top of page
Xique-Xique Bahia: conheça mais sobre a cidade

Postado dia 25/06/25 | 8min. de leitura

Xique-Xique Bahia: conheça mais sobre a cidade

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Xique-Xique fica no oeste da Bahia e na margem direita do Rio São Francisco, se destacando pela história, cultura, gastronomia e belas paisagens capitaneadas pelo Velho Chico. 

Sua ausência na rota do turismo tradicional a torna uma pérola para quem busca o turismo de experiência, aquele que não se resume em usufruir do destino visitado, mas também o de se envolver culturalmente, adquirindo conhecimento histórico e aprendendo sobre os costumes da região.

letreiro de xique xique
Final de tarde na cidade de Xique-Xique no estado da Bahia

Assim, andar pelo sertão baiano é uma dádiva que emociona até mesmo os mais experientes viajantes. 

Continue conosco e saiba por que conhecer Xique-Xique pode ser tão significativo!

Um pouco da história de Xique-Xique

Nos primórdios da colonização portuguesa no Brasil, “sertões” era o termo que designava as terras afastadas da zona litorânea, e “sertanistas”, os desbravadores que adentraram nesse interior em busca de riquezas. 

história xique xique bahia
Cheia do Rio São Francisco em Xique-Xique na Bahia

Matando, escravizando indígenas e fundando currais de gado, os sertanistas prestavam o serviço de povoamento e colonização requerido pela Coroa, que em contrapartida, legitimava a posse das terras lhes concedendo documentos conhecidos por “forais de sesmarias”. 

Dessa maneira, duas famílias se tornaram proprietárias de grandes latifúndios, tendo como divisa o Rio São Francisco. Ao norte e na margem esquerda, a família Garcia d’Avila, conhecida como Casa da Torre. Na margem direita, os Guedes de Brito, conhecidos como Casa da Ponte.

Já no séc. XVII, a região da atual cidade de Xique-Xique pertencia à Casa da Ponte, quando surgiu na Ilha de Miradouro o primeiro núcleo de povoação da região. Segundo a tradição, o termo “miradouro” surgiu, pois do local dava para mirar o ouro que ficava na Serra do Assuruá. 

Xique Xique em 1979
Cidade de Xique-Xique no ano de 1979

O fato é que a Ilha do Miradouro tinha terras férteis, boa condição de pescados, sendo seus primeiros habitantes pescadores e incipientes agricultores de subsistência.

Já no início do séc. XVIII, o arraial de Xique-Xique se desenvolveu nas paragens da Fazenda Praia, passando em 1714 a sede de freguesia através da primitiva Capela do Senhor do Bonfim, que posteriormente viria a se tornar a matriz da cidade. Porém, a mais antiga de Xique-Xique é a Igreja de Santana do Miradouro, que segundo a tradição, foi construída por um indígena de nome Rubério Dias Muribeca.

E falando em indígenas, a região era habitada pelas etnias Massacará, Pontá, Aracajá e Amoipira antes da invasão sertanista que se deu em busca de ouro a partir do séc. XVI. 

O povoado foi batizado como Xique-Xique em razão da grande quantidade de cacto xique-xique que lá existia e ainda existe, já que todo o entorno da cidade é dominado pela vegetação de caatinga.

O que fazer em Xique-Xique: 6 lugares para sua lista

A agradável cidade de Xique-Xique oferece variadas atrações, a começar por monumentos que contribuem para o entendimento da sua história, pelo belo Mercado Municipal e todo o colorido dos produtos típicos do sertão. 

O que não falta por lá é opções de banho, já que a cidade está posicionada à margem do rio São Francisco e possui duas orlas completas, com barzinhos, prainhas e outras opções de lazer. Mas os melhores banhos mesmo, estão nas Dunas do São Francisco, que também proporcionam paisagens de tirar o fôlego. Confira as principais atrações de Xique-Xique:

1. Orla do Rio São Francisco

orla em xique xique no rio são francisco
Nova orla em Xique-Xique as margens do Rio São Francisco

Existem dois pontos na orla de Xique-Xique a serem explorados: a Orla da CEASA e a Orla do Parque.

  • Orla da CEASA: embarcações ancoradas dão um ar pitoresco ao lugar e tornam a paisagem super poética e agradável. Também oferece um mirante composto por pergolados e  repleto de mesas e bancos de concreto, onde os turistas e moradores da cidade se encontram para admirar o Velho Chico. No local ainda funcionam alguns barzinhos que completam sua infraestrutura.

  • Orla do Parque: destaque para o calçadão de frente para o rio, que por sua vez, apresenta diversas embarcações pesqueiras ancoradas em sua

2. Mercado Municipal 

Se você é o tipo de turista que gosta de conversar com a população e conhecer um pouco da cultura local, ir ao Mercado Municipal de Xique-Xique é quase que uma obrigação. Além de antigo, ele possui uma bela arquitetura, inúmeros comerciantes vendendo frutas e verduras, além de temperos típicos da região

No primeiro andar também funcionam diversas lojinhas que vendem produtos importados e outras que realizam serviços, como conserto de aparelhos eletrônicos.

3. Praça Dom Máximo

praca dom maximo xique xique bahia
Praça Dom Máximo

A Praça Dom Máximo é o local onde está a Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, portanto, é um dos locais mais antigos da cidade, onde no ano de 1714 o pequeno povoado se tornou freguesia. 

Além da igreja, a praça também oferece um pequeno anfiteatro onde acontecem eventos públicos como encenações teatrais, shows musicais e demais apresentações artísticas. 

Também há um parquinho infantil com brinquedos elaborados com madeira de eucalipto e muitas árvores, que dão sombra ao local. 

4. Praça da Caldeira

Antiga caldeira Praça da Caldeira Xique-Xique
Antiga caldeira que fornecia energia elétrica para Xique-Xique

A praça 6 de Julho é popularmente conhecida como Praça da Caldeira, e está localizada atrás da Igreja Matriz do Senhor do Bonfim. Foi inaugurada em 1932, sendo uma homenagem ao centenário da cidade.

A caldeira que lá está instalada forneceu energia elétrica para Xique-Xique entre 1936 e 1951, sendo o fornecimento de energia substituído por um motor à diesel posteriormente.

A praça também é sede do Clube Beneficente dos Operários, instituição fundada em 1935 e que ainda hoje está ativo. Ou seja, trata-se de uma praça histórica que impressiona os visitantes, especialmente pela presença da fotogênica e antiga caldeira.

5. Praça Dr. Rossini

Praça Doutor Rossini Xique-Xique
A bela Praça Dr. Rossini em Xique-Xique

A Praça Dr. Rossini está localizada no bairro Zona Comercial e se chamava Praça Getúlio Vargas.

Seu nome foi alterado em homenagem ao médico Rossini Senna de Almeida, morto em acidente de moto quando retornava de um plantão médico na cidade de Itaguaçu.

Ela oferece ótimos ares, com sorveteria, lanchonetes, calçadão, quiosques, pergolados e belo paisagismo. 

6. Parque Aquático Ponta das Pedras

Parque Aquático Ponta das Pedras Xique-Xique
O Parque Aquático Ponta das Pedras, em Xique-Xique

O Parque Aquático Ponta das Pedras é um dos espaços mais frequentados por moradores de Xique-Xique e visitantes.

O local possui ótima infraestrutura composta por diversas piscinas adulto e infantil, grandes tobogãs aquáticos, bares, restaurante, amplo estacionamento e garantia de muita diversão. 

O parque funciona sempre aos domingos, das 10:00 às 17:00 e o ingresso custa apenas R$15,00 (criança de até 5 anos não paga).

7. Capela de Nossa Senhora da Conceição

A Capela de N. Sra. da Conceição foi construída em 1871, na antiga Fazenda Utinga, que pertencia a D. Theodoria Maria D’almeida Wanderley. Trata-se de uma pequena capela rural construída sobre base de pedras para proteção contra as cheias do Rio São Francisco. 

Possui nave única, com capela-mor e duas sacristias, além de piso em lajotas de barro cozido e forro na capela-mor que apresenta um medalhão de N. Sra. da Conceição e outros dois que representam Santo Antônio e São Francisco de Assis. Embora simplória, também oferece elementos com decoração rococó. 

Para chegar à capela, é necessário cruzar o rio, cuja travessia é feita por balsas e pequenas embarcações.

8. Igreja de Santana do Miradouro

Igreja Santana do Miradouro Xique Xique
A Igreja de Santana do Miradouro é o monumento histórico mais antigo de Xique-Xique, construída no início do séc. XVIII

Como já foi dito, o local onde foi construída a Igreja de Santana do Miradouro pertencia à Casa da Ponte, sendo ela o monumento histórico mais antigo de Xique-Xique. A igreja foi construída no início do séc. XVIII, mas possui elementos arquitetônicos do século anterior. 

A capela possui arquitetura primitiva, com largas e robustas colunas, com altar simples, porém belo e forro repleto de lindas pinturas. Está situada na Ilha do Miradouro, a aproximadamente 2 quilômetros da cidade de Xique-Xique e separada desta pelo braço do Porto Santana, um canal que se comunica com o Rio São Francisco. 

O acesso à ilha onde está o monumento se dá por meio de pequenas embarcações que saem do Porto de Xique-Xique. 

9. Igreja do Senhor do Bonfim

Igreja do Senhor do Bonfim xique xique bahia
Igreja Matriz do Senhor do Bonfim em Xique-Xique

Em 1714, pescadores construíram uma pequena capela em homenagem ao Senhor do Bonfim. Ela atravessou mais de três séculos, passando por várias reformas e reconfigurações arquitetônicas, sendo a responsável por Xique-Xique se tornar freguesia.

Posteriormente se tornou a matriz da cidade e a paróquia responsável pela tradicional festa do padroeiro de Xique-Xique, o Senhor do Bonfim.

10. APA Lagoa de Itaparica

Povoado ribeirinho da Lagoa de Itaparica, em Xique-Xique
Povoado ribeirinho da Lagoa de Itaparica, em Xique-Xique

A Lagoa de Itaparica é a maior lagoa às margens do rio São Francisco e possui grande relevância ambiental, especialmente por ser um berçário de reprodução de espécies nativas.

Em parte das suas margens existe um povoado ribeirinho, cujas casas foram construídas sobre as dunas. 

Um lugar encantador, tanto pelo aspecto natural, que proporciona lindos cenários, como pelo cultural, onde o cotidiano ribeirinho de pesca revela práticas genuínas, características dessa região sertaneja da Bahia.

11. Dunas do São Francisco

Barca navegando Dunas do São Francisco Xique Xique
Barca navegando em frente às Dunas do São Francisco, em Xique-Xique

As Dunas do rio São Francisco fazem parte de uma ecorregião brasileira, cuja área possui cerca de 36.170 km². Ou seja, trata-se de um longo trecho de dunas que segue pelas margens do rio São Francisco e que passa por algumas cidades, como Barra, Casa Nova, Pilão Arcado e também Xique-Xique. 

As dunas chegam a atingir 100 metros de altura e fazem parte do bioma da caatinga, no semiárido baiano e no Médio São Francisco. É possível chegar até elas por meio de um passeio de barca, que proporciona banhos maravilhosos e até caminhadas pelas dunas. Uma boa dica é não perder a oportunidade de subir a duna mais alta que você puder, o cenário revelado pode realmente te surpreender.

Bibliografia

AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.6. Monumentos e Sítios das Mesorregiões Nordeste - Vale Sanfranciscano e Extremo Oeste Baianos, 1975-2002. 7v.

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. O feudo: a Casa da Torre de Garcia d’Ávila: da conquista dos sertões à Independência do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

Onde se hospedar em Xique-Xique


Apesar de pequenina, a cidade de Xique-Xique possui boas opções de hospedagem. A começar pelo Xique-Xique Palace Hotel, com ótima infraestrutura composta por suítes amplas e climatizadas, piscina no terraço e um dos melhores restaurantes da cidade, onde é possível provar o famoso “Surubim Xique-Xique”.

O hotel J. Macedo é moderno e proporciona muito conforto, com quartos bem equipados e climatizados. Outra alternativa é o Grande Rio Hotel, um dos melhores da cidade, com atendimento 24 horas, quartos modernos e climatizados, excelente café da manhã e varandas com vista para a Igreja do Senhor do Bonfim.

Onde comer em Xique-Xique

moqueca de surubim xique xique bahia
Moqueca de Surubim - Prato tradicional da cidade de Xique-Xique

Além do excelente restaurante do Xique-Xique Palace Hotel, a cidade dispõe de variadas possibilidades onde se pode comer a maravilhosa gastronomia sertaneja. 

A começar pelo restaurante do Carranca Grande Hotel, que oferece comida regional e pratos internacionais; passando pelo Kanella’s Bar, que especialista na moqueca de surubim; e fechando com a Churrascaria e Restaurante Bode e CIA, cujo nome já diz que o churrasco de bode por lá não pode faltar.

Como chegar em Xique-Xique

entrada da cidade de xique xique bahia
Lindo amanhecer em Xique-Xique na Bahia

A cidade de Xique-Xique está a 587 quilômetros de Salvador, e para chegar até lá em carro próprio, é preciso seguir pelas rodovias BR-324, BR-116  e BA-052, para uma viagem de aproximadamente 7 horas. 

Para quem vai de ônibus, a empresa Cidade Sol possui três opções: 

  • um horário em ônibus convencional que sai da rodoviária de Salvador às 06:30 e leva aproximadamente 11 horas viajando; 

  • um ônibus semi-leito que sai às 21:30, para uma viagem de aproximadamente 09:40; 

  • um ônibus leito, que sai às 21:30 para uma viagem de até 09:40 de duração.

Porém, a maneira mais cômoda de viajar até Xique-Xique é contratando um transfer, que costuma cobrir o percurso em automóveis novos e climatizados, guiados por motoristas profissionais com grande experiência nas estradas baianas.

Visto que você chegou até aqui e aprendeu sobre as principais informações e atrações de Xique-Xique, conheça também a bela cidade de Morro do Chapéu, uma das pérolas menos conhecidas na Chapada Diamantina que vai lhe impressionar.

Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page