top of page
Parque da Muritiba: 6 atrativos do local

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Parque da Muritiba: 6 atrativos do local

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Parque da Muritiba, entre tantas atrações incríveis da Chapada Diamantina, é uma opção muito interessante em uma das cidades mais visitadas da área: Lençóis. Por ser um passeio prático, versátil e fácil, a maioria das pessoas que visitam a região, tiram ao menos metade do dia para conhecer o local e fazer belos registros.


Para quem imagina que o turismo de aventura necessita de muita disposição e preparo, esta também se torna uma ótima opção para você que quer iniciar as primeiras experiências nas trilhas em meio a natureza.

Então, devido a todos esses benefícios, vale a pena continuar a leitura e descobrir mais sobre esse paraíso, você não acha?

Como chegar até o Parque da Muritiba e quais são suas características

Para chegar até o Parque da Muritiba, na Chapada Diamantina, você precisa chegar até o município de Lençóis, um dos mais de 20 que compõem a área. O local apresenta uma ótima infraestrutura, com bons restaurantes e pousadas para o descanso do turista.

É relativamente simples ir até o parque, pois este fica bem próximo do centro da cidade, sendo possível chegar até a área de carro ou por meio de uma deliciosa caminhada.

Ao todo, o percurso que contempla todas as atrações do Parque da Muritiba tem aproximadamente 5,5 km de extensão, o que pode fazer com que o passeio dure um dia inteiro entre visitas a poços e cachoeiras.

No entanto, algumas pessoas não sobem as montanhas, onde ficam a Cachoeira da Primavera e o Mirante do Parque da Muritiba. Em todo o caso, se você deseja fazer o tour completo, vale a pena contratar um passeio ou um profissional para seguir a trilha correta em todo o percurso.

Conheça as principais atrações do Parque da Muritiba, Chapada Diamantina

A beleza do Parque Municipal da Muritiba é realmente as atrações naturais que compõem todo o trajeto. Mesmo que você não queira separar um dia todo para fazer o percurso completo, ainda assim, as primeiras atrações, como o Serrano, a Cachoeirinha e o Salão de Areias Coloridas, compensam a visitação. Saiba mais nos tópicos abaixo.

1. Rio Serrano e piscinas naturais

Um dos principais atrativos do Parque da Muritiba é o Serrano, uma área que oferece piscinas naturais que são deliciosas para o banho. Segundo informações, as formações geológicas têm mais de 1 bilhão de anos, sendo este um local preservado que garante uma experiência incrível aos visitantes.

Em resumo, o terreno se assemelha à lua, onde toda a área tem dezenas de buracos. O solo é feito de pedras, com coloração acinzentada.

As corredeiras que passam na região do Serrano formam uma mini cascata, sendo que esta pode oferecer uma pressão d'água muito agradável nas épocas de chuva, o que funciona como uma massagem para os banhistas. É preciso apenas ter cuidado onde entrar, pois alguns buracos são fundos e podem ser perigosos para quem não sabe nadar.

2. Cachoeira da Primavera

A Cachoeira da Primavera nem sempre é visitada por todos os turistas que vão até o Parque da Muritiba, na Chapada Diamantina. Afinal, nem todos desejam contratar um guia, o que pode tornar o passeio mais arriscado, visto que as trilhas não são bem marcadas.

Quem pretende conhecer a maravilha natural com acompanhamento de um profissional, precisa se preparar para enfrentar algumas subidas e descidas. Além disso, deve estar disposto a fazer a travessia de um pequeno trecho com correnteza.

A queda d'água tem altura de 4 metros e o poço tem profundidade de 2,5 metros. As águas, assim como em outros pontos da região, são avermelhadas.

3. Poço Halley

O Poço Halley, conhecido também como Cachoeira Halley, é um espaço com águas escuras, sendo alguns pontos de águas mais claras. O local é cercado por pedras, sendo necessário utilizar calçados apropriados para chegar próximo à água.

Por ser um poço raso na maioria dos pontos, muitas pessoas preferem se aventurar a entrar na água neste poço, já que traz mais segurança. Mas, assim como em outros locais, as pedras podem ser escorregadias, sendo necessário ter cautela.

E fica aqui uma curiosidade: a área tem esse nome devido à aparição do Cometa Halley em 1986.

4. Salão de Areias Coloridas

Uma das atrações mais interessantes e diferentes da região é o Salão de Areias Coloridas, que fica bem próximo ao primeiro lugar que destacamos. O local conta com paredões rochosos com formações distintas, sendo possível encontrar rochas e areias em diferentes tonalidades.

Por ser uma área protegida ambientalmente, hoje em dia não é possível extrair nenhuma substância natural do lugar.

5. Cachoeirinha

Essa área fica bem próxima ao Serrano, sendo relativamente simples chegar até ela. Basicamente, o poço é um dos mais atrativos para o banho, pois tem uma água mais clara do que normalmente o restante das cachoeiras.

A queda d'água tem aproximadamente 4 metros, sendo um ótimo local para descansar antes de seguir a trilha para pontos mais distantes.

6. Mirante do Parque da Muritiba

Por fim, a última atração da trilha do Parque da Muritiba é o Mirante: um espaço dedicado à apreciação de toda a natureza ao redor.

Muitas pessoas deixam de fazer o passeio devido à dificuldade da trilha que, em alguns pontos. É uma trilha que pode resultar um pouco complicada para quem não tem experiência e nem condicionamento físico.

No entanto, vale a pena chegar até lá, já que do ponto é possível apreciar toda a área de montanhas que cercam o município de Lençóis.

Planeje a sua viagem para o Parque Municipal da Muritiba

Ao longo deste texto, você pôde notar que algumas das atrações da Chapada Diamantina são bem variadas, sendo possível encontrar desde as opções para os mais aventureiros e corajosos, até as opções mais simples.

O Parque da Muritiba tem essa vantagem, podendo ser aproveitado por todos os públicos, oferecendo entrada gratuita. Por isso, certamente é uma ótima escolha para sua viagem até a região!

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá conhecer detalhes sobre as melhores cachoeiras da Chapada Diamantina para se banhar e aproveitar.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page