top of page
Projeto Baleia Jubarte: saiba como conhecer mais sobre a espécie

Postado dia 23/03/23 | 3min. de leitura

Projeto Baleia Jubarte: saiba como conhecer mais sobre a espécie

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Viajar para a Costa dos Coqueiros, na Bahia, é uma iniciativa que pode estar repleta de descobertas fantásticas. E um exemplo disso é o Projeto Baleia Jubarte, que pode ser conhecido pelos turistas que têm mais especificamente a Praia do Forte como destino.

Esse projeto, por sinal, é muito mais importante do que parece, e influencia diretamente o turismo na região.

Na leitura a seguir, descubra mais sobre ele e entenda porque conhecê-lo é uma das melhores coisas que você poderá fazer durante sua viagem.

O que é, exatamente, o Projeto Baleia Jubarte

Patrocinado oficialmente pela Petrobrás, e sendo parte integrante do Instituto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia Jubarte existe desde 1988.

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo realizar pesquisas sobre essa espécie, bem como educar às pessoas em relação a ela e, ainda, prezar por sua conservação de modo geral.

Ele atua em diversas regiões, sendo que suas bases estão em três locais especiais: no sul da Bahia, especificamente em Caravelas, em Vitória, no Espírito Santo, e na Praia do Forte, localizada no litoral norte baiano.

E cada um desses locais é chamado de Espaço Baleia Jubarte.

A Praia do Forte é um dos melhores lugares para aprender mais sobre a espécie

Um ponto forte do Projeto Baleia Jubarte é que, por meio de seus espaços, ele permite que os turistas e moradores aprendam de forma imersiva sobre a espécie.

E no que diz respeito ao espaço localizado na Praia do Forte não seria diferente!

Ali, entre outras coisas, o visitante encontrará diversas réplicas em tamanho real e um esqueleto completo da espécie, além de muitos materiais audiovisuais educativos.

Outro ponto positivo está no fato de que o Projeto Baleia Jubarte incentiva a observação das baleias.

Essa observação, propriamente dita, porém, não pode ser feita durante o ano todo, e há um motivo para isso: é somente entre os meses de julho a outubro, aproximadamente, que as baleias surgem em nossa costa.

Os interessados em observá-las podem contratar os passeios que saem da própria Praia do Forte, e são realizados por empresas que são parceiras oficiais do projeto.

Nesse caso, haverá uma palestra pré-embarque, ministrada no Espaço Baleia Jubarte.

Mas esse não é o único lugar de onde saem embarcações para esse passeio espetacular, sabia?

Na Ilha de Boipeba, por exemplo, também é possível avistar as baleias em seu habitat natural, conforme explicado a seguir.

A observação de baleias Jubarte é um dos principais atrativos de Boipeba

Localizada no Baixo Sul da Bahia, na mesma região em que se encontra Morro de São Paulo, a Ilha de Boipeba é reconhecida por suas belíssimas praias e natureza exuberante.

E é ali, também, que muitos turistas e amantes da fauna marinha preferem ficar, a fim de observar as baleias Jubarte.

Ali é realizado um passeio de barco que dura 05h00 e oferece boas chances de que essa espécie seja avistada e apreciada pelos participantes.

E, para quem não tiver a chance de conhecer o Projeto Baleia Jubarte antes ou depois da ida à Boipeba, há a vantagem de o passeio incluir também a presença de um oceanógrafo, que explicará tudo sobre esses animais fascinantes.

Clique aqui para saber mais sobre o passeio para ver baleias Jubarte em Boipeba: você irá se surpreender com a programação!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page