top of page
Praias urbanas de Itacaré: escolha a sua favorita

Postado dia 12/06/24 | 4min. de leitura

Praias urbanas de Itacaré: escolha a sua favorita

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Quando ouvimos falar sobre o termo “praias urbanas” mesmo sendo em Itacaré, um destino paradisíaco, as imagens que imediatamente se reproduzem em nossa mente estão ligadas aos problemas causados pela urbanização, como grandes construções de concreto, esgoto, e sujeira, não é mesmo? Afinal de contas, são questões muito presentes nas praias das capitais brasileiras.

Quatro praias urbanas de Itacaré
Quatro praias urbanas de Itacaré. Da esquerda para direita: Ribeira, Costa, Tiririca e Resende.

Mas se tratando de Itacaré, o termo acima analisado tem mais a ver com a proximidade dessas praias em relação à cidade, já que seu litoral é enorme e possui muitas praias que para serem acessadas, é necessário o uso de automóveis ou a realização de trilhas pela Mata Atlântica.

Assim sendo, listamos 4 praias urbanas de Itacaré na belíssima Costa do Cacau que podem ser acessadas de carro ou caminhando poucos minutos pela famosa rua da Pituba, comentando sobre suas principais características, infraestrutura e atrativos. 

O objetivo deste artigo é trazer detalhes sobre elas, para que você possa curti-las da melhor maneira possível em sua viagem. Fique conosco!

4 praias urbanas de Itacaré

1 - Praia do Resende

Para quem segue caminhando pela rua da Pituba no sentido sul (praias), a Praia do Resende é logo a primeira praia urbana de Itacaré que surge em meio à linda e densa vegetação. Completamente tomada por enormes coqueiros centenários, a pequena praia é encantadora.

A Praia do Resende é a primeira na Rua da Pituba em Itacaré
A Praia do Resende é a primeira na Rua da Pituba - Itacaré

Disposta de uma pequena faixa de areia, um alto morro de Mata Atlântica e coqueiros do lado esquerdo, ao lado direito, a praia acaba em uma trilha incrível de areia e pedra que leva até a Praia da Tiririca.

No centro se encontram rústicas barracas de madeira e palha, com algumas mesas e cadeiras de madeira fixadas na areia, que atendem os turistas servindo bebidas, água de coco e pequenos cardápios com tira gostos de frutos do mar.

Vista linda na Praia do Resende em Itacaré
Vista do mirante no morro esquerdo - Praia do Resende em Icataré

Aos turistas com perfil explorador e apaixonados pela natureza, sugerimos uma pequena escalada pelas pedras e em meio à vegetação do morro no lado esquerdo da praia. A vista lá de cima vale o pequeno esforço e disposição, proporcionando ângulos para fotos lindas, além de um entendimento geográfico mais amplo das 4 praias descritas neste artigo.

Não menos importante é a trilha entre as praias do Resende e Tiririca, que aos olhos mais atentos, pode oferecer uma infinidade de cenários belíssimos, próximos do lindo mar verde de Itacaré e sob a sombra de coqueiros centenários.

2 - Praia da Tiririca

Bem, imaginamos que você siga nosso conselho e acesse a Praia da Tiririca pela trilha anteriormente mencionada. Certamente, quem chega nela dessa forma a vê com outros olhos, onde os ângulos favorecem a exuberância natural. 

Vista aérea da Praia da Tiririca em Itacaré
A Praia da Tiririca amoldurada pela Mata Atlântica - Itacaré

A Tiririca é uma das praias mais urbanas de Itacaré, contando com pousadas e restaurantes pé na areia. O local também é um dos mais tradicionais e preferidos pelos surfistas, já que as ondas que se formam por lá são potentes e tubulares, nos períodos de swells.

Então, “pode crer” que encontrará por lá muita gente jovem e bronzeada, de cabelos queimados pelo sol e pranchas debaixo dos braços, além de toda uma linguagem peculiar pertencente a essa “tribo” especial.

A Tiririca é um exemplo de praia urbana com natureza preservada em Itacaré
A Tiririca é um exemplo de praia urbana com natureza preservada - Itacaré

Uma dica é explorar os dois morros que cercam a praia, ambos revelam cenários belíssimos! Outra dica é seguir até a Praia da Costa caminhando pelas pedras do morro à direita. O mirante lá de cima oferece uma vista maravilhosa das praias da Costa e da Ribeira, além do fantástico morro de Mata Atlântica fechada que finaliza as 4 praias deste post.

3 - Praia da Costa

Vista aérea da Praia da Costa em Itacaré
A lindíssima Praia da Costa em Itacaré

Pequenina e posicionada literalmente nas costas da Praia da Tiririca, a Praia da Costa é exuberante. Cercada por um morro de pedras recheado de coqueiros do lado esquerdo e outro morro de Mata Atlântica do lado direito, ainda possui um pequeno riacho que encontra sua foz na praia, dando um ar ainda mais charmoso ao local.

O mar na Praia da Costa é forte, e como quase todas as praias de Itacaré, requer alguns cuidados, especialmente na maré cheia. Já quando a maré seca, a praia oferece formação de pequenas piscinas naturais próximas das pedras, que fazem a alegria dos banhistas, principalmente as crianças.

4 - Praia da Ribeira

Vista aérea da Praia da Ribeira em Itacaré
A paradisíaca Praia da Ribeira e seu morro de Mata Atlântica - Itacaré

É possível acessar a Praia da Ribeira caminhando pelo morro de pedra à direita da Praia da Costa. Trata-se de um percurso alternativo que lhe proporcionará lindos ângulos e fotos maravilhosas. 

A Praia da Ribeira é ponto de partida para trilhas que acessam a isolada praia do Siriaco e as famosas praias do Italiano (Prainha) e São José. Nela, encontram-se excelentes barracas de praia compostas por guarda-sóis, mesas e cadeiras padronizadas que oferecem a melhor infraestrutura dentre as 4 praias aqui descritas.

Barracas padronizadas na linda Praia da Ribeira em Itacaré
Barracas padronizadas na linda Praia da Ribeira - Itacaré

Portanto, se você deseja comer um peixinho frito, beber algo bem geladinho e curtir uma paisagem paradisíaca, a Praia da Ribeira é o lugar certo. Ela ainda proporciona a fotografia mais impressionante das 4 praias urbanas de Itacaré, pois é ao seu lado direito que se encontra o grande morro de Mata Atlântica fechada que se debruça sobre o mar. Uma paisagem imponente e impressionante como poucas no Brasil.

Observações importantes sobre as praias urbanas de Itacaré

A primeira, é que deve-se ter muito cuidado ao caminhar pelas pedras dos morros, principalmente as que adentram ao mar. Em dias de ondulação grande, ondas batem com força arrastando o que ou quem estiver sobre elas, portanto, não custa nada pedir informações aos salva-vidas locais antes de realizar peripécias pelas praias.

A segunda, é que todas as 4 praias urbanas de Itacaré possuem acesso de carro, portanto, há ruas calçadas que chegam até elas. Apenas sugerimos as caminhadas por sobre os morros como uma opção alternativa para observação de novos ângulos.

Vista aérea de fazenda de cacau em Ilhéus
Linda fazenda de cacau em Ilhéus

A Costa do Cacau

Bem, agora você já sabe o que fazer nas 4 praias urbanas de Itacaré, e isso já lhe dá alguma autonomia para sua viagem. Mas que tal conhecer mais sobre a maravilhosa Costa do Cacau, principalmente a cidade de Ilhéus e seus encantos naturais, históricos e culturais? 

Trata-se de um destino riquíssimo e repleto de opções que levam a praias lindas, lagoas, cachoeiras, além de oferecer um maravilhoso passeio para conhecer uma fazenda de cacau e sua produção de chocolate artesanal.

Transfers para Costa do Cacau

A Bahia Terra Turismo é uma agência especialista “em Bahia”, e assim sendo, oferece transfers que levam a todos os destinos da Costa do Cacau. Fale agora com um dos nossos colaboradores no WhatsApp da Central de Reservas, para adquirir seu transfer online mesmo, de maneira prática e segura.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page