top of page
Forte São Diogo e Espaço Carybé das Artes: aproveite a visita!

Postado dia 17/01/24 | 4min. de leitura

Forte São Diogo e Espaço Carybé das Artes: aproveite a visita!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A antiga defesa da cidade de Salvador era composta por três fortes que foram construídos lado a lado no atual bairro da Barra. O Forte São Diogo é um deles, e está localizado na extremidade sul da praia do Porto da Barra, guarnecendo a entrada norte da Baía de Todos os Santos.

Na extremidade norte da mesma praia, está o Forte Santa Maria e mais ao norte ainda, na antiga Ponta do Padrão, está o Forte Santo Antônio, onde está instalado o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia.


fachada forte sao diogo
Fachada do Forte São Diogo

Visitar o Forte São Diogo é uma excelente opção de passeio de um dia, já que o bairro da Barra oferece inúmeras alternativas de lazer e de visitação, a exemplo dos outros fortes e seus respectivos espaços e museus. Além disso, oferece algumas das praias mais bonitas do Brasil, com águas azul-esverdeadas e cristalinas, são algumas das melhores alternativas de banho e mergulho em Salvador.

Descubra mais sobre Forte São Diogo e Espaço Carybé das Artes


guarita forte sao diogo praia porto da barra
Guarita do Forte São Diogo em frente a praia do Porto da Barra
  • Um pouco da história

  • Espaço Carybé das Artes

  • Mais informações

  • Gastronomia

  • como chegar ao Forte São Diogo

  • Outros atrativos próximos




planta fortim sao diogo desenho engenheiro caldas
Planta do fortim São Diogo, desenho do engenheiro Caldas

Um pouco da história

A cidade de Salvador foi invadida pelos holandeses em 1624 e dos diversos pontos de sua ocupação, um deles ficou muito famoso em função da facilidade com que desembarcaram: a praia do Porto da Barra era alvo fácil pois não possuía fortificação alguma.

Nessa época, só existia o Forte Santo Antônio, que pela sua localização era incapaz de defender toda a extensão da praia da Barra. Assim sendo, após a reocupação de Salvador realizada pelos portugueses, foram construídos no Porto da Barra dois fortins, o São Diogo e o Santa Maria, a mando de Diogo Luís de Oliveira, Governador Geral da Província da Bahia. Os dois fortes passaram a ser nominados nas relações das fortalezas de Salvador.

Em 1638, quando os holandeses liderados por Maurício de Nassau atacaram mais uma vez a cidade de Salvador, optaram por invadir pelo Forte São Bartolomeu, no interior da Baía de Todos os Santos. Provavelmente desistiram do desembarque no Porto da Barra em função da presença dos dois recém construídos fortins.

Espaço Carybé das Artes

O Forte São Diogo foi escolhido para sediar o fantástico Espaço Carybé das Artes, centro tecnológico repleto de recursos de mídia digital e realidade virtual capaz de transmitir a grandeza da obra de Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé.

cavalete de pintura espaco carybe
Desenho revelado com movimento das mãos no cavalete de pintura

Obras como gravuras, murais, esculturas, ilustrações e desenhos são acessados de maneira interativa através da realidade virtual. São mais de 500 obras desse grande artista popular que sempre primou por tornar sua arte acessível a todos aqueles que tanto lhe inspiraram, o povo baiano.

Os visitantes fazem uso de óculos de realidade virtual para ver todo o acervo, podendo explorar diversos ambientes e apreciar as obras. Há também a presença de um cavalete onde está uma TV que serve como tela de pintura para os visitantes. Com os movimentos das mãos e de pincéis, os desenhos de Carybé vão sendo revelados na tela.

Todos os ambientes são coloridos com artes de Carybé, que são projetadas nas paredes internas do forte, causando um efeito espetacular.

Dias e horários de funcionamento

De quarta a segunda-feira, das 10h às 18h (com entrada até às 17h).

espaco carybe forte sao diogo barra
Projeção das obras de Carybé nas paredes do espaço

Valor do ingresso

R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

Importante

O ingresso também dá direito ao Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana localizado no Forte Santa Maria. Meia entrada para estudantes e idosos a partir de 60 anos; Escolas públicas possuem gratuidade em visitas previamente agendadas.

Todas as quartas-feiras são gratuitas para todos!

Gastronomia

O Forte São Diogo também dispõe de um charmoso restaurante, é o Bistrô Mirante do Forte São Diogo, uma opção maravilhosa para saborear as delícias da gastronomia baiana e ainda se deslumbrar com o pôr do sol proporcionado pelo privilegiado espaço, que ainda oferece ótimas cervejas e drinks diversos. Tudo isso ao som de MPB e das melhores canções que embalaram os carnavais da Bahia!

Mais informações

Dias e horários de funcionamento

De terça a domingo, das 15h às 22h, sem cobrança de “couvert” artístico.

Como chegar ao Forte São Diogo

O Forte São Diogo está localizado na Praça Azevedo Fernandes, no bairro da Barra, mais especificamente no Porto da Barra. É acessível por linhas de ônibus que circulam pela orla de Salvador, por táxi ou Uber.

Para uma experiência mais segura e confortável, você também pode optar pela contratação de um transfer, que busca no local da hospedagem e leva diretamente ao Forte São Diogo.

Outros atrativos próximos

Além dos fortes Santo Antônio e Santa Maria e seus respectivos Museu Náutico da Bahia e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, o Forte São Diogo fica muito próximo a outros monumentos históricos de grande relevância e museus.

Igreja de Santo Antônio da Barra

Saindo do Porto da Barra e subindo a Av. 7 de setembro, trecho conhecido como Ladeira da Barra, está situada a bela Igreja de Santo Antônio da Barra, construída no séc. XVII. Além de um monumento extraordinário, a vista lá de cima é espetacular!

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Subindo um pouco mais a Ladeira da Barra se chega no Largo da Graça, onde está uma das mais antigas igrejas do Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Vitória foi construída pelos portugueses no séc. XVI e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -IPHAN.

Igreja de Nossa Senhora da Graça

Também localizada no bairro da Graça, a Igreja de Nossa Senhora da Graça é considerada a mais antiga de Salvador, tendo sido erguida a partir de 1535 à mando da índia tupinambá Catarina Paraguaçu, esposa de Diogo Álvares, “O Caramuru”. A igreja também é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Museus do Corredor da Vitória

O lindo e arborizado Corredor da Vitória possui muitos casarões antigos e de grande relevância arquitetônica colonial. Destacamos por lá os Museu Geológico da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu de Arte da Bahia, com riquíssimos acervos históricos, artísticos e culturais, além dos casarões belíssimos onde estão instalados.

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista em Bahia, e desde 2006, levamos milhares de turistas aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por conforto, segurança e pontualidade.

Conheça e realize passeios e transfers em Salvador com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page