top of page
Mercado Modelo de Salvador: o que você precisa saber antes de ir

Postado dia 12/11/22 | 4min. de leitura

Mercado Modelo de Salvador: o que você precisa saber antes de ir

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Ao que se sabe, cerca de 80% dos turistas que vão até a capital baiana marcam presença no Mercado Modelo, em Salvador. A estrutura fica no Bairro do Comércio, um local onde se concentra um grande número de lojas e outras atrações turísticas famosas.

Por ser uma área que reúne história, cultura e boas opções de compras, esse é um dos passeios que não podem faltar em sua rota para conhecer Salvador. Por isso, continue conosco e saiba tudo que você precisa para visitar o local e aproveitar!

Como chegar ao Mercado Modelo de Salvador

Para chegar até a Cidade Baixa, na Praça Visconde de Cairu, a área onde se encontra o Mercado Modelo de Salvador, o primeiro passo é descer no Elevador Lacerda, outra atração turística da região. Basicamente, a estrutura fica em frente a Baía de Todos os Santos.

Para quem mora em outras cidades ou estados, o Aeroporto Internacional de Salvador fica a apenas 29 km do local, o que dá em média 30 minutos de carro. Caso você prefira economizar, também é possível chegar ao Mercado Modelo de ônibus.

Por ser um local turístico bem próximo ao centro, é muito simples encontrar diversos meios de transportes que chegam até lá, incluindo transfer, para quem quer conforto.

História do local

A história do Mercado Modelo é bem interessante e curiosa. Inicialmente, a construção do prédio que hoje ocupa o mercado começou em 1860, para que funcionasse a 3° Alfândega de Salvador.

Depois, por volta do ano de 1912, devido às necessidades comerciais da época, o Mercado Modelo foi inaugurado, em um prédio bem próximo ao da alfândega. Em 1971, após o incêndio de 1969 que destruiu o prédio original, o Mercado Modelo precisou mudar de lugar, sendo escolhida a 3° Alfândega como sua nova sede.

A estrutura manteve seu estilo neoclássico, sendo esta tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1984 aconteceu mais um incêndio no Mercado Modelo, o que resultou em mais uma reforma, aproveitada para que o local se adequasse ainda mais ao turismo.

Segundo as lendas, os túneis da edificação eram destinados aos escravos, onde estes ficavam até que fossem vendidos. A história é muito triste, pois, como a área fica abaixo do nível do mar, muitos escravos morreram afogados devido às enchentes. No entanto, esse fato nunca foi confirmado.

Compras no Mercado Modelo

Agora, falando sobre uma questão que interessa a maioria dos turistas, podemos dizer que as compras no Mercado Modelo de Salvador, são uma ótima atividade turística. Isso porque o local conta com mais de 260 lojas, sendo estas divididas em dois pavimentos.

Caso você queira realmente aproveitar o dia na região, ainda é possível conhecer os dois restaurantes que oferecem comida típica e ótima vista, sendo eles o Maria de São Pedro e o Camafeu de Oxossi.

Se você desejar comprar lembrancinhas e peças artesanais, você poderá encontrar uma grande variedade de opções no Mercado Modelo. A lista de itens vendidos por lá é gigantesca, indo desde pimentas artesanais e cachaças, até camisetas, artigos religiosos e obras de arte.

Pontos turísticos nas proximidades

Ao contrário do que você imagina, o Mercado Modelo não é o único ponto interessante da região. Já mencionamos o Elevador Lacerda, uma construção do ano de 1873, que foi reformulada e reformada para atender o público até os dias de hoje. Além desta atração turística, também podemos citar:

  • Pelourinho: um bairro localizado no centro de Salvador, onde é possível conhecer lojas, igrejas históricas, museus, bares e restaurantes. Fica a uma distância aproximada de 20 minutos a pé a partir do Mercado Modelo.

  • Forte São Marcelo: este ponto também é conhecido como Forte do Mar, sendo uma atração turística diferente, já que a estrutura fica dentro das águas, a 300 metros da costa. Sua origem ainda apresenta mistérios. Mas, o que se sabe é que o Forte São Marcelo foi importante nos anos de 1638, mantendo a esquadria da Holanda distante o suficiente da nossa costa. Fica a cerca de 3 minutos do Mercado Modelo.

  • Museu da Misericórdia: este ponto é considerado por muitos como um dos espaços culturais mais importantes do estado, onde é possível conhecer um pouco da história local. Fica entre a Praça Municipal e a Praça da Cruz Caída, outros pontos turísticos da região. Para chegar até lá é preciso andar cerca de 16 minutos.

  • Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia: para finalizar a nossa lista citaremos essa igreja, que teve as obras finalizadas no ano de 1849. Tem um estilo barroco muito interessante, sendo um ponto histórico. Fica a cerca de 5 minutos do Mercado Modelo de Salvador.

Hotéis próximos ao Mercado Modelo, em Salvador

Como você pôde notar ao decorrer da leitura, essa região da capital da Bahia é muito estruturada, o que garante uma boa estadia aos turistas, que vêm de todo o mundo para aproveitar a magia brasileira.

Por isso, não é difícil encontrar bons hotéis próximos ao Mercado Modelo, em Salvador. Confira a lista com algumas das melhores opções:

  • Pousada Colonial Chile: fica localizado na Rua Chile, 7 - Bairro Comércio;

  • Solar das Artes Pousada Boutique: fica localizado na Rua das Laranjeiras, 34 - Pelourinho;

  • BahiaCafé Hotel: fica localizado na Praça da Sé, 22 - Pelourinho;

  • Fera Palace Hotel: fica localizado na Rua Chile, 20 - Bairro Comércio;

  • Pousada da Mangueira: fica localizado na Ladeira da Saúde, 9 - Saúde.

Dicas gerais para a visita

Além de praias incríveis, a capital baiana também reserva outras atrações que garantem um roteiro cheio aos turistas.

Nesse caso, se você ficou interessado(a) em conhecer esse ponto, a primeira dica é ficar atento ao horário do Mercado Modelo de Salvador. Este funciona diariamente das 09h00 às 18h00, com exceção dos domingos e feriados, em q funciona das 09h00 às 14h00.

Para ir até lá, procure roupas confortáveis, já que a ideia é realmente andar bastante para encontrar boas opções para compras.

Por último, não deixe de negociar com os vendedores. Muitos deles estão dispostos a melhorar o preço, de modo a garantir uma boa experiência de compra.

Veja agora o próximo artigo, onde você poderá entender qual a melhor época para ir até Salvador.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page