top of page
Qual a melhor época para ir a Salvador: clima, eventos e custos

Postado dia 24/01/24 | 4min. de leitura

Qual a melhor época para ir a Salvador: clima, eventos e custos

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Qual será, afinal, a melhor época para ir a Salvador? A verdade é que não existe necessariamente uma resposta exata para essa pergunta, uma vez que é preciso considerar não só o clima, mas também, e principalmente, o que você pretende curtir na capital baiana.

Mas, claro: o clima influencia muito qualquer viagem.


elevador lacerda orla cidade baixa salvador
Orla da cidade baixa de Salvador com o Elevador Lacerda ao fundo

Por isso, criamos o conteúdo a seguir focado nesse quesito: não deixe de ler até o final para decidir qual é, para você, a época ideal para visitar Salvador.

A melhor época para ir a Salvador: entenda o clima e o que é possível aproveitar em cada época do ano

Estamos falando da capital baiana, que é um destino típico de verão. Logo, não é de se espantar que o período de dezembro a fevereiro seja considerado de alta temporada.

vista aerea igreja do senhor do bonfim salvador
Vista aérea da Igreja do Senhor do Bonfim

Esse é o auge da estação mais quente do ano e, também, a época em que Salvador recebe suas principais festas e seus principais eventos, a exemplo:

  • do Réveillon;

  • da Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim;

  • da Festa de Iemanjá;

  • e, claro, do Carnaval.

Por incrível que pareça, esse período na cidade não é tão caro como pode parecer. Os preços ficam, sim, um pouco mais elevados, mas nada comparado aos preços praticados especificamente durante o Carnaval.

Essa é a data de maior custo para o turista: é quando a cidade fica ainda mais animada, com festas acontecendo em diversos locais.

Você quer juntar o melhor dos dois mundos (muito agito e muita praia)?

Se sim, podemos te afirmar que, de modo geral, de dezembro a fevereiro é a melhor época para ir a Salvador, uma vez que, durante esse período, mesmo sendo o ápice do verão, as chuvas não se fazem presentes.

Pode, sim, chover, mas muito pouco. Chuvas praticamente imperceptíveis. É em março que elas começam a ficar menos tímidas, fazendo a transição entre as estações.

O clima em Salvador a partir de março

Como mencionado acima, março é o mês que de fato começa a trazer chuvas para Salvador, mas nada que possa realmente espantar os turistas das praias.

Essa é a melhor época para que você consiga aproveitar as praias com menos gente, e a cidade como um todo, de um modo mais calmo, uma vez que a temporada de festas já terá acabado.

Agosto, setembro, outubro e novembro também são meses conhecidos por terem menos chuva e menos agito. Os preços, nesse período, também são mais baixos, assim como ocorre de abril a julho.

A melhor época para ir a Salvador gastando menos

Abril, maio, junho e julho são os meses em que Salvador recebe mais chuva.

A quantidade de turistas tende a cair muito nessa época, uma vez que o tempo fechado não permite curtir as praias em sua plenitude. E, devido a esse contexto, mesmo sendo férias escolares, não é exagero afirmar que essa é a baixa temporada na capital baiana.

centro historico de salvador casaroes e igrejas
Casarões coloniais e igrejas seculares no centro histórico de Salvador

Num primeiro momento, escolher ir para Salvador nessa época pode parecer desanimador, uma vez que mesmo as caminhadas pelo Centro Histórico e por outras áreas podem ficar comprometidas.

Mas, não esqueça:

Salvador é a típica cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, pois também possui diversos atrativos gastronômicos, e principalmente culturais, para entreter os turistas e ajudá-los a ter uma viagem incrível, mesmo que não “dê praia”.

Apenas o fato de estar aqui já te fará se sentir mergulhando em nossa história.

Dica: se tiver a oportunidade de visitar Salvador em junho, aproveite! A cidade também comemora esse mês com festas juninas incríveis!

Para você, qual a melhor época para ir a Salvador?

Se ainda não conseguiu se decidir, segue um resumo, com os principais pontos que você deve considerar, em relação ao clima:

  • De dezembro a fevereiro praticamente não chove, e o clima de festas é predominante, com preços mais altos principalmente no Carnaval.

  • Em março a cidade volta a ficar mais calma, com maior possibilidade de chuva.

ceu azul mar cristalino praias salvador verao
Céu azul e água cristalina nas praias de Salvador durante o verão
  • O período de abril a julho é o mais chuvoso, sendo ideal para curtir atividades culturais e as festas juninas, com preços bem melhores.

  • De agosto a novembro os preços ainda são bons, e o clima é mais estável, dando novas chances para as visitas às praias.

Vale reforçar, inclusive, que é muito raro que alguém passe frio em Salvador. O calor, especificamente, se mantém o ano todo: a temperatura média anual, nessa cidade, é de 25° C.

Como aproveitar ao máximo sua viagem para Salvador

Você terá muitos dias na capital baiana?

mercado modelo em salvador
O Mercado Modelo é lindíssimo

Se sim, aproveite para desbravá-la com calma, no seu tempo.

Caminhe pelo Centro Histórico para apreciar sua beleza arquitetônica em um dia, curta alguma praia em outro, reserve algumas horas para conhecer cada cantinho do Mercado Modelo… E, se tiver pouco tempo por aqui, não desanime.

Também é possível conhecer muito de Salvador, mesmo que em pouco tempo, por meio dos passeios oferecidos pela Bahia Terra Turismo.

bale folclorico maculele salvador by night
A dança do maculelê no balé folclórico durante o passeio Salvador By Night

Passeio Salvador by Night

Esse é o passeio ideal para quem quer curtir a noite na cidade, enquanto vive uma imersão em nossa cultura.

Prove nossos melhores pratos, enquanto aprecia apresentações folclóricas e culturais.

Saiba mais detalhes do Salvador by Night aqui.

Passeio Salvador Histórico

Já este passeio permite que você também conheça Salvador em sua essência, do ponto de vista histórico.

Com início no Farol da Barra e término no Centro Histórico, o tour apresentará a história por trás de cada construção, bem como sua importância a nível local e nacional.

igreja e convento de sao francisco ornada em ouro salvador
A igreja e convento de São Francisco ornada em ouro no centro histórico de Salvador

Saiba mais detalhes do Salvador histórico aqui.

Deseja um passeio ainda mais completo, mas que também te permita aproveitar seu pouco tempo em Salvador?

Nossa dica, então, é o Tour Histórico e Panorâmico de Salvador, que contempla não só o Centro Histórico, mas também os atrativos turísticos além dele.

E, o melhor: o passeio pode tanto ser coletivo quanto privativo, você escolhe!

Tudo o que você precisa para ter sua viagem inesquecível

Agora que você já sabe como decidir qual é a melhor época para ir a Salvador, de acordo com o que você pretende ver e fazer na cidade, e já conhece os passeios que te ajudarão a conhecê-la em pouco tempo, é hora de dar o próximo passo.

Comece a se planejar hoje mesmo!

Caso tenha qualquer tipo de dúvida, fale com a equipe da Bahia Terra Turismo: temos os melhores passeios, os melhores transfers e as melhores dicas para que sua viagem sua perfeita em qualquer época do ano.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page