top of page
Cultura baiana: curiosidades para enriquecer sua viagem

Postado dia 10/03/23 | 4min. de leitura

Cultura baiana: curiosidades para enriquecer sua viagem

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Sem dúvidas, para que uma viagem se torne completa, é muito importante que possamos conhecer algumas das tradições locais, pois isso enriquece a experiência e a torna inesquecível. Falando sobre isso, você já deve saber que a cultura baiana é rica e muito atrativa, sendo este um ponto que complementa os destinos incríveis do estado.


Por isso, abaixo falaremos de algumas curiosidades sobre o tema, citando também um pouco da história e alguns eventos marcantes.

Principais curiosidades sobre a cultura baiana

Confira os tópicos abaixo e conheça um pouco sobre as curiosidades que envolvem a dança, a religião, a música e a gastronomia da Bahia!

Dança

A Bahia é conhecida mundialmente por suas danças vibrantes e animadas, que são uma expressão importante da cultura. Muitos, inclusive, brincam com o fato de que nenhuma outra pessoa de outros estados do Brasil, tem o mesmo "rebolado" que os baianos.

Uma das curiosidades mais interessantes sobre as danças típicas da Bahia é que muitas delas têm origem no Candomblé. Por exemplo, o samba de roda, uma dança típica da região do Recôncavo Baiano, tem raízes no culto aos orixás.

Outra dança típica da Bahia é o axé. Isso é bem notável, já que o carnaval do estado, inclusive o de Salvador, é um dos mais apreciados do Brasil. Este é um gênero musical que nasceu na década de 1980 e se tornou um dos símbolos da cultura baiana.

O axé é uma mistura de ritmos africanos, brasileiros e caribenhos, e é conhecido por suas letras alegres e coreografias animadas, muito apreciadas durante os dias de folia. O sucesso do axé levou a uma popularização de outras danças baianas, como o frevo, o samba-reggae e o pagode baiano.

Religião

O Candomblé é uma religião de matriz africana que está muito presente na cultura baiana. Isso não quer dizer que existam rótulos ou algo do tipo. Afinal, todos devem ter total liberdade para escolher a sua crença, independente das suas origens.

O fato é que, falando sobre esse tema, é muito comum ver representações da religião Candomblé em alguns locais da Bahia, sendo o Dique de Tororó um grande exemplo disso.

No Candomblé, os praticantes acreditam em orixás, entidades divinas que representam os aspectos da natureza e da vida humana. Cada orixá tem características próprias e é representado por cores, objetos e ritmos musicais específicos. Isso pode influenciar fortemente alguns eventos, como também danças e músicas.

Embora isso faça parte da cultura e história do estado, segundo pesquisas atuais, mais de 60% dos moradores se declaram Católicos. Mas, isso não significa que o local não tenha raízes interessantes, sendo também um berço religioso que incentiva a escolha natural de cada um.

Música

Sem dúvidas, a música é uma das principais expressões culturais do Brasil, inclusive da Bahia. Com uma diversidade de gêneros e ritmos que são famosos em todo o país e no mundo, uma das curiosidades da cultura baiana na música é que muitos dos ritmos que são apreciados hoje, foram inspirados na religião, como explicamos nos tópicos anteriores.

Por exemplo, o samba de roda é tocado com instrumentos tradicionais como o pandeiro, o atabaque e o berimbau, sendo conhecido por suas letras que falam sobre o cotidiano, a natureza e os orixás.

A Bahia é ainda um dos locais com grandes nomes de artistas talentosos que fizeram história na música brasileira, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Maria Bethânia.

Nesse caso, podemos afirmar que a música é uma parte fundamental da cultura baiana e uma das principais atrações turísticas do estado, já que está muito presente em eventos.

Gastronomia

Agora, vamos falar sobre outro segmento da cultura baiana que mais chama a atenção: a gastronomia. Esta é uma das mais ricas e saborosas do Brasil, com uma variedade de pratos e sabores que refletem a diversidade do estado.

Entre os fatos mais interessantes, podemos destacar que:

  • tem influências africanas, indígenas e europeias, resultando em uma mistura única de sabores e ingredientes;

  • o acarajé é um dos pratos mais famosos da culinária baiana, sendo considerado um patrimônio cultural do estado;

  • outras opções famosas que merecem destaque são a moqueca, o caruru, o vatapá, a cocada e o quindim.

Eventos e marcos baianos interessantes

Agora que você já conhece algumas informações interessantes sobre a cultura baiana, desde músicas até religiões, vamos falar sobre alguns dos eventos importantes que acontecem no estado. Sem dúvidas, estes também fazem parte da cultura e tradição local. Então, confira mais informações sobre estas festas populares:

  • Carnaval de Salvador: antes de mais nada, não podíamos deixar de falar sobre o Carnaval de Salvador, sendo este considerado um dos maiores do mundo, atraindo milhões de turistas todos os anos. A festa acontece em diversos pontos da cidade, com trios elétricos, blocos de rua e desfiles de escolas de samba, com grandes nomes da música fazendo apresentações incríveis.

  • Festa de Iemanjá: normalmente, a Festa de Iemanjá acontece no dia 2 de fevereiro, sendo uma das celebrações mais importantes do Candomblé na Bahia. Durante a festa, centenas de fiéis vestidos de branco se reúnem na praia de Rio Vermelho para homenagear a rainha do mar, Iemanjá, e oferecer presentes como flores, perfumes e joias. É uma tradição muito bonita e importante, especialmente para as pessoas que se identificam com a crença.

  • São João da Bahia: esta também é uma das festas mais populares da Bahia e acontece em diversas cidades do estado. Durante a festa, há apresentações de quadrilhas, shows musicais e muitas comidas típicas, como milho-verde, pipoca, quindim, entre outras. É uma grande representação da cultura baiana.

Esses são apenas alguns dos eventos mais conhecidos do local. No entanto, existem outros vários, como a Lavagem do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara ou a Festa de Santa Luzia, por exemplo.

Como você pôde notar, existe muita riqueza e curiosidades nas tradições do estado, e este é apenas mais um dos motivos que tornam o destino uma ótima opção para viagens!

Agora, leia o próximo artigo, onde você poderá conhecer 7 bares de Salvador para aproveitar, o que tornará as suas noites ainda mais animadas.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page