Open Site Navigation

Sem dúvidas, o Carnaval de Salvador é uma atração que chama a atenção de muitos turistas, sejam brasileiros ou internacionais.

Isso acontece por várias razões, já que, além do município ser conhecido por apresentar belezas paradisíacas e muita história, este ainda reúne anualmente milhares de foliões que estão em busca de diversão, badalação e muita, muita festa.

Quer saber mais sobre o Carnaval de Salvador? Continue a leitura e veja tudo que você precisa entender para aproveitar o feriado na região!

Os melhores circuitos de carnaval em Salvador

Quando o assunto é Carnaval, independente do local do Brasil, uma das atrações que ganha destaque são os circuitos feitos pelos blocos.

Em Salvador isso não seria diferente, já que a capital baiana é conhecida por ser uma das melhores regiões quando se trata de circuitos carnavalescos realizados por grandes nomes da música nacional.

Então, aproveite os tópicos abaixo para conhecer algumas das opções mais famosas e escolha a que mais se adéqua ao seu estilo.

Circuito Osmar

O Circuito Osmar está entre os três mais tradicionais de Salvador na época de Carnaval. Este costuma passar na TV, atraindo grandes nomes para apresentação.

Em resumo, trata-se do maior circuito do município, já que costuma dar a volta inteira no centro antigo. Sua parada na Praça Castro Alves costuma ser ainda mais agitada, onde um grande número de pessoas se reúne para prestigiar as atrações musicais.

É preciso ter fôlego para acompanhar todo o trajeto, já que tem uma média de 8 horas de duração. Mas, se você gosta do agito, vale a pena o esforço.

Circuito Dodô

O Circuito Dodô acontece na região da Barra e Ondina, sendo bem mais curto do que o citado anteriormente. São percorridos cerca de 4 km à beira-mar, o que proporciona uma vibe diferente e uma vista incrível.

São cerca de 5 horas de muita folia e apresentação de grandes nomes, como Cláudia Leitte e Ivete Sangalo.

Circuito Batatinha

O Circuito Batatinha faz o trajeto próximo ao Pelourinho, oferecendo muitas atrações diferentes, como baile de máscaras, marchinhas tradicionais e bandas de axé.

Se você pretende viajar com a família e aproveitar um ambiente animado na medida certa, essa é uma boa opção. Muitas crianças aproveitam para irem até o local fantasiadas, já que esse circuito de Carnaval em Salvador é bem voltado para os pequeninos.

Circuito Sérgio Bezerra

Este costuma ter início durante a noite, sendo uma boa opção para quem prefere sair de casa num período mais fresco. Tem início próximo à área da Barra, oferecendo desfiles e muitas marchinhas tradicionais. Perfeito para quem quer curtir a noite sem gastar valores abusivos.

No ano de 2022 a opção reuniu cerca de 23 atrações de sopro e percussão, o que rendeu boas horas de muita festa coletiva.

Circuito Orlando Tapajós

O Circuito Orlando Tapajós é diferenciado. Este não apresenta trios elétricos e, geralmente, acontece após a data oficial do Carnaval, sendo uma opção para quem não conseguiu aproveitar os dias de folia. É muito conhecido como Furdunço, tendo início durante o período da tarde.

No ano de 2022 foi comemorado a Terceira Edição do evento e o trajeto começou no Clube Espanhol, indo até o Farol da Barra.

Infelizmente, o homenageado veio a falecer a alguns anos atrás. Orlando era conhecido como um grande construtor de trios elétricos.

Circuito Mestre Bimba

O Circuito Mestre Bimba, como o nome faz menção, é uma homenagem para o criador da capoeira regional. Costuma passar pela região de Amaralina, reunindo vários blocos locais, sendo uma opção gratuita para toda a família que não quer ir para os circuitos mais lotados.

O que eu preciso saber para curtir o Carnaval em Salvador?

Se você vai visitar Salvador na época de Carnaval pela primeira vez, é muito importante se atentar a alguns detalhes que podem auxiliar no momento da festa.

Confira cuidados básicos que você deve ter nos tópicos abaixo:

  • Pesquise sobre os Abadás dos blocos: este serve como uma identificação, como se fosse uma marca para organizar os participantes que estão naquele evento. Cada um apresenta um símbolo de segurança próprio para cada dia de folia. Trata-se, basicamente, do ingresso para ter direito de ser um integrante do bloco escolhido, sendo esta uma condição que oferece algumas vantagens, como sanitários e carro de apoio.

  • Pesquise sobre os camarotes: como o nome já indica, esses espaços garantem maior privacidade e conforto para os participantes do evento. Na maioria das vezes os camarotes oferecem um grande mirante, de onde é possível observar boa parte das atrações que acontecem. Além disso, o turista poderá aproveitar de lounges, sanitários e opções para fazer refeições, o que é diferente da área dos conhecidos pipocas, aqueles que ficam na parte de fora dos blocos e os acompanham pelas laterais.

  • Tenha cautela com pertences pessoais: de fato, o Carnaval é um momento para ser aproveitado. Mas, para garantir a sua segurança e a de todos os envolvidos, deixe seus pertences pessoais sempre em segurança, pois isso evita perdas e furtos. Se você preferiu curtir junto aos pipocas, esse fator é ainda mais importante, já que o tumulto costuma ser bem maior.

  • Leve água: embora tenha muitos comerciantes disponíveis durante o circuito, se você pretende aproveitar um dia de muito animação, uma garrafa de água fará toda a diferença em sua hidratação durante o trajeto. Afinal, é importante cuidar do corpo da melhor forma.

Vale a pena visitar Salvador nessa época?

Agora que você já sabe todas essas informações, certamente você estará preparado para fazer as melhores escolhas quando for planejar a sua viagem para curtir o Carnaval em Salvador.

Como você pôde notar, existem opções para todos os gostos e orçamentos. Mas, em geral, se você pode gastar um pouco mais, os blocos e os camarotes oferecem muitas vantagens em termos de segurança, custo-benefício e conforto.

Por outro lado, como pipoca, você garante autonomia e economia para sua estadia. Veja o que compensa para seu perfil, pois, sem dúvidas, vale a pena visitar Salvador nesta época.

Antes de ir embora, leia o próximo artigo e saiba qual a melhor época para visitar a capital baiana!

3 visualizações0 comentário

Carnaval de Salvador: tudo sobre os famosos circuitos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

3 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.