Saber como ir para a Chapada Diamantina é fundamental para que você consiga desbravar um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. O trajeto propriamente dito não é difícil, porém é composto por diversos detalhes que, quando ignorados, podem comprometer significativamente uma viagem, no que diz respeito a fatores como tempo de locomoção, tempo para curtir os atrativos e conforto.
Na leitura a seguir, descubra todas as informações que precisa para que sua viagem para a Chapada Diamantina seja perfeita!
Onde fica a Chapada Diamantina
O primeiro passo para saber como ir para a Chapada Diamantina é saber onde, exatamente, fica esse destino, que abriga o Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Essa região, que é oficialmente composta por mais de 20 municípios, está localizada em uma área que, para muitas pessoas, é considerada o coração do Estado da Bahia.
A título de orientação, é interessante que você saiba que existem aproximadamente 420 quilômetros que separam a capital, Salvador, desse local que possui esse nome por causa da extração de diamantes, que ocorria ali no século 19.
O aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina
De todos os mais de 20 municípios que compõem essa região, Lençóis é o mais querido pelos turistas. Afinal, embora ainda guarde muito do seu charme rústico e mantenha sua arquitetura histórica, a pequena e pacata cidade é a que possui a maior oferta de serviços turísticos.
Não é à toa, por sinal, que o aeroporto localizado no município de Tanquinho, distante 24 quilômetros dali, seja chamado de Aeroporto de Lençóis – LEC.
Esse é o aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina e, consequentemente, o que te deixará mais próximo de, entre outras coisas:
Ver o espetáculo do sol se pondo, no Morro do Pai Inácio;
Visitar uma das diversas grutas locais, como a Gruta da Lapa Doce;
Se banhar nas águas do Poço do Diabo.
Porém, mesmo tendo um aeroporto praticamente na sua “porta de entrada”, a Chapada Diamantina exige atenção a alguns detalhes no que diz respeito à chegada.
Detalhes esses que fazem a diferença para qualquer viajante.
Como ir para a Chapada Diamantina considerando as duas principais opções de trajeto
O Aeroporto de Lençóis, por si só, é a opção mais tentadora, quando se trata de ir até a Chapada Diamantina.
Afinal, basta desembarcar nele e utilizar um serviço de transfer terrestre para, em poucos minutos, estar literalmente em Lençóis.
O que ninguém sabe, porém, é que chegar até esse aeroporto não é uma tarefa tão simples. Afinal, a oferta de voos para lá,<