top of page
Esplanada - Bahia: praia do Baixio, lagoas e muito mais!

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Esplanada - Bahia: praia do Baixio, lagoas e muito mais!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Qualquer turista que já tenha ouvido falar na Costa dos Coqueiros também já ouviu falar dos destinos que compõem essa região encantadora. E Esplanada – Bahia sem dúvidas é um dos destinos de destaque nesse contexto.


Consideravelmente perto da capital baiana, a cidade em nada se parece com Salvador e toda a sua potência: trata-se de um destino mais bucólico, destinado a quem quer uma oportunidade de descansar junto à natureza, tendo a simplicidade e a calmaria como companheiras.

Que tal considerar visitar Esplanada em sua próxima viagem para a Bahia?

A seguir estão todas as informações importantes que você precisa ter sobre esse destino, não deixe de ler até o final!

O que caracteriza a cidade de Esplanada – Bahia

Como praticamente qualquer outro destino da Bahia, Esplanada possui características que a mantêm na lista de lugares mais especiais do estado.

E entre as características que se destacam nesse sentido podemos citar:

Sua rica história

Pode-se afirmar que tudo começou no século XIX, quando os portugueses começaram a explorar a região e perceberam a riqueza daquelas terras.

Cabe frisar, por sinal, que a cidade recebe imenso destaque na produção de coco, sendo uma das mais importantes da Bahia (e do Brasil) nesse sentido.

Outros pontos de importância relacionados ao município incluem o fato de ali ter sido local de parada de Antônio Conselheiro e, também, de esse ter sido local de escolha dos frades capuchinhos para a construção do Convento de Nossa Senhora do Rosário e Pompeia, maior cartão postal da cidade.

Sua localização

Esplanada – Bahia está consideravelmente perto da capital baiana, Salvador.

São menos de 200 quilômetros entre um destino e outro, o que inclusive aumenta as possibilidades para que o turista desbrave mais do estado, em uma única viagem.

Principais atrativos de Esplanada, Bahia

O convento acima citado é, sem dúvidas, um grande ponto turístico de Esplanada, mas existem muitos outros, que atraem os turistas, principalmente na alta temporada.

É o caso da Praia do Baixio, por exemplo, e das três lagoas mais famosas da região, também localizadas no povoado de Baixio, que faz parte do município: a Lagoa Verde, a Lagoa Azul e a Lagoa Panela.

Um dos principais passeios que você poderá fazer durante sua viagem, por sinal, é caminhar pelas trilhas que ligam uma lagoa a outra.

No quesito água doce, existem também rios e cachoeiras para se refrescar.

Já no quesito “atrativos culturais”, Esplanada guarda em sua história, com muito orgulho, as manifestações do Terno de Reis e da Marujada.

Clima de Espalanada

Você gosta de viajar para locais de calor?

Se sim, definitivamente irá amar Esplanada!

O clima nesse destino é maravilhoso, ficando na casa dos 25ºC, o que permite que todos os seus atrativos naturais sejam aproveitados durante todo o ano.

Mesmo na alta temporada, quando até mesmo os moradores de Salvador voltam seus olhares para Esplanada, a cidade ainda se mantém como um lugar calmo, no qual toda a família pode se divertir.

Ou seja: não há uma melhor época para fazer sua visita. Independentemente do mês que você escolher para viajar, poderá aproveitar muito!

Praia do Baixio – Esplanada: um verdadeiro paraíso baiano

Como mencionado acima, a Praia do Baixo é a principal atração turística do município de Esplanada.

E não é para menos!

São simplesmente 16 quilômetros de um litoral belíssimo, que se inicia na foz do famoso Rio Subaúma. O acesso mais fácil a essa que é a única praia marítima da cidade é feito pela Vila de Baixio.

Uma vez nessa praia, você com certeza não irá querer voltar para sua hospedagem. Pelo menos não sem antes aproveitar algumas horas nesse local paradisíaco, de mar de coloração única, ampla faixa de areia e muitos coqueiros ao redor.

Aliás: que tal aproveitar o passeio para andar a pé ou a cavalo sobre as dunas que ali existem? Principalmente ao pôr do sol, será uma experiência espetacular.

E, claro: não deixe de reservar um tempinho para conhecer a Vila de Baixio com calma.

Trata-se de uma típica vila de pescadores, repleta de casinhas simples, muitas delas coloridas, e de construções que datam dos séculos XVII e XIX. Se possível, faça ao menos uma refeição por ali, a fim de conhecer mais da culinária local e se encantar com os sabores.

Como chegar em Esplanada - Bahia

Agora que você já sabe o que torna Esplanada tão especial, é hora de saber como chegar a essa cidade.

E, de fato, essa tarefa não poderia ser mais fácil.

Estando consideravelmente perto da capital baiana, ela permite que o turista utilize o Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães para chegar o mais perto possível, podendo fazer o trajeto Salvador – Esplanada de carro alugado, por exemplo.

Uma ótima alternativa nesse caso, porém, é a contratação de um bom serviço de transfer, como o oferecido pela Bahia Terra Turismo: trata-se de uma agência especializada no turismo na Bahia, e que leva os turistas dos aeroportos para diversos pontos de interesse dentro do estado.

Inclusive, vale lembrar que, embora seja consideravelmente pequena, Esplanada conta com uma boa estrutura hoteleira, a exemplo da Pousada Angá, que conta com decoração rústica e uma deliciosa piscina.

Ao contratar o serviço mencionado acima, você ainda terá a vantagem de desembarcar diretamente na hospedagem escolhida. Além disso, fará o trajeto por terra em um veículo moderno, confortável e climatizado, com um motorista preparada e conhecedor da região que levará você com total segurança.

Veja outros locais próximos de Esplanada, e as respectivas distâncias entre eles e esse destino:

  • Aracajú: 151 quilômetros;

  • Subaúma: 21 quilômetros;

  • Entre Rios: 42 quilômetros;

  • Conde: 33 quilômetros.

Outro destino incrível para incluir em sua viagem

Se você gostou de conhecer mais sobre Esplanada – Bahia, irá gostar, também, de outros locais paradisíacos que não ficam muito distantes dali.

É o caso, por exemplo, de Mangue Seco, uma praia que pode ser acessada em um percurso de menos de 02h30 de estrada, e possui uma pacata vila com apenas 200 moradores.

É o destino perfeito para quem busca uma viagem realmente única!

Leia o artigo Mangue Seco: encante-se com esse local paradisíaco agora mesmo. Assim, você terá todas as informações de que precisa e poderá montar um roteiro ainda mais completo na hora de viajar para conhecer mais de um lugar.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page