lugar Comum, com a presença de barracas muito bem estruturadas, venda de artesanatos em madeira e mar calmo excelente para o banho. O lugar é perfeito para passar um dia com a família!
Praia do Sabacuí: a 2 km do centro da cidade, é a praia mais bonita e preservada de Nova Viçosa. Possui areia clara e fina, vegetação de restinga com coqueiros, algumas poucas e rústicas barracas que só funcionam no verão e mar manso, sendo ponto de desova de tartarugas marinhas.
A Ilha de Coroa Vermelha
Bem próxima do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Nova Viçosa também possui seu tesouro de águas cristalinas. Trata-se da fantástica Ilha de Coroa Vermelha, localizada a aproximadamente 20 km da costa. Suas águas azul-esverdeadas e cristalinas oferecem piscinas naturais incríveis na maré baixa, que circundam a redonda ilha e seu enigmático farol.
O local é um verdadeiro reduto natural de aves oceânicas e diversas espécies marinhas como peixes coloridos, tartarugas e estrelas do mar, além de crustáceos e moluscos. Para quem está hospedado em Nova Viçosa, tirar um dia inteiro para aproveitar a Coroa Vermelha é imprescindível!
A Ilha de Barra Velha
Imersa no Rio Peruípe, a Ilha de Barra Velha proporciona um lindo encontro com a biodiversidade fluvial de Nova Viçosa. A apenas 15 minutos de lancha a partir do porto da cidade, a ilha é um reduto de manguezais, restinga e Mata Atlântica, além de repouso de pássaros exóticos e rica fauna marinha.
Um passeio especial para os amantes da natureza dispostos a caminhadas por lindas trilhas em meio a paisagens desertas.
Infraestrutura de Nova Viçosa
A cidade de Nova Viçosa possui ótima infraestrutura hoteleira, dispondo de boas pousadas e hotéis, tanto na região do centro da cidade como ao longo da sua orla marítima. Destaque para as charmosas pousadas Recanto dos Corais e Ilhas do Sol, que oferecem hospedagens completas e muito agradáveis.
Quanto aos melhores estabelecimentos para comer bem, vale muito a pena degustar a gastronomia do tradicional Restaurante Dois Dois, situado no centro histórico da cidade e bem pertinho do porto. Um lugar especial para os que curtem associar culinária, cultura e história, sendo o restaurante um dos mais premiados da região em se tratando de concursos gastronômicos.
Com estilo mais moderno, o Tôa Tôa Restaurante e Pizzaria é point em Nova Viçosa, sendo especialista em picanha na chapa e pizzas, além de sushi e muitas outras opções à la carte. O restaurante sempre proporciona música ao vivo e é uma ótima pedida para curtir a noite na cidade.
Certamente, com todas essas dicas, você já sabe o que fazer em Nova Viçosa e poderá aproveitar seu passeio para esse destino, muito bem.
Como chegar a Nova Viçosa
A cidade está localizada 323 km ao sul do aeroporto de Porto Seguro e a 103 km do aeroporto de Teixeira de Freitas. Seja qual for seu aeroporto de desembarque, uma ótima opção para chegar é contratando um transfer, que de maneira segura e confortável lhe conduzirá até Nova Viçosa.
Agora que conhece Nova Viçosa e se estiver a fim de esticar um pouquinho sua viagem, leia o próximo post para conhecer também a maravilhosa cidade de Caravelas, reduto de história, cultura, natureza e ponto de partida para o fantástico Arquipélago de Abrolhos!