top of page
Sabores baianos: 10 alimentos essenciais da culinária da Bahia

Postado dia 23/03/23 | 4min. de leitura

Sabores baianos: 10 alimentos essenciais da culinária da Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Os sabores baianos são uns dos mais famosos e ricos do Brasil, com uma mistura de influências africanas, indígenas e portuguesas. Os pratos são conhecidos por serem picantes, temperados e cheios de sabor, com ingredientes diversos que tornam a combinação inesquecível.


Entre as opções turísticas da Bahia, provar as receitas é indispensável. E neste artigo, vamos falar sobre 10 dos alimentos que são essenciais para a culinária baiana e que dão aos pratos locais aquele sabor único!


Alguns dos alimentos típicos da Bahia

Leia os tópicos abaixo e conheça algumas das características dos produtos típicos da Bahia.

1. Dendê

Um dos ingredientes mais essenciais na culinária baiana. Pode ser utilizado tanto para dar sabor ao prato, como também para dar uma cor especial às receitas típicas. Ele é extraído do fruto da palmeira-de-dendê e é um ingrediente comum em pratos do destino, como o acarajé, o vatapá, o caruru e o bobó de camarão.

Por apresentar sabor rico e distinto, com notas de nozes e frutas, é preciso usá-lo com cautela. Além disso, é um ingrediente espesso e denso, com uma textura cremosa que ajuda a dar corpo aos pratos.

H3: 2. Pimenta

Falando sobre os sabores baianos, não poderíamos deixar de falar da pimenta. O ingrediente tem o potencial de dar poder ao prato, já que tem um gosto marcante que, se não usado com cautela, pode comprometer a receita.

Em geral, na Bahia a pimenta que mais se utiliza é a malagueta. Esta pode ser incluída em pratos diversos, como o caruru e o vatapá. Para quem não está acostumado com esse sabor, é comum sentir o prato levemente ardido, o que promove o "calor" baiano nas receitas.

3. Coentro

O coentro é uma erva aromática muito utilizada nos sabores da Bahia, sendo um ingrediente que adiciona toque fresco e marcante aos pratos. Pode ser utilizado em diferentes receitas, incluindo as tradicionais, como acarajé, vatapá e caruru.

Promove também certa leveza à combinação de ingredientes, já que apresenta notas cítricas, além de uma textura crocante em alguns casos.

4. Leite de coco

Outro ingrediente que não podíamos deixar de fora da lista de produtos típicos da Bahia é o leite de coco. Este é um ingrediente importante em muitos pratos baianos, incluindo o vatapá, o caruru e o bobó de camarão.

É feito a partir da polpa de coco ralada e é usado para dar sabor e textura aos pratos. Normalmente, o produto tem um gosto adocicado e suave, com notas de noz e uma textura cremosa que ajuda a dar corpo e riqueza às criações culinárias, sendo este um truque que muitos chefs utilizam em caldos saborosos.

5. Camarão seco

O camarão seco é muito comum em diversas receitas da culinária baiana, sendo principalmente usado para dar sabor aos pratos, inclusive em porções servidas em bares. É frequentemente adicionado a receitas como o vatapá, o caruru e o bobó de camarão, como o nome já indica.

Este ingrediente tem um sabor forte e salgado, com notas de marisco e um toque de doçura. Ele adiciona um gosto intenso e uma textura crocante, o que consequentemente eleva a combinação a um outro nível.

6. Farinha de mandioca

A farinha de mandioca é um dos alimentos típicos baianos. Porém, é consumida facilmente em todo o Brasil, pois é um ingrediente rico e versátil.

Pode ser considerada um produto básico na culinária regional da Bahia, já que é frequentemente usada para fazer acarajé, abará e o beijú.

Como você já deve saber, ela tem uma textura granulada e crocante, e é usada como acompanhamento para pratos como o caruru e o vatapá. A farinha de mandioca não adiciona sabor, mas também pode ser usada como espessante em molhos e caldos.

7. Peixe

Sem dúvidas, o peixe é utilizado na culinária de todo o mundo. Entretanto, em vários pratos baianos este ingrediente é adicionado, o que o torna um importante componente dos sabores da Bahia.

Existem peixes diversos que são consumidos no estado, mas alguns são utilizados principalmente em pratos como a moqueca de peixe e o bobó de camarão. Nesse caso, os mais comuns nas receitas regionais são o dourado, o robalo, o badejo e o sururu.

8. Milho

Assim como o peixe, o milho também é um alimento muito utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. No entanto, para os pratos típicos baianos, este é um produto indispensável.

Se você gosta da boa pamonha da Bahia ou da canjica, conhecida no estado como Mungunzá, certamente você entende a relevância do milho nos sabores baianos. Ele também pode ser utilizado na forma de farinha de milho, que é usada como espessante em pratos como a moqueca e o caruru.

9. Quiabo

O quiabo é um ingrediente característico que pode, muitas vezes, agradar o paladar, como também ser um ingrediente pouco atrativo para alguns. Devido ao seu sabor marcante e sua textura que se assemelha a um líquido aquoso e pegajoso, nem todos apreciam o alimento.

Embora o quiabo seja utilizado em todo o Brasil, na Bahia o ingrediente faz parte de um dos pratos mais comuns: o caruru. Basicamente, ele é cortado em rodelas e cozido junto com o molho, dando uma textura viscosa e sabor característico ao prato.

10. Amendoim

Por último, mas não menos importante, vamos falar de um ingrediente delicioso que está presente nos sabores baianos. Além de ser muito utilizado em sobremesas, o Amendoim também não poderia faltar nos pratos típicos da Bahia, como no próprio caruru.

Ele pode ser usado para dar sabor e textura às receitas, podendo ser utilizado tanto inteiro quanto triturado.

Invista nos alimentos típicos da Bahia

Agora que você conheceu vários dos alimentos típicos da Bahia, sem dúvidas você poderá se aventurar no preparo de algumas receitas do estado ou até mesmo saber escolher corretamente quais pratos fazem o seu estilo, já que você poderá presumir o sabor das combinações.

Leia agora o próximo artigo, onde você conhecerá informações sobre o Food Park, em Salvador, um local perfeito para provar diferentes receitas locais durante sua viagem à capital baiana!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page