top of page
Bom Despacho em Itaparica BA: o que precisa saber do destino

Postado dia 06/12/23 | 4min. de leitura

Bom Despacho em Itaparica BA: o que precisa saber do destino

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A ilha de Itaparica é a maior dentre as 56 existentes na Baía de Todos os Santos e seu território é dividido em 2 municípios: Vera Cruz e Itaparica. Além de ter uma grande importância histórica e cultural para Salvador, Recôncavo e Baía de Todos os Santos, a ilha de Itaparica possui também um dos mais importantes terminais marítimos da Bahia e por ele trafegam entre 2 e 3 milhões de pessoas anualmente.

O Terminal Marítimo de Bom Despacho está localizado no município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, fazendo dueto com o Terminal Marítimo de São Joaquim em Salvador na travessia do famoso Ferry Boat. No local, se encontra uma das mais importantes rodoviárias da Bahia, juntamente com a de Salvador, recebendo grande fluxo de baianos e turistas a caminhos das cidades do litoral sul baiano.

A rota que atravessa a Baía de Todos os Santos corta um longo caminho de estradas que contornam a Baía e por isso é tão acessada e de fundamental importância econômica para o Estado. É pelo Terminal Marítimo de Bom Despacho que atravessam diariamente agricultores, pescadores, marisqueiros, artesãos, dentre outros, que abastecem a Feira de São Joaquim, a mais tradicional da cidade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Bom Despacho na ilha de Itaparica?

  • Um pouco da história

  • Infraestrutura

  • Atrações próximas

  • Mais informações

  • Como chegar

Um pouco da história de Bom Despacho

Por Márcio Vasconcelos de Oliveira Torres

Graduando em História - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pouco se sabe sobre a história de Bom Despacho na ilha de Itaparica, pelo menos quando se realiza uma rasa pesquisa como esta. Mas existe um monumento histórico que permite nos situarmos cronologicamente, é a Igreja de Nossa Senhora de Bom Despacho, construída ao final do séc. XVII. Ela é um indicador que ali existiu a presença de um incipiente povoado no período da sua construção.

O historiador Ubaldo Osório, avô materno do famoso escritor Itaparicano João Ubaldo Ribeiro, transcreveu a Relação do padre Cristóvão Santos datada de 1757, que diz haver ali naquele ano alguns moradores e fazendas. O mesmo autor indica que em 1861, foi transferida para a fazenda de Bom Despacho, pólvora removida da Fortaleza do Mar – atual Forte São Marcelo – e que mais tarde a fazenda foi transformada em lazareto (AZEVEDO, 1978).

Lazareto era um tipo de estação de quarentena para viajantes marítimos, possivelmente, também local de desinfecção de navios. A costa externa da ilha de Itaparica é repleta de rasos baixios, sendo a praia de Bom Despacho um sítio de águas profundas e desprovido de recifes, ideal para atracação de embarcações de grande porte e calado profundo.

Provavelmente seja essa a origem do Terminal Marítimo de Bom Despacho, que foi construído a partir de 1969 com a necessidade de integrar a Baía de Todos os Santos. O distrito de Bom Despacho se desenvolveu no entorno do terminal, cujas obras colocaram a Igreja de Nossa Senhora de Bom Despacho em posição secundária, atualmente em nível inferior às novas pistas e com fachada lateral voltada para o terminal.

REFERÊNCIA

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia - Monumentos e Sítios do Recôncavo. v. II, parte I. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo, 1978.

Infraestrutura

Na atualidade, Bom Despacho é um local de passagem e poucas pessoas sequer conhecem ou sabem da existência da antiga Igreja de Nossa Senhora de Bom Despacho. Sua praia possui valor turístico baixo e secundário, apesar de bela, mesmo com a típica depredação de zonas portuárias. Possui barracas de praia e costuma atender a comunidade local.

Quanto a hospedagem e restaurantes, a vila oferece instalações simplórias ao lado de fora do terminal, serviços normalmente utilizados por quem está de passagem.

Atrações próximas

Além de uma rodoviária que oferece vasta malha de destinos em viagens de ônibus intermunicipal, do local também partem transportes regulares em micro-ônibus e vans para diversas vilas e praias da ilha de Itaparica.

As mais próximas e interessantes são a cidade histórica de Itaparica, onde nasceu e viveu o escritor João Ubaldo Ribeiro, composta por incríveis monumentos históricos e praias belíssimas, a vila de Mar Grande e as praias de Ponta de Areia e Penha.

Mais informações

A travessia da Baía de Todos os Santos via Ferry Boat é administrada pela Internacional Travessias Salvador, através do Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador, e do Terminal Marítimo de Bom Despacho, em Vera Cruz, na ilha de Itaparica. Segue algumas informações relevantes:

  • Tempo de travessia - Entre 40 minutos e 1h10min, conforme as condições do mar e do tempo;

  • Valores - Os pedestres pagam R$ 6,50 e estudantes R$ 3,30. Para travessia de veículos, consultar a tabela.

  • Horários disponíveis - De segunda a sábado, saem embarcações de hora em hora a partir das 5h, sendo o último horário às 23h30min. Em domingos e feriados, de hora em hora a partir das 6h, sendo o último horário às 23h30min. Viagens extras podem ocorrer devido ao aumento do fluxo e disponibilidade das embarcações.

  • Hora marcada - As vendas são realizadas apenas no site da Internacional Travessias Salvador, após realização de cadastro de pessoa física ou jurídica e definição de login e senha. São acrescidos 30% de taxa de serviço sobre os valores habituais.

Como chegar

A partir de Salvador, é necessário se deslocar até o Terminal Marítimo de São Joaquim, de onde partem os Ferry Boats para Bom Despacho na ilha de Itaparica. Uma boa opção é contratar um transfer que te leve direto até lá, com segurança, conforto e agilidade, seja saindo do aeroporto ou do hotel onde você estiver hospedado na cidade.

A partir de cidades litorâneas no interior da Bahia, é preciso seguir pela BA-001 até o seu final, onde está o Terminal Marítimo de Bom Despacho. Também é possível contratar um transfer de onde você estiver até lá.

Em ambas situações, para contratar um transfer, basta entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo e fazer uma cotação com um dos nossos colaboradores. A compra poderá ser realizada online mesmo, com toda segurança e praticidade.

O Blog da Bahia Terra

Se você curtiu este artigo, saiba que no Blog da Bahia Terra existem muitos outros. São dezenas de posts publicados mensalmente com tudo o que você necessita saber sobre os mais diversos destinos baianos antes de organizar sua próxima viagem, aprecie sem moderação!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page