Postado dia 24/12/24 | 4min. de leitura
Sítio do Conde: uma praia que atrai cada vez mais visitantes
0 comentário
0 curtida
0 visualização
O Sítio do Conde é um dos destinos turísticos que compõe o extenso litoral da cidade do Conde, com aproximadamente 40 quilômetros e localizado no extremo norte da linda Costa dos Coqueiros.
Distante apenas 6 quilômetros da sede, a Praia Sítio do Conde é a mais próxima da cidade, apresentando características de interior e veraneio, além de alguma infraestrutura de pousadas e barracas de praia.
É o típico lugar para comer um peixinho frito à beira-mar e curtir a animação da comunidade local, que costuma frequentar assiduamente o destino.
Continue conosco e descubra as principais atrações dessa praia pouco conhecida na Bahia!
Como chegar à Praia Sítio do Conde
Tomando como referência o aeroporto de Salvador, são 157 quilômetros pela rodovia BA-099 (Estrada do Coco/Linha Verde) até a entrada para a cidade do Conde.
Daí em diante, é preciso percorrer 3 quilômetros de estrada asfaltada até a cidade e mais 6 quilômetros até a Praia Sítio do Conde.
Indo de ônibus para Sítio do Conde
Para quem vai de ônibus, a empresa Atlântico possui linhas nas modalidades executivo e convencional, saindo da rodoviária de Salvador todos os dias às 6:00, 8:00, 11:00 e 14:00.
A viagem até a cidade do Conde dura entre 4:40 e 6:00, sendo necessário ainda tomar outro ônibus de lá até o Sítio do Conde, ou mesmo um táxi, ou carro de aplicativo.
Contratando um transfer para o Sítio do Conde
Para quem deseja uma viagem mais confortável e também muito mais segura, contratar um transfer por meio de uma agência confiável é sempre a melhor opção.
Neste serviço, o receptivo costuma buscar os turistas no desembarque do aeroporto ou no saguão do hotel onde estiverem hospedados. Os automóveis são novos, climatizados e guiados por motoristas profissionais especializados no turismo da região.
O que fazer no Sítio do Conde
Como todo o litoral baiano, a melhor época para visitar o Sítio do Conde é entre outubro e março, período das estações quentes onde o sol brilha com muito mais certeza e segurança. Mas durante o outono/inverno também é possível encontrar aquela janela de sol em meio às chuvas características dessas estações.
A praia Sítio do Conde possui ondas fortes e formação de pedras lisas nos primeiros metros da areia até o mar. Mas no verão, as ondas ficam fracas e o mar passa a oferecer piscininhas na maré baixa excelentes para o banho.
A principal característica do Sítio do Conde é a sua orla recheada de barracas de praia, que servem bebidas geladas, drinks, sucos de frutas e cardápios recheados de iguarias da maravilhosa gastronomia baiana. Portanto, como já falamos anteriormente, é o lugar certo para curtir um dia usufruindo dos serviços dessas barracas, tomando sol e aproveitando banhos de mar sossegados.
Onde se hospedar em Sítio do Conde
A Praia Sítio do Conde oferece boa infraestrutura de pousadas e hotéis, sendo o Hotel Portal do Mar a principal referência do lugar. A começar por estar de frente para a praia e ao lado da orla onde ficam as barracas, mas também pela sua excelente infraestrutura, composta por uma linda piscina com deck de madeira e quartos climatizados com varanda e vista para o mar e para área da piscina.
Para quem curte uma pousadinha mais simples e preços mais em conta, a Pousada Hawaii é uma excelente opção. Instalada 3 quadras atrás da praia, ela oferece estacionamento, café da manhã e infraestrutura satisfatória.
Outros destinos do Conde
A Praia Sítio do Conde é a mais próxima da cidade do Conde, mas o longo litoral deste município reserva lugares encantadores que, certamente, deverão fazer parte do seu roteiro de viagem. Conheça uma a uma, as principais atrações da região.
Siribinha
São 16 quilômetros de estrada de barro e areia até o povoado de Siribinha, que está situado ao norte de Sítio do Conde. Trata-se de uma comunidade de pescadores simplória, mas rica em cultura e alegria. De lá, é possível realizar passeios de barco e buggy, acessando lindos lugares como a Barra do Itapicuru e as lindas dunas de Cavalo Russo e Cajueirinho.
Vale lembrar que além de Mangue Seco, Siribinha também fez parte das filmagens da novela Tieta, filmada em 1989, sendo seus cenários de dunas de areia branca, rios e mar, verdadeiros tesouros naturais pouco explorados pelo grande turismo.
Barra do Itapicuru
Um lugar escandalosamente lindo e muito estiloso. Pouco antes da foz do rio Itapicuru, na contracosta e de frente para o rio, se encontram diversas barracas de madeira e palha posicionadas literalmente dentro d’água.
Paraíso para quem busca sossego e excelente centro gastronômico, repleto de mordomias como redes onde os turistas costumam tirar sonecas após aquela receita de moqueca baiana à base do maravilhoso azeite de dendê.
Para chegar lá, é possível contratar um barco de pescador em Siribinha a um preço justo pelo serviço prestado.
Cavalo Russo e Cajueirinho
Ambas atrações são grandes dunas cercadas por vegetação nativa que se esparramam em um riozinho lindo de água avermelhada. Oferecem algumas barracas instaladas em palafitas sobre o rio, um espetáculo.
O acesso se dá normalmente através de um passeio de barco contratado junto aos pescadores do povoado de Siribinha. Um deles se chama “Nego”, um senhor muito atencioso e ótimo guia pelas trilhas e dunas da região. Para chegar até ele basta perguntar para qualquer morador de Siribinha, é uma figura bem conhecida na comunidade.
E agora que você já conhece o Sítio do Conde, conheça também a Barra do Itariri, um pequeno povoado pesqueiro situado 13 quilômetros ao sul de Sítio do Conde e que também pertence à cidade do Conde. Um lindo lugar recheado de natureza preservada, onde dunas, coqueirais, manguezais, rio e mar se fundem de maneira encantadora.