
Postado dia 10/11/25 | 5min. de leitura
Iramaia: cultura e natureza na Chapada Diamantina
0 comentário
0 curtida
31 visualizações
Iramaia é um município localizado ao sul da Chapada Diamantina que guarda algumas das paisagens mais espetaculares da Bahia. Apesar disso, pouca gente a conhece, sendo os seus atrativos naturais quase que intocados.
Neste artigo, falamos sobre suas principais cachoeiras, rios, trilhas, e também sobre as mais relevantes festas culturais realizadas por lá. Não esquecendo, é claro, de informações relevantes sobre como chegar e onde se hospedar. Continue conosco!

Como chegar em Iramaia, Bahia
Iramaia está a 400 quilômetros de Salvador e para chegar até lá, é preciso seguir pela BR-324 até Feira de Santana e depois pela BR-116 até Milagres, onde está o entroncamento da BA-046. Daí em diante, será preciso passar por Iaçu, Marcionílio Souza e mais alguns quilômetros da BA-407 até Iramaia.
Para quem vai de ônibus, a empresa Cidade Sol disponibiliza um horário por dia, às 11:00, a partir da Rodoviária de Salvador. A viagem ocorre em ônibus convencionais e dura aproximadamente 8 horas.
Vale lembrar que a Bahia Terra Turismo oferece transfers para todo o estado da Bahia, onde um receptivo já estará à sua espera no desembarque do seu voo ou no hotel onde estiver hospedado, para viagem em um automóvel climatizado e conduzido por motorista profissional.
O que fazer em Iramaia: 5 atrativos imperdíveis
A cidade é cercada por lugares muito especiais, oferecendo paisagens únicas e que certamente se encontram entre as mais belas de toda a Chapada Diamantina.
Entre eles, a Serra da Raposa se destaca pelo conjunto extraordinário de atrativos, que envolvem pousadas com vistas inacreditáveis, cachoeiras imensas e trilhas recém desbravadas.
1. Serra da Raposa e Povoado da Raposa

Sem dúvida alguma, subir a Serra da Raposa e chegar ao Povoado da Raposa é abrir a porta das mais impressionantes atrações da Chapada Diamantina.
O pequeno povoado, que reúne apenas 83 habitantes, está encravado na Serra do Sincorá, a 17 quilômetros de Ibicoara e 40 quilômetros do centro da cidade de Iramaia.
Você atravessará 3 biomas neste curto trecho, a exuberante Caatinga, área de cerrado com muitas mangabas e Mata Atlântica nos vales dos rios e cachoeiras.
Ele ainda preserva muitas histórias sobre a presença de raposas, onças pintadas e pardas perambulando pelo leito do Rio do Fundão e possui algumas cachoeiras belíssimas. Portanto, se você pensa que todos os lugares do mundo já foram desbravados em razão da globalização, significa que precisa conhecer este povoado da cidade de Iramaia.
2. A imponente Cachoeira do Fundão

O Povoado da Raposa é ponto de partida para trilhas de tirar o fôlego, como as que levam à Cachoeira do Fundão por baixo, por cima, e a trilha lateral do mirante da Cachoeira.
No local ainda é possível fazer rapel com a equipe da Ibicoara Adventure.
Essa imponente cachoeira possui 220 metros de queda livre e pode ser admirada de vários ângulos à distância, reforçando o desejo de conhecê-la mais de perto por quem a vê pela primeira vez.
Aqui é preciso destacar o maravilhoso Chalé das Mangabas, que oferece vista frontal e única da cachoeira do Fundão, além de muito charme, conforto e uma atmosfera incrível!
3. Cachoeira da Raposa
A Cachoeira da Raposa é vizinha da Cachoeira do Fundão, ou seja, ambas compartilham a Serra da Raposa.

O cenário fica ainda mais impressionante em períodos de chuva, quando diversas outras cachoeiras surgem lado a lado com a da Raposa e a do Fundão, formando uma paisagem de tirar o fôlego.
4. Outras cachoeiras
Uma trilha a partir do Povoado da Raposa ainda leva até a cachoeira da Vendinha, sendo 2 horas para ir e 2 horas para retornar.
Outra cachoeira de acesso muito fácil e ideal para turismo com crianças e público acima dos 60 anos é a Cachoeira das Andorinhas, que fica dentro do assentamento Boa Sorte, e tem um banho em poços bem relaxante.
5. As lapas, grutas e sítios rupestres de Iramaia
Iramaia também é o paraíso das lapas, das grutas e de um grande complexo de pinturas rupestres.

Somente a Lapa do Valtinho possui 70 metros de comprimento e aproximadamente 320 desenhos rupestres.
Mas o sítio arqueológico de Iramaia não para por aí, apresentando também as lapas de Zé Bernardino e da Vendinha.
Todas elas juntas guardam aproximadamente 800 gravuras de pinturas rupestres.
Também vale ressaltar a Gruta do Calixto, a Gruta do Salitre, a Gruta da Toca e a Gruta do Bom Jesus, que oferecem impressionantes formações de estalactites e outras formações espeleológicas.
Onde se hospedar em Iramaia
Na sede do município existem diversas opções de hospedagem, com as pousadas Iramaia, Duda Bela, Santo Antônio, Sabrina e a pousada Gilmara. Porém, as melhores hospedagens da região estão na zona rural, sendo que algumas delas estão instaladas em lugares de paisagem excepcional, com vista para serras e cachoeiras.
Segue abaixo uma lista das principais hospedagens próximas ao Povoado da Raposa:
● Chalé das Mangabas;
● Pousada Encanto da Serra;
● Chalés Paraíso da Serra;
● Camping do Flávio.
● Mirante da Cachoeira
● A Casa do montanhista
● Cacau’s House
Atrações próximas a Iramaia
Cidade de Ibicoara

Iramaia está a apenas 57 quilômetros de outro destino sensacional da Chapada Diamantina.
A cidade de Ibicoara é o ponto de partida para quem deseja conhecer duas das mais importantes e belas cachoeiras de toda a região: a Cachoeira do Buracão e a Cachoeira da Fumacinha.
A Cachoeira do Buracão exige pouco esforço, e sua trilha também pode ser acessada por crianças e idosos em boas condições físicas, sendo 7 quilômetros de ida e volta ao total, com pontes, escadas e flutuação pelo rio utilizando coletes, tudo para facilitar o acesso ao Parque Natural Municipal do Espalhado.
Já a Cachoeira da Fumacinha possui uma das mais difíceis trilhas de um único dia da Chapada, sendo 18 quilômetros (ida e volta) por dentro de um cânion e saltando pedras pelo leito do rio, uma trilha extremamente técnica que percorre áreas intangíveis do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Ou seja, um dia inteiro caminhando, do nascer do sol até o entardecer. Porém, todo o esforço é recompensado por uma das mais espetaculares paisagens de toda a Chapada.
Cidade de Itaetê
Itaetê está a apenas 39 quilômetros de Iramaia, e é outra pérola pouco conhecida pelo grande turismo.
Estamos falando da cidade das imensas cachoeiras, quase todas elas acessadas por trilhas realizadas em cânions e leitos de rios. Destaque para a Cachoeira do Herculano, a Cachoeira da Encantada, a Cachoeira da Roncadeira e a do Bom Jardim.
Agora que você já entendeu que Iramaia e a região sul da Chapada Diamantina são a próxima fronteira do trekking brasileiro, conheça também as 4 trilhas mais difíceis da Chapada. Com certeza uma delas poderá compor maravilhosamente sua próxima viagem de aventura.
