top of page
Vindima de Inverno celebra o enoturismo em Morro do Chapéu

Postado dia 01/09/25 | 4min. de leitura

Vindima de Inverno celebra o enoturismo em Morro do Chapéu

0 comentário

0 curtida

82 visualizações

A vindima de inverno em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, reuniu aproximadamente 300 convidados para celebrar a colheita das uvas com uma experiência enoturística imersiva, além de reforçar o papel da cidade como rota de vinhos na Bahia.

O evento foi realizado pela Vinícola Vaz e contou com pisa das uvas, apresentações culturais, degustações de rótulos premiados e gastronomia regional. Autoridades, empresários e amantes de vinho viajaram de diversas partes do estado e do país para participar da festa.

Continue lendo para saber como foi a programação e conhecer a vinícola que sediou essa celebração.

entrada vinicola vaz morro do chapeu
Entrada da Vinícola VAZ em Morro do Chapéu na Chapada Diamantina

A celebração da colheita em Morro do Chapéu 

A vindima de inverno da Vinícola Vaz trouxe uma programação recheada de atividades e sabores. No dia 02 de agosto, o público participou de experiências que fazem parte do processo de transformar uvas em vinhos premiados.

Um momento especial foi a assinatura do termo de cidades-irmãs entre Monte do Chapéu e Areal (RJ), maior produtora de vinhos do Rio de Janeiro. O acordo fortalece a conexão entre os destinos e abre portas para novas parcerias.

A prefeitura de Morro de Chapéu também apresentou o projeto Caminho dos Vinhos, uma rota turística que interliga as vinícolas da região. Atualmente, a cidade possui dez empreendimentos com foco na vitivinicultura, cinco em funcionamento e cinco em implantação.

área de degustação da vinícola
Área de degustação, loja e adega na Vinícola VAZ em Morro do Chapéu

Vindima de inverno de Morro do Chapéu: uma experiência imersiva

A vindima teve uma programação organizada para que os visitantes pudessem vivenciar a colheita de perto. No início, a tradicional pisa das uvas foi colocada em prática, sendo seguida por outras atividades da produção de vinho.

Para descontrair o clima de aprendizagem, aconteceram apresentações culturais que representam a identidade baiana. Enquanto isso, chefs e produtores locais serviram pratos típicos que combinam perfeitamente com os rótulos de vinhos da região.

Os destaques foram o Ferro Doido Malbec, da Vinícola Vaz, e o Reconvexo Reserva Syrah, da Vinícola Reconvexo, ambos premiados com 92 pontos na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2025.

A festa teve música ao vivo, aromas marcantes e taças cheias sendo servidas a todos.

plantacao de uvas vinicola vaz morro do chapeu
Campo de plantação de Uva - Vinícola VAZ

Roteiro de press trip pela região 

Além das atividades proporcionadas pela Vinícola Vaz, os convidados participaram de uma press trip que revelou mais sabores e histórias do Morro do Chapéu.

O roteiro incluiu uma visita à Vinícola Reconvexo, onde os visitantes puderam ver de perto a produção artesanal. Na Charcutaria Sabor Larino, o mestre Maciel Aguiar demonstrou cortes e preparos que harmonizam com os vinhos.

Na fábrica de queijos Gurgulha, o alquimista Roney Martins contou segredos da produção local. Já na Akã Óleos Essenciais, foi a Edeuzita da comunidade quilombola de Barra II, que recebeu os visitantes.

A Vinícola Vaz

A Vinícola Vaz fica em Morro do Chapéu, no Norte da Chapada Diamantina, região que possui clima e solos adequados para a produção de vinhos. Foi criada para explorar o potencial local justamente pelo clima e solo favoráveis, e se tornou referência na Bahia com rótulos premiados nacionalmente.

A seguir, conheça a história da vinícola, a variedade de uvas cultivadas e a estrutura da produção:

A origem do projeto Vinícola Vaz

Plantação de uvas
Tipos de Uvas - Vinícola VAZ

O agrônomo e empreendedor Jairo Vaz teve a ideia de produzir vinhos na Chapada Diamantina quando percebeu o potencial da região para o cultivo de uvas viníferas. Os estudos do solo e clima confirmaram os benefícios da amplitude térmica para a produção de vinhos e espumantes de qualidade.

A área experimental produziu resultados promissores, então o plantio dos vinhedos começou em 2016, iniciando assim uma nova fase no enoturismo baiano.

Variedades cultivadas

Hoje em dia, a vinícola cultiva sete tipos de uvas viníferas: três tintas, Syrah, Malbec e Pinot, e quatro brancas, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Muskat Petit Grain e Viognier.

A região, localizada entre 900 e 1200 metros acima do nível do mar, possui um clima similar ao de Mendoza, na Argentina, o que facilita a produção de rótulos de alta qualidade.

estrutura da vinícola
Estrutura da produção da Vinícola Vaz

Estrutura e produção 

Com 20 hectares de área, a vinícola possui alta tecnologia e pratica um manejo cuidadoso para extrair o máximo de cada safra. 

O trabalho de Jairo Vaz e sua equipe cria vinhos incríveis que já conquistaram premiações importantes e tornaram a Chapada Diamantina um ponto de vitivinicultura brasileira.

Características de Morro do Chapéu 

Confira algumas características importantes desse destino marcado pela vitivinicultura abaixo:

Clima

Morro do Chapéu fica a 1100 metros de altitude e a 400 km de Salvador, e é uma das cidades mais frias da Bahia, com temperaturas que chegam a menos de 10° C no inverno. Além disso, mesmo no verão ainda é mais fresca que as cidades ao redor, devido à sua altitude.

Fauna e flora

A cidade concentra a maior quantidade de orquídeas e bromélias da Bahia, e é o habitat de uma espécie rara de beija-flor, chamado colibri-dourado. Também é o habitat de espécies em extinção, como onça parda e a onça pintada.

A natureza torna a cidade um espetáculo visual, assim como um local aconchegante e acolhedor para quem a visita.

Curiosidades

Uma curiosidade sobre a cidade que a torna um divertido destino turístico é o fato de ser popular entre os ufólogos, apresentando inclusive uma réplica de disco voador logo na sua entrada, que é o Centro de Pesquisas Ufológicas e sede do Circuito de Pesquisa Porto Cristal.

Outras curiosidades são que a área era habitada pelo povo indígena paiaiá antes da chegada dos europeus, e seu nome vem de um morro com mais de 1200 metros de altura em formato de chapéu.

cachoeira do ferro doido morro do chapeu
Cachoeira do Ferro doido, sem água!

Outras características 

Além de vinhos, Morro do Chapéu também produz tomate, morango, uva e flores, assim como outros produtos que vão diretamente para o mercado local e alimentam o turismo. Além disso, seus principais atrativos são a Cachoeira do Ferro Doido, a Gruta dos Brejões e a Vila Ventura.

Não há dúvida que a vindima de inverno no Morro do Chapéu apresentou a cidade como um grande destino de enoturismo no Brasil. Seus rótulos premiados, experiências imersivas e uma natureza exuberante proporcionam viagens inesquecíveis. Por isso, se você quer viver essa experiência, confira mais sobre o Morro do Chapéu e planeje sua viagem!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page