top of page
10 praias rurais de Itacaré para desbravar nas férias

Postado dia 02/07/24 | 9min. de leitura

10 praias rurais de Itacaré para desbravar nas férias

0 comentário

0 curtida

0 visualização

De maneira geral, o conceito da palavra “rural” significa área mais afastada de um determinado centro urbano. E não aprofundando muito nos detalhes das suas características, quando falamos a respeito das praias rurais de Itacaré, queremos dizer exatamente que são as praias mais distantes da cidade, separadas por trilhas ou acessadas de carro por meio de estradas.

Bem, se tomarmos como referência que, quanto menos a humanidade intervém na natureza melhor, Itacaré é um verdadeiro paraíso, pois a maior parte das suas praias ainda se encontra em ótimas condições de conservação natural.

Natureza deslumbrante da Prainha em Itacaré
Natureza deslumbrante da Prainha em Itacaré

E para que você saiba exatamente quais são, onde estão e como se encontram essas maravilhosas prainhas envoltas de densa vegetação de Mata Atlântica, que escrevemos este artigo. Aprecie as próximas palavras, foram escritas com amor a este lugar incrível situado na Costa do Cacau!

10 praias rurais de Itacaré

É importante frisar que algumas dessas praias rurais de Itacaré estão interligadas entre si por trilhas, que hora costeiam por cima de rochas e morros, hora adentram na Mata Atlântica. Fique atento quanto às descrições de “como chegar”, pois deixamos bem mastigadinho o acesso a cada praia, de maneira a facilitar a exploração.

1. Praia do Siriaco

A Praia da Ribeira é a última localizada na área urbana e é de lá que sai uma trilha que leva a uma das mais secretas praias rurais de Itacaré

A secreta Praia do Siriaco em Itacaré
A secreta Praia do Siriaco em Itacaré

O que realmente impressiona, é que a Praia do Siriaco é muito pouco visitada por turistas e permanece praticamente deserta o ano inteiro. Algo contraditório, já que sua configuração geográfica é uma das mais bonitas da região. Sendo assim, fica a dica de uma atividade imperdível em Itacaré.

Ela possui a forma de uma ferradura e uma faixa de areia bem pequena, circundada por dois morros altos de Mata Atlântica fechada. Um lugar sagrado para quem busca paz e deseja se deliciar com os sons da natureza!

Como chegar à Praia do Siriaco

Por incrível que pareça, a Praia do Siriaco está a apenas 15 minutos de caminhada da Ribeira, sendo a primeira dentre as praias rurais da cidade, todas localizadas ao sul de Itacaré. Ao chegar na Ribeira, pergunte para qualquer morador local sobre onde inicia a trilha. 

Para ficar mais orientado, basta saber que estará atravessando um morro de mata até lá, com o mar sempre à sua esquerda.

2. Prainha ou Praia do Italiano

Foz de rio Prainha Itacaré
Riozinho no início da Prainha em paisagem espetacular - Itacaré

Antigamente, era conhecida como Praia do Italiano em razão de fazer parte de uma fazenda cuja propriedade era de um italiano. A Prainha possui tantos atributos incríveis reunidos em um mesmo ambiente, que não é nenhum exagero considerá-la entre as praias mais bonitas do Brasil!

Logo na chegada e ao sair de uma longa trilha de Mata Atlântica, o visitante se depara com um riozinho de água ferrosa que corre seu trecho final na areia do canto esquerdo. Nesse ponto, um morro alto, vertical, coberto de Mata Atlântica e lindos coqueiros em destaque se debruçam sobre o mar.

Ao avançar o olhar para o lado direito da praia, a visão do paraíso se consolida ao perceber a presença de um denso coqueiral praticamente virgem. Os coqueiros emolduram toda a faixa de areia da praia em forma de meia-lua, finalizada aos pés de outro lindo morro com características semelhantes ao seu par.

Canto esquerdo da  Prainha em Itacaré
Canto esquerdo da Prainha - Itacaré

A Prainha é estupenda, um lugar gigante e inesquecível que marca a vida dos que tem olhos mais sensíveis aos encantos da natureza. 

Não podemos deixar de comentar sobre a possibilidade de caminhar pelas pedras do morro esquerdo, escalando-as até certo ponto onde alguns mirantes descortinam paisagens de acelerar o coração. Mais adiante, é possível acessar uma fenda conhecida como “caverna dos morcegos” e curtir de lá a paisagem completa.

Morro do canto esquerdo da Prainha em Itacaré
Morro do canto esquerdo da Prainha com linda vegetação - Itacaré

Para os turistas que surfam, vale destacar que a Prainha possui uma esquerda poderosa em dias de grandes swells, com a formação de um triângulo ao lado do morro, que corre perfeitamente em direção ao meio da praia. No canto do morro direito, rola um pico de direitas mais curtas e tubulares, que fazem a alegria dos “tube-riders” em dias clássicos!

Vale lembrar que no meio da praia existe um pequeno estabelecimento de madeira e palha servindo bebidas e petiscos aos turistas. Leve dinheiro em espécie, já que eles não aceitam pix, tampouco cartões.

Como chegar à Prainha

Hoje em dia existe um acesso mais curto e de carro, que leva ao Cond. Villa de São José, onde se paga o “day use” do restaurante e passa a ter acesso a Prainha por uma trilha curta a partir da Praia do São José.

Visual da trilha para a Prainha em Itacaré
Visual da trilha para a Prainha em Itacaré

Porém, podemos garantir que chegar até essa magnífica praia rural de Itacaré percorrendo 40 minutos da trilha clássica em meio a Mata Atlântica, tornará sua chegada muito mais bonita e triunfal! 

A trilha em si inicia ao final da Praia da Ribeira, sendo possível realizá-la por conta própria, e para isso vale lembrar que o mar estará sempre ao seu lado esquerdo. Fazer uso de um aplicativo GPS pode te ajudar a entender melhor o mapa. Se ainda assim você não se sentir seguro, contrate um guia independente, eles geralmente ficam na Praia da Ribeira.

3. Praia do São José

A Praia do São José é uma miniatura da Prainha. Cercada por dois morros altos repletos de mata e coqueiros, esta praia rural de Itacaré possui uma curta faixa de areia com a foz de um lindo riozinho aos pés do morro à direita.

Vista aérea da Praia do São José em Itacaré
Vista aérea da Praia do São José em Itacaré

No alto da sua geografia acidentada se destacam as casas do Cond. Villa de São José,  construídas em meio à mata. Já na praia, o São José Beach Club oferece uma infraestrutura completa com restaurante, piscina de frente para o mar, área gramada lindamente decorada e sombreada pela vegetação. 

Passar um dia na Praia do São José e aproveitar da sua infraestrutura pode ser uma opção fantástica para quem busca um turismo confortável em casal ou em família.

Como chegar à Praia do São José

Chegando em Itacaré pela BA-001 sentido norte, o Cond. Villa de São José está localizado à direita e um pouco antes da cidade. Daí em diante, basta seguir pela estradinha de barro que leva até o São José Beach Club.

Caso seu objetivo não seja o de pagar pelo “day use” no restaurante, é possível acessar a Praia do São José pela Prainha, são aproximadamente 15 a 20 minutos caminhando pela trilha de coqueiros entre uma praia e outra.

A singela Praia do Arruda em Itacaré
A singela Praia do Arruda em Itacaré

4. Praia do Arruda

Que cantinho especial é a pequenina Praia do Arruda…mais um lugar abençoado por Deus, cuja mansidão inspira e relaxa até as mentes mais aceleradas e inquietas! Ao lado direito, um morro baixo coberto de coqueiros se dissipa suavemente entre pedras vulcânicas, onde inicia uma curta faixa de areia sombreada por coqueiros e amendoeiras. 

À medida que se percorre toda a extensão de areia, a praia se desfaz numa ponta de pedras baixas e pequenos coqueiros que anunciam seu final. Um lugar mágico e especial para fazer um piquenique à dois ou em família, curtindo banhos sossegados em um dos trechos mais calmos do mar em Itacaré.

5. Praia dos Corais 

Praia dos Corais em Itacaré
A Praia dos Corais parece ter saído dos contos de piratas da literatura clássica - Itacaré

Prainha cuja faixa de areia é bem pequena, coberta de pedrinhas e cercada por lindos coqueiros dispersos em um morro alto. Seu cenário é de cinema e remete aos filmes de piratas, ou mesmo às descrições de R. L. Stevenson, na sua clássica obra “A Ilha do Tesouro”. 

A praia inteira é contornada por uma trilha alta, que serpenteia o morro recheado de coqueiros dos mais variados e exóticos formatos. Caminhar toda a sua extensão revela imagens fantásticas e a sensação é de encontrar, a qualquer momento, um bucaneiro maltrapilho em busca de um tesouro.

Como chegar à Praia dos Corais e do Arruda

A partir da Praia de Jeribucaçu, caminhando toda a sua extensão no sentido norte, segue uma trilha curta entre pedras e coqueiros que leva à Praia dos Corais. Mais adiante, a mesma trilha conduz até a Praia do Arruda. 

Lembre-se bem: essas duas prainhas não são apenas um complemento para quem vai à Jeribucaçu, elas possuem alma própria e características peculiares, portanto, aproveite-as ao máximo!

Praia de Jeribucaçu
Praia de Jeribucaçu

6. Praia de Jeribucaçu

Pode soar como redundância, mas é realmente complexo descrever as praias de Itacaré, pois todas elas são peculiares e lindas. Todavia, a Praia de Jeribucaçu é ainda mais especial, e tal qual a Prainha, se destaca não somente entre as demais praias rurais de Itacaré, como entre todas as praias do Brasil.

O Rio Jeribucaçu se assemelha a uma serpente retorcida, quando atinge os metros finais que o conduzem à sua foz. Com a chegada da maré cheia, brilha e reluz sob a influência das águas verdes do mar, que adentram tornando tudo mais cristalino.

Coqueiros na Praia de Jeribucaçu em Itacaré
A Praia de Jeribucaçu é uma das mais bonitas do Brasil - Itacaré

O cenário é surreal, apresentando uma prainha fluvial interna cuja ponta de coqueiros se destaca extraordinariamente. Logo atrás, um grande morro de Mata Atlântica cerrada afirma toda a sua autoridade e imponência. 

Pois bem, caso a descrição até aqui não seja suficiente, complemente-a com uma praia de mar verde claro, repleta de lindos coqueiros enfileirados até onde se inicia a trilha para as prainhas dos Corais e do Arruda.

Agora, se me permitem vos falar na primeira pessoa, quero afirmar que se fosse pintor, esta praia seria, certamente, minha mais singela musa inspiradora!

Como chegar à Praia de Jeribucaçu

Seguindo pela BA-001 sentido Ilhéus, são aproximadamente 15 km até a entrada para uma estrada de barro, que é bem sinalizada. Daí em diante, serão mais 14 km até um pequeno povoado onde se pode estacionar o carro.

A trilha tem 2 km até a praia e oferece mirantes incríveis. Então, supere o cansaço e aprecie a natureza!

O canto esquerdo da Praia da Engenhoca em Itacaré
O canto esquerdo da Praia da Engenhoca em Itacaré

7. Praia da Engenhoca

É uma das praias rurais de Itacaré favoritas dos surfistas e possui barracas rústicas que atendem os turistas com petiscos e bebidas geladas. Um adjetivo que expressa bem a Engenhoca é “charmosa”. 

Como quase todas as praias de Itacaré, conta com um pequeno rio ao lado direito que deságua no mar, um requinte de exuberância que nos faz pensar: “como pode tanta beleza em um só lugar?”

Como de costume em Itacaré, a praia inteira é repleta de grandes e lindos coqueiros, além de trechos de Mata Atlântica que chegam a encostar na areia. Para tudo ficar ainda mais paradisíaco, escolha sua ilhotinha de coqueiros e passe um

dia sossegado em meio à natureza.

Como chegar à Praia da Engenhoca

Cachoeirinha na trilha da Engenhoca em Itacaré
Cachoeirinha na trilha da Engenhoca em Itacaré

Seguindo pela BA-001 sentido Ilhéus, pare o carro no estacionamento do km 12, local onde inicia a trilha. São aproximadamente 20 minutos caminhando pela linda Mata Atlântica até a praia, com um rio que corre em paralelo e que forma uma surpreendente cachoeira, a grande atração da trilha.

8. Praia do Havaizinho

A Praia do Havaizinho apresenta trilhas que recortam os morros que a cercam, oferecendo mirantes incríveis e ângulos sensacionais. A praia em si é tomada por barracas rústicas de nativos, que servem petiscos, frutos do mar e bebidas geladas aos turistas.

Coqueiros e Mata Atlântica na Praia do Havaizinho em Itacaré
A Praia do Havaizinho em meio a coqueiros e Mata Atlântica - Itacaré

Para os que curtem paisagens mais desertas, não faltam opções com belos cenários, tanto à esquerda, onde se encontra uma singela prainha de pedras cercada por lindo morro de mata e coqueiros, e à direita, pela trilha que margeia o mar e conduz até a Praia da Camboinha.

9. Praia da Camboinha

A Praia da Camboinha, ou Gamboa, lembra muito as praias do Resende, da Tiririca e da Costa, cercada com duas extremidades compostas por morros baixos e pedras vulcânicas lisas. Só tem o detalhe da Camboinha ser uma praia deserta e possuir vegetação completamente preservada

É mais um lugar incrível para se isolar em Itacaré, já que poucas pessoas se aventuram a chegar lá. Essa prainha conta com uma pequena faixa de areia onde a Mata Atlântica e pequenos coqueiros se esparramam até a areia, criando um cenário diferente de todas as outras praias. 

Vista aérea da Praia da Camboinha em Itacaré
Vista aérea da Praia da Camboinha em Itacaré

Como chegar à Praia da Camboinha e do Havaizinho

Tanto a Praia do Havaizinho como a da Camboinha são acessadas pela mesma trilha que conduz à Praia da Engenhoca. Quando chegar a uma bifurcação, escolha a trilha da direita, que te levará por paisagens e mirantes incríveis até a Praia do Havaizinho.

Já para chegar na Praia da Camboinha, basta seguir caminhando pelo lado direito da Praia do Havaizinho, por uma linda trilha à beira mar.

10. Praia de Itacarezinho

Vegetação do canto esquerdo da Praia de Itacarezinho
Vegetação do canto esquerdo da Praia de Itacarezinho

Apesar do nome no diminutivo, Itacarezinho é uma das maiores praias rurais de Itacaré. São aproximadamente 3,5 km de extensão praticamente desertos, com exceção do belíssimo canto esquerdo onde se encontra o excelente Itacarezinho Restaurante e Lounge, e de um trecho isolado da praia onde está situado o fantástico Txai Resort.

A praia do canto esquerdo também possui um morro alto com vegetação belíssima, onde uma impressionante cachoeirinha deságua literalmente na areia da praia. Um lugar para curtir com a família e aproveitar a excelente e confortável infraestrutura.

Como chegar à Praia de Itacarezinho

É possível chegar de duas maneiras na Praia de Itacarezinho: de carro ou caminhando pela Trilha das 4 Praias

A primeira é bem fácil, sendo a entrada do Itacarezinho Restaurante e Lounge bem sinalizada à beira da BA-001, a aproximadamente 15 km do centro de Itacaré. É possível descer de carro até a praia, para quem deseja pagar a consumação mínima exigida pelo restaurante.

O belíssimo canto esquerdo da Praia de Itacarezinho
O belíssimo canto esquerdo da Praia de Itacarezinho

A segunda opção é seguir até o KM 12 da BA-001, estacionar o carro e seguir pela trilha que vai até as praias da Engenhoca e Havaizinho. Quando chegar em uma bifurcação, siga à direita, passando pelas praias do Havaizinho e da Camboinha antes de chegar até Itacarezinho. Optando pela esquerda na bifurcação, você

chegará na Praia da Engenhoca.

Agora que você já conhece essas 10 praias rurais de Itacaré, sabia que além de praias, Itacaré também possui lindas cachoeiras?

A cidade está praticamente mergulhada em uma grande serra de Mata Atlântica, cenário perfeito para a formação de belas cachoeiras. O mais chocante é a proximidade delas com o mar, o que amplia ainda mais a riqueza natural da região. 

Conheça agora as cachoeiras mais impressionantes de Itacaré, separe pelo menos um dia e visite, por exemplo, a belíssima Cachoeira Tijuípe, uma das mais acessíveis e que proporciona estacionamento, além de um ótimo restaurante.


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page