Postado dia 22/12/24 | 4min. de leitura
Barra do Itariri: conheça esse encantador paraíso baiano
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Para quem curte praias desertas ou com o perfil de pequenos povoados ribeirinhos, a Costa dos Coqueiros ainda preserva muitos destinos encantadores. Um deles é Barra do Itariri, pequeno povoado de pescadores pertencente ao município de Conde, que além de muito sossego, oferece paisagens belíssimas de praias, rio, dunas e manguezal.
O lugarejo, que é simplório e possui poucos habitantes, apresenta ruas de pedra e casinhas coloridas, além de barracas na beira da praia que atendem aos turistas que lá chegam com grande riqueza de simpatia.
Continue conosco e conheça este paraíso baiano com muito mais detalhes!
Como chegar em Barra do Itariri
A Praia de Barra do Itariri fica a 176 km do aeroporto de Salvador a partir da BA-099 (Estrada do Coco/Linha Verde) e está localizada no extremo norte do estado da Bahia, quase na divisa com Sergipe.
O acesso até lá se dá por uma estrada vicinal de 6 km, cuja entrada surge sinalizada logo após Baixio. É possível chegar de 2 maneiras, além de ir de carro próprio ou alugado seguindo as informações que citamos acima.
Indo de ônibus para Barra do Itariri
A empresa Atlântico oferece linhas de ônibus executivo e convencional que saem da rodoviária de Salvador diariamente às 6:00, 8:00, 11:00 e 14:00, para uma viagem que dura entre 4:40 e 6:00. De Conde, é preciso pegar um ônibus para Barra do Itariri.
Contratando um transfer para Barra do Itariri
Sem dúvidas, contratar um transfer com uma agência confiável é a maneira mais segura e confortável de realizar a viagem entre Salvador e Barra do Itariri.
A começar pelo fato de um receptivo ficar à sua espera no aeroporto ou no hotel onde estiver hospedado, para uma viagem em automóveis novos e climatizados, guiados por motoristas profissionais e conhecedores das estradas da região.
O que fazer em Barra do Itariri
Sossego é a palavra de ordem neste lugar maravilhoso, já que o pacato povoado não possui sequer 500 habitantes. Por lá você encontrará apenas uma ruazinha de paralelepípedos, casinhas coloridas onde vivem os pescadores locais e uma pracinha de frente para a barra do Rio Itariri, onde estão dispostas a maior parte das barracas de praia.
A Praia da Barra do Itariri
A Praia da Barra do Itariri se estende por quilômetros de mar forte e belos coqueirais, tanto à esquerda como à direita da foz do Rio Itariri. Para quem desejar explorar o lado esquerdo, são 28 quilômetros de extensão até a Barra de Siribinha, com praias praticamente desertas e paisagens de tirar o fôlego, reunindo dunas e coqueirais que fizeram parte das filmagens da novela Tieta em 1989.
Na maré baixa, é possível atravessar a Foz do Rio Itariri caminhando e explorando o lado direito da praia, que é ainda mais deserto, com apenas coqueiros, dunas e mar compondo o belo cenário. Mas atenção com os horários da maré, já que a travessia de retorno também só poderá ser realizada na maré baixa.
Para quem estiver em busca de tranquilidade e pouco esforço, a própria Barra do Itariri é belíssima, sendo uma foz de rio larga que proporciona diversas piscinas naturais para banho na maré baixa, além de longos bancos de areia que são verdadeiros paraísos.
Sem contar que a ponta sul da praia oferece um lindo morro de dunas e coqueiros, também um belo e preservado manguezal ao fundo, onde os pescadores e as marisqueiras locais costumam ganhar a vida.
As barracas de praia da Barra do Itariri
As barracas se estendem entre a praia da chegada, onde fica uma pracinha com um totem escrito “Barra do Itariri”, até a foz do rio caminhando para a esquerda. São simplórias em decoração, com características mais ribeirinhas mesmo.
Mas a gastronomia é maravilhosa, com frutos-do-mar fresquinhos servidos na areia e a opção de mesas e cadeiras plásticas praticamente dentro d’água durante a maré baixa. Elas garantem a infraestrutura de serviços para quem desejar passar um dia nesse lugar incrível com a família.
Destinos próximos de Barra do Itariri
E se seu objetivo for aproveitar mais do que um simples bate-volta entre Salvador e a Barra do Itariri, sugerimos que explore os destinos vizinhos: Baixo e Mangue Seco.
Baixio
Baixio é um distrito da cidade de Esplanada, ficando um pouco antes da Barra de Itariri como quem vai de Salvador para lá.
O lugar é incrível e oferece paisagens de tirar o fôlego, com quilômetros de praias desertas, a maravilhosa Barra do Rio Inhambupe, onde o banho e as barracas são tão bons quanto os da Barra do Itariri, e principalmente as belas lagoas de água cristalina de Baixio.
A Lagoa Verde, a Lagoa Azul e a Lagoa da Panela podem ser acessadas em passeios de um dia para cada uma e seus cenários são realmente muito especiais.
Mangue Seco
E o que falar do lugar que foi o principal set de filmagens da novela Tieta em 1989? Que ainda é um pacato vilarejo de pescadores, cercado de um complexo sem igual de dunas de areia branca e vegetação de cajueiros, coqueiros, restinga e manguezal.
Mangue Seco oportuniza aos turistas passeios de buggy pelas dunas, que levam a cenários paradisíacos e mirantes incríveis, além de ir também ao povoado vizinho de Coqueiros e parar nas maravilhosas barracas de praia à beira-mar, para um delicioso almoço onde se pode provar a maravilhosa gastronomia baiana.
O pacato povoado também é perfeito para os aventureiros, já que proporciona muitas trilhas em meio às dunas e a longa praia do Rio Real, que além de proporcionar banhos maravilhosos, é perfeita para assistir ao pôr do sol mais bonito de todo o litoral norte da Bahia.
Se você curtiu este artigo e deseja conhecer mais sobre a região que compõe a Barra do Itariri, saiba mais sobre o município do Conde, que possui muitos destinos interessantes a serem explorados na mesma viagem, incluindo quilômetros de praias selvagens à espera dos que amam praticar ecoturismo.