top of page
Praia Ponta dos Castelhanos em Boipeba: belezas únicas na ilha

Postado dia 12/10/25 | 5min. de leitura

Praia Ponta dos Castelhanos em Boipeba: belezas únicas na ilha

0 comentário

0 curtida

60 visualizações

A Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba é um dos lugares mais intocados e paradisíacos da Costa do Dendê. Suas águas cristalinas, areia branca e vegetação densa com resquícios de mata atlântica, mangue e coqueirais criam uma paisagem fantástica, perfeita para quem busca conexão com a natureza. 

Praia paradisíaca Ponta dos Castelhanos Boipeba
A paradisíaca Praia da Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba

A seguir, você conhecerá um pouco sobre a história desse lugar, entenderá como é o ambiente, descobrirá o que fazer, como chegar e quando visitar esse destino!

Um pouco da história da Ponta dos Castelhanos 

O nome da Praia da Ponta dos Castelhanos tem origem em um naufrágio. A nau espanhola Madre de Dios colidiu com recifes próximos à ilha em 1535 e apenas 17 tripulantes sobreviveram a uma batalha com os Tupinambás, que matou aproximadamente 90 homens.

Mapa antigo de Albernaz Ponta dos Castelhanos Boipeba
A Ponta dos Castelhanos aparece no mapa de Albernaz, produzido em 1640

Não há vestígios físicos do naufrágio, mas documentos antigos contam o episódio e reforçam a importância histórica da região.

E apesar de não ser possível confirmar o ponto exato do acidente, acredita-se que possa ter ocorrido entre a Terceira Praia de Morro de São Paulo e a Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba, sendo esta última a opção afirmada por grandes nomes da historiografia brasileira.

Como é a Ponta dos Castelhanos 

A beleza da Praia dos Castelhanos é digna de filmes. O mar é azul esverdeado, com águas calmas e cristalinas, e a faixa de areia é extensa, emoldurada por belíssima e intocada vegetação. Na maré baixa, piscinas naturais cristalinas se formam nos diversos recifes de corais, criando ambientes perfeitos para banho e mergulhos com snorkel.

Vista aérea Praia da Ponta dos Castelhanos Boipeba
Vista aérea da Praia da Ponta dos Castelhanos, na Ilha de Boipeba

A paisagem também muda bastante de acordo com a maré. Durante a maré cheia, o mar cobre os recifes e parte da faixa de areia. Já na maré baixa, o mar se afasta, expondo corais, bancos de areia e piscinas rasas repletas de vida marinha.

A praia não possui hospedagem, mas existem algumas barracas rústicas e lindas, que servem bebidas e drinks geladinhos, além de pratos deliciosos de frutos do mar e da gastronomia baiana. Destaque para os pastéis recheados de lagosta, aratu, siri e outros frutos do mar. 

O Rio Catu

A Praia da Ponta dos Castelhanos é o local onde deságua o Rio Catu, o terceiro maior da ilha.

Rio Catu coqueiro Boipeba
Paisagem pouco conhecida pelo turismo - Rio Catu, em Boipeba

Suas águas frias e esverdeadas contrastam com o azulado e cristalino do mar, criando um cenário espetacular.

Para quem visita a praia, é possível se refrescar tanto no rio, quanto nas piscinas naturais próximas.

É bem em frente ao Rio Catu que estão as belas barracas supracitadas, local especial para degustar petiscos e drinks de frutas tropicais.

Elas foram construídas pelos nativos do povoado vizinho Cova da Onça e possuem estrutura de madeira e palha, sendo ainda decoradas com lindos móbiles de conchas.

O que fazer na Praia da Ponta dos Castelhanos

Mesmo sendo isolada, a Praia dos Castelhanos oferece algumas experiências únicas para quem a visita. 

Uma delas é provar os pastéis de frutos do mar preparados nas barracas locais, como o famoso pastel lagosta, acompanhado do drink de cacau com biribiri, uma especialidade da ilha.

Caminhada Praia da Ponta dos Castelhanos Boipeba
Caminhar pela praia é uma tarefa quase que obrigatória na Ponta dos Castelhanos

As piscinas naturais são outra atração imperdível. Na maré baixa, ficam acessíveis a poucos passos da areia, com águas transparentes repletas de peixinhos coloridos. São ótimas para relaxar ou mergulhar com snorkel para observar bem de perto os corais e a vida marinha.

Outra opção para aproveitar a praia é caminhar por toda sua extensão recortada, percorrendo a Ponta dos Castelhanos e virando a curva para a Praia das Amendoeiras, uma área completamente deserta e repleta de recifes e piscinas formadas entre os corais.

É possível até mesmo praticar o mergulho com cilindro, que possui opções de batismo para iniciantes.

Como chegar na Ponta dos Castelhanos

Praia paradisíaca Ponta dos Castelhanos Boipeba
A Praia da Ponta dos Castelhanos é uma das mais belas do Brasil

A Praia da Ponta dos Castelhanos é a área mais afastada de Boipeba, o que a torna selvagem e intocada. Por isso, é a região de mais difícil acesso, mas existem algumas formas de chegar até lá.

Os passeios de barco e lancha são as opções mais práticas. É possível escolher entre o passeio de volta à ilha, que visita diversos locais de Boipeba, ou o passeio próprio da Ponta dos Castelhanos, que sai da Praia da Boca da Barra e segue diretamente até Castelhanos.

Para quem curte caminhar e se aventurar, a trilha saindo de Moreré é uma ótima opção. O percurso é de nível médio, dura cerca de duas horas, e passa pela Praia de Bainema. No meio do caminho, é necessário atravessar um manguezal, então o ideal é contratar um guia local que conheça bem o caminho. A trilha acaba com uma travessia de canoa pelo Rio Catu até a praia.

Lancha de passeio Praia da Ponta dos Castelhanos Boipeba
Lancha de passeio ancorada na Praia da Ponta dos Castelhanos - Boipeba

Também é possível caminhar da Boca da Barra até a Ponta dos Castelhanos, trajeto que possui aproximadamente 14 km. A caminhada passa por diversas praias até chegar na Praia dos Castelhanos, oferecendo uma experiência única de conhecer profundamente a ilha e suas paisagens. 

Esse caminho também requer um guia local para atravessar o mangue e muitos optam por retornar de quadriciclo para não precisar caminhar todo o trajeto de volta.

Existem também transportes alternativos para quem prefere chegar até lá de maneira rápida e sem esforço físico. O trator até Moreré ou até Cova da Onça diminui o trajeto, e o quadriciclo pode ser usado tanto até Moreré quanto diretamente até Castelhanos. Também existe o passeio de lancha com mergulho, que permite conhecer a praia e seus corais bem de perto.

Melhores épocas para visitar

A Praia da Ponta dos Castelhanos oferece um ambiente agradável o ano todo, já que fica em uma região tropical e ensolarada.

Mar cristalino maré baixa coqueiro Praia da Ponta dos Castelhanos Boipeba
Mar cristalino na maré baixa - Praia da Ponta dos Castelhanos, em Boipeba

A variação da maré é o que mais afeta a experiência. Durante a maré baixa, as piscinas naturais surgem, bancos de areia são expostos e a praia se torna um cenário verdadeiramente paradisíaco. Já durante a maré alta, o acesso se torna mais difícil e a água avança para a praia, criando uma paisagem mais selvagem.

Na alta temporada, especialmente nos feriados prolongados e férias de verão, a ilha fica mais movimentada. Fora dessas épocas, é bem mais tranquila, com alguns pontos quase desertos, como a Ponta dos Castelhanos. Portanto, a melhor época do ano para aproveitar a Ponta dos Castelhanos, em Boipeba, varia de acordo com o gosto do visitante.

Se você curtiu saber um pouco mais sobre a Praia da Ponta dos Castelhanos em Boipeba, confira mais sobre essa ilha paradisíaca e já marque sua viagem, e se precisar de ajuda, fale com a Bahia Terra Turismo!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page