top of page
Como ir para a Chapada Diamantina: conheça suas opções

Postado dia 10/01/24 | 4min. de leitura

Como ir para a Chapada Diamantina: conheça suas opções

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Saber como ir para a Chapada Diamantina é fundamental para que você consiga desbravar um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. O trajeto propriamente dito não é difícil, porém é composto por diversos detalhes que, quando ignorados, podem comprometer significativamente uma viagem, no que diz respeito a fatores como tempo de locomoção, tempo para curtir os atrativos e conforto.

Na leitura a seguir, descubra todas as informações que precisa para que sua viagem para a Chapada Diamantina seja perfeita!


vale do pati chapada diamantina
O incrível Vale do Pati na Chapada Diamantina

Onde fica a Chapada Diamantina

O primeiro passo para saber como ir para a Chapada Diamantina é saber onde, exatamente, fica esse destino, que abriga o Parque Nacional da Chapada Diamantina.


igreja de sao sebastiao igatu chapada diamantina
A linda igreja de São Sebastião em Igatu

Essa região, que é oficialmente composta por mais de 20 municípios, está localizada em uma área que, para muitas pessoas, é considerada o coração do Estado da Bahia.

A título de orientação, é interessante que você saiba que existem aproximadamente 420 quilômetros que separam a capital, Salvador, desse local que possui esse nome por causa da extração de diamantes, que ocorria ali no século 19.

O aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina


casal gruta lapa doce chapada diamantina
Casal na gruta da Lapa Doce

De todos os mais de 20 municípios que compõem essa região, Lençóis é o mais querido pelos turistas. Afinal, embora ainda guarde muito do seu charme rústico e mantenha sua arquitetura histórica, a pequena e pacata cidade é a que possui a maior oferta de serviços turísticos.

Não é à toa, por sinal, que o aeroporto localizado no município de Tanquinho, distante 24 quilômetros dali, seja chamado de Aeroporto de Lençóis – LEC.

Esse é o aeroporto mais próximo da Chapada Diamantina e, consequentemente, o que te deixará mais próximo de, entre outras coisas:

  • Ver o espetáculo do sol se pondo, no Morro do Pai Inácio;

  • Visitar uma das diversas grutas locais, como a Gruta da Lapa Doce;

  • Se banhar nas águas do Poço do Diabo.

Porém, mesmo tendo um aeroporto praticamente na sua “porta de entrada”, a Chapada Diamantina exige atenção a alguns detalhes no que diz respeito à chegada.

Detalhes esses que fazem a diferença para qualquer viajante.

Como ir para a Chapada Diamantina considerando as duas principais opções de trajeto

O Aeroporto de Lençóis, por si só, é a opção mais tentadora, quando se trata de ir até a Chapada Diamantina.

Afinal, basta desembarcar nele e utilizar um serviço de transfer terrestre para, em poucos minutos, estar literalmente em Lençóis.

O que ninguém sabe, porém, é que chegar até esse aeroporto não é uma tarefa tão simples. Afinal, a oferta de voos para lá, mesmo que sejam a partir de Salvador, não é tão grande quanto gostaríamos.


rodovia morro do pai inacio
Rodovia BR-242 passando pelo Morro do Pai Inácio

Para quem não está na capital baiana, por sinal, a ideia de ter que utilizar dois voos, mais um trecho por terra, pode ser um tanto incômoda, principalmente ao considerarmos que os preços no trecho Salvador-Lençóis podem oscilar muito.

Importante: o Aeroporto de Lençóis se manteve fechado por 2 anos, por conta da pandemia, tendo o retorno de suas operações previsto para agosto de 2022, com duas saídas por semana para a capital, e vice-versa.

Até a criação deste artigo, porém, em setembro do mesmo ano, os voos propriamente ditos ainda não haviam começado a operar, como explicado nesta matéria do site Bahia Econômica.

Por conta de fatores como esse, seguiremos a explicação de como ir para a Chapada Diamantina tendo Salvador como ponto de partida, e indicamos que, ao desejar utilizar o Aeroporto de Lençóis – LEC, você pesquise, com atenção, em quais condições ele está funcionando.

Como ir para a Chapada Diamantina a partir de Salvador


por do sol chapada diamantina retrovisor carro
Lindo pôr do sol da Chapada Diamantina pelo retrovisor

Independentemente de sua escolha, chegar na Chapada Diamantina irá exigir horas consideráveis de trajeto. Logo, se é possível percorrer o caminho utilizando um menor número de meios de transporte, melhor, não é mesmo?

E é por isso que tantos turistas que viajam para lá a partir da capital baiana acabam optando pelo trajeto por terra: é possível seguir viagem de ônibus ou mesmo de carro. Nesse último caso, o percurso irá durar aproximadamente 5 horas.

Lembra da oscilação de preços, que citamos anteriormente?

Ela também deve ser levada em consideração!

Embora mais “demorado”, o trajeto por via terrestre muitas vezes fica com um preço consideravelmente menor do que o trajeto Salvador-Lençóis feito de avião.

Há quem já tenha encontrado passagens aéreas por R$400,00 e até mesmo R$1.200,00, por exemplo.

Uma viagem para ser feita em qualquer época do ano


canion cachoeira do buracao chapada diamantina
Cãnion da cachoeira do Buracão em Ibicoara

A boa notícia é que, no que diz respeito ao quesito financeiro, você pode se programar para viajar quando realmente sentir que tem todo o orçamento que deseja.

Isso porque a Chapada Diamantina é o tipo de destino que pode ser visitado, e desbravado, durante todo o ano, mesmo tendo praticamente 100% de seus atrativos imersos na natureza.

Enquanto os meses mais secos são os melhores para quem quer se aventurar nas trilhas, os meses mais chuvosos são essenciais para que as cachoeiras se formem, em toda a sua grandeza. Visitar a Cachoeira da Fumaça em um período de seca, por exemplo, pode não ter tanta graça.

Em resumo: é perfeitamente possível viajar para a Chapada Diamantina respeitando seu bolso e seu tempo e, ainda assim, ter uma viagem inesquecível, que sem dúvidas você irá querer repetir em outro momento, para curtir outros atrativos.

Desbrave a Chapada com quem conhece tudo sobre esse destino

E então: agora que já sabe como ir para a Chapada Diamantina, que tal começar a se planejar para viver ao máximo esse destino?

cachoeira do diabo chapada diamantina
Poço e cachoeira do Diabo na beira da rodovia BR-242

A Bahia Terra Turismo conhece as principais trilhas e oferece diversos passeios para que sua estadia seja repleta de aventuras. Não importa se você ama trekking ou se prefere abrir mão das caminhadas: existem opções para todos os estilos!

A agência também trabalha com um transfer exclusivo de Salvador para Lençóis e outras cidades da Chapada Diamantina.

Entre em contato pelo WhatsApp agora mesmo para reservar seu transfer em um veículo moderno, seguro e confortável. Nossa equipe está preparada para te atender, tirar todas as suas dúvidas e fazer com que essa seja a viagem mais especial da sua vida.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page