top of page
3 passeios para as ilhas de Camamu desde Barra Grande

Postado dia 10/12/24 | 5min. de leitura

3 passeios para as ilhas de Camamu desde Barra Grande

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Vila de Barra Grande é um dos destinos mais procurados na Bahia em razão da sua geografia fascinante. Localizada na extremidade da Península de Maraú, ela é banhada pelo mar de fora, com quilômetros de praias recheadas de piscinas naturais e vegetação preservada. O destino ainda conta com o maravilhoso mar de dentro, onde é possível realizar passeios para as ilhas da Baía de Camamu.

Neste artigo, vamos conhecer esses passeios a fundo, seus roteiros repletos de ilhas, rio, mangues e a impressionante Cachoeira Tremembé, continue conosco!

A paradisíaca Ilha do Goió na Baía de Camamu Barra Grande
A paradisíaca Ilha do Goió na Baía de Camamu - Barra Grande

Opções de passeios para as ilhas de Camamu

A Baía de Camamu é a terceira maior do Brasil e realmente impressiona pela sua beleza e estado de conservação. Um verdadeiro paraíso que pode ser desvendado através de 3 opções de passeios embarcados e que duram um dia inteiro. 

Os três visitam as principais ilhas que destacamos no primeiro tópico abaixo, mas possuem algumas diferenças entre si que você deve saber, confira:

1. Passeio de lancha pelas Ilhas da Baía de Camamu e a Cachoeira do Tremembé

Passeio de lancha pelas ilhas da Baía de Camamu
Passeio de lancha pelas ilhas da Baía de Camamu

O Passeio de lancha pelas Ilhas de Camamu e a Cachoeira do Tremembé é o mais completo realizado na Baía de Camamu. A lancha navega até praticamente todas as suas ilhas, com paradas especiais nas praias mais deslumbrantes de cada uma delas. 

Há tempo suficiente para que os turistas possam caminhar e desfrutar de banhos maravilhosos nas águas mansas dessa imensa baía.

Mas o que realmente diferencia este passeio dos outros é que ele é o único dos três que mergulha pelos túneis de manguezal e chega até a maravilhosa Cachoeira do Tremembé. Também visita a cidade histórica de Maraú, sede de toda a Península de Maraú e da qual Barra Grande é distrito.

O passeio tem saída no Terminal Marítimo de Barra Grande, o mesmo em que os turistas chegam e saem. Assim sendo, segue seu roteiro detalhadamente:

Ilha do Goió

Prainha paradisíaca na Ilha do Goió
Prainha paradisíaca na Ilha do Goió

Uma das ilhas mais bonitas da Baía de Camamu, a Ilha do Goió possui uma extremidade arredondada, mais parecendo uma ilha da Polinésia, com lindos coqueiros debruçados sobre o mar cristalino. 

É neste cenário deslumbrante que o passeio realiza a parada, permitindo aos visitantes desfrutarem de banhos maravilhosos, mas também o tempo necessário para uma caminhada especial por sua principal praia, descortinando cenários dignos de quadros. 

Um dos pontos mais bonitos se revela no final da praia, quando alguns pequenos coqueiros isolados dão ar ainda mais pitoresco ao incrível cenário de paraíso perdido.

Ilha da Pedra Furada

Certamente é a ilha mais “pirata” da Baía de Camamu, sendo pequenina e de baixo relevo, cercada por corais, pedras e um banco de areia lindíssimo que proporciona fotos sensacionais. 

Banco de areia Ilha da Pedra Furada Baía de Camamu Barra Grande
A Ilha da Pedra Furada é a mais pirata das ilhas na Baía de Camamu - Barra Grande

A parada na Ilha da Pedra Furada permite ao turista um passeio especial pela mesma, sendo possível uma volta completa nela e também realizar trilhas em seu interior. E seu nome deriva de uma grande pedra oca que está localizada de frente para o mar, paisagem charmosa e cartão postal de Barra Grande.

Quanto ao conceito “pirata”, não é para menos, já que a Baía de Camamu foi amplamente visitada por naus, caravelas e galeões europeus desde os primórdios da colonização portuguesa no Brasil. 

Portanto, não é impossível que tenha por lá um verdadeiro tesouro pirata enterrado, pelo menos a Ilha da Pedra Furada possui nome e formato geográfico perfeitos para tal, mais parecendo ter saído dos antigos mapas de tesouro da literatura infantil.

Ilha Grande

Praia deserta Ilha Grande Baía de Camamu Barra Grande
Visual incrível da Ilha Grande na Baía de Camamu - Barra Grande

A chegada nessa ilha é triunfal, com a lancha passando por grandes pedras expostas na praia principal, que diga-se de passagem, é belíssima! Um grande morro se debruça sobre o mar, oferecendo mirantes incríveis que desnudam a praia maravilhosamente, bastando ao turista um pouco do senso de aventura para encontrar as melhores trilhas e ângulos.

Há uma casinha abandonada no canto direito da praia no sentido de quem chega pelo mar, onde uma estradinha de terra emoldurada por lindos coqueiros e dendezeiros leva até a praia do outro lado da ilha, um passeio e tanto para quem quiser explorar.

No mais, o banho na Ilha Grande é um dos melhores, já que a praia onde ocorre o desembarque possui águas calmas e cristalinas.

Ilha do Sapinho

Local onde o passeio costuma parar para almoço, com desembarque em um píer super fotogênico de madeira, em meio a um lindo manguezal. 

Ilha do Campinho

Ilha do Campinho na Baía de Camamu
Ilha do Campinho na Baía de Camamu - Barra Grande

Repleta de coqueiros baixos, a Ilha do Campinho é um dos locais com água mais cristalina na Baía de Camamu, e uma passadinha por lá costuma encantar os turistas. Diferentemente das águas rasas da Ilha do Goió, o mar do Campinho é profundo e manso, proporcionando banhos ainda mais deliciosos. 

Um lugar tão especial que proporciona diversos redutos, bastando apenas escolher o seu para curtir momentos inesquecíveis por lá.

Cachoeira do Tremembé

Passeio lancha Cachoeira do Tremembé Baía de Camamu Barra Grande
Lancha posicionada para o banho dos turistas na Cachoeira do Tremembé

Exclusividade deste passeio, chegar de lancha na Cachoeira do Tremembé após visitar ilhas paradisíacas é algo genuíno, afinal de contas, raramente se vê uma oportunidade de unir praias paradisíacas com cachoeira em um mesmo passeio embarcado.

A lancha sai da grande Baía de Camamu e adentra em túneis estreitos de manguezal, gerando grande comoção e surpresa quando avista a magnífica cachoeira.

Outro destaque se dá pelo fato da lancha parar em frente à cachoeira, permitindo que os turistas tomem banho sentados na proa da embarcação, simplesmente sensacional.

Mata Atlântica Cachoeira do Tremembé Baía de Camamu Barra Grande
Mata Atlântica e banho maravilhoso no alto da Cachoeira do Tremembé - Barra Grande

Ainda há tempo para o desembarque e para subir o curso da cachoeira por uma pequena trilha na margem direita, que leva a poços que são verdadeiras banheiras naturais de hidromassagem. 

O momento é mágico, de pura contemplação da natureza esplêndida que a cerca, uma vegetação densa de Mata Atlântica preservada.

Ao sair da Cachoeira do Tremembé, a sensação é de paz, de energia recarregada e muita felicidade.

Maraú

Uma visita à cidade de Maraú é mais uma exclusividade deste passeio. Sua região era habitada por indígenas Mayrahu, quando em 1705 chegaram os padres capuchinhos com o objetivo de catequizá-los ao cristianismo. 

A cidade histórica permite uma visita à linda Igreja Matriz de São Sebastião, construída entre 1718 e 1739, além de uma bela caminhada por suas ruas de paralelepípedo.

2. Passeio de lancha pelas Ilhas de Camamu

Mar cristalino Ilha do Goió Baía de Camamu
A Ilha do Goió também é visitada no passeio de lancha pelas ilhas da Baía de Camamu

O Passeio de lancha pelas Ilhas paradisíacas da Baía de Camamu possui uma característica interessante, oferecendo uma variação importante para os turistas que desejam conhecer a Baía de Camamu e suas ilhas lindas.

O fato de não ir até a Cachoeira do Tremembé nem à cidade de Maraú, permite mais tempo livre para aproveitar as ilhas descritas no tópico anterior, sendo uma ótima opção para quem deseja apenas curtir suas lindas praias e permanecer mais tempo nelas. 

3. Passeio de escuna pelas 5 Ilhas da Baía de Camamu

O Passeio de escuna pelas 5 Ilhas da Baía de Camamu é o mais romântico dos três passeios pela Baía de Camamu aqui descritos. Isso se dá em razão da clássica embarcação de madeira, que lentamente vai singrando as águas e visitando as mais bonitas praias da região.

Escuna passeio Baía de Camamu
A escuna é uma embarcação clássica que ainda navega na Baía de Camamu

As ilhas visitadas são as que descrevemos no primeiro passeio de lancha. Quanto à embarcação, é belíssima, construída nos antiquíssimos estaleiros de Camamu. No passado, neles foram construídas naus, caravelas e galeões portugueses, com madeiras de lei extraídas da Mata Atlântica da região.

Se você gostou das sugestões dos passeios pelas ilhas de Camamu, reserve agora qualquer um deles com a Bahia Terra Turismo, uma agência especialista “em Bahia” e que desde 2006 atende milhares de turistas anualmente que guardam ótimas experiências.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page