top of page
Qual o melhor bairro para ficar em Salvador: confira 6 opções

Postado dia 12/01/24 | 4min. de leitura

Qual o melhor bairro para ficar em Salvador: confira 6 opções

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Quando falamos de uma cidade linda e turística da Bahia, parece difícil escolher um lugar ideal para se hospedar. Mas, abaixo, você verá que, uma boa análise te permitirá encontrar o melhor bairro para ficar em Salvador.

Não existe uma escolha perfeita para todos. Por isso, é importante realmente avaliar suas preferências como turista. Você verá que é possível aproveitar de diversas maneiras, mas, caberá a você definir quais atrações dessa região incrível te chamam mais a atenção. Então, vamos descobrir?

praia do porto da barra no bairro da barra
Praia do Porto da Barra no bairro da Barra

Quais são os melhores bairros para se hospedar em Salvador?

Em Salvador existem localidades para todas as idades e preferências. Porém, para fazer a escolha correta é preciso investir em informação. Só assim você poderá elaborar um roteiro do que você quiser fazer em Salvador e acertar na hospedagem. Dessa forma, confira abaixo boas opções para sua viagem!

1. Pelourinho

casaroes coloniais e igrejas seculares no pelourinho
Casarões coloniais e igrejas seculares no Pelourinho

O Pelourinho pode ser um dos bairros mais conhecidos de Salvador, já que é considerado um patrimônio da Unesco. Devido a sua beleza histórica, muitos turistas visitam a região com o intuito de estar na parte mais agitada, onde há um pouco de todas as atrações.

As casas com aparência colonial chamam muito a atenção, mas, existem outras atividades que, na maioria das vezes, estão no roteiro de diversos viajantes. Abaixo falaremos quais são elas.

Antes disso, devemos dizer que, se você quer ficar próximo a tudo e não abre mão de estar em ambientes com muito movimento, esse bairro pode ser indicado para você. Mas, é preciso lembrar que essa pode não ser a melhor escolha para famílias e turistas com perfis mais tranquilos. Agora, confira as principais atrações próximas ao Pelourinho:

  • Elevador Lacerda;

  • Mercado Modelo;

  • Museu e igrejas históricas.

2. Rio Vermelho

Aqui o cenário fica um pouco diferente do que apresentamos acima. O Rio Vermelho pode ser considerado o melhor bairro para ficar em Salvador se o principal requisito é a boa infraestrutura e a boa localização.

largo de santana igreja de santana rio vermelho
Igreja de Santana no largo homônimo, também conhecido como Largo de Dinha do Acarajé

Isso porque, você não estará no centro de tudo, mas ainda assim poderá ter ótimas opções para se hospedar, fazer refeições e aproveitar a vida noturna agitada. Por outro lado, durante o dia o bairro também apresenta um aspecto residencial.

A proximidade com a orla de Salvador garante belas paisagens. Por isso, se estar próximo à natureza é um grande requisito em sua estadia, essa pode ser uma ótima escolha.

Confira alguns pontos de interesse que ficam próximos ao Rio Vermelho.

  • Praia do Buracão;

  • Casa do Rio Vermelho;

  • Mercado do Rio Vermelho.

3. Ondina

praia e bairro de ondina
Praia e bairro de ondina

Ondina fica bem próximo ao Rio Vermelho, tendo quase as mesmas características que o bairro anterior. No entanto, podemos dizer que esta opção é mais indicada para quem pretende curtir, especialmente a época de Carnaval, já que grandes blocos passam pela região e deixam tudo muito animado.

Em contrapartida, diferentemente do Rio Vermelho, em Ondina não se encontra muitas opções de hospedagens, principalmente quando a data está próxima. Por isso, mesmo com uma boa estrutura para refeições e passeios, se você deseja ficar na área, vale a pena pesquisar com antecedência e fechar a sua acomodação o quanto antes.

Para finalizar, devemos dizer que, se a sua maior preocupação é a segurança, este é um dos bairros mais seguros de Salvador, Bahia. Agora, confira quais são as opções de turismo da região:

  • Praia de Ondina;

  • Monumento “As meninas do Brasil”;

  • Colina de Cristo.

4. Barra

A Barra é bem parecida com o Bairro de Ondina, entretanto, este bairro é mais requisitado por turistas. O mar fica próximo à região, garantindo belas paisagens durante todo o dia.

Na área também é possível aproveitar a época de Carnaval muito bem, pois, blocos famosos também fazem o trajeto passando pelo bairro. A infraestrutura ainda apresenta shoppings, ótimos restaurantes e atrações turísticas de encher os olhos daqueles que amam a natureza.

praia e bairro da barra
Praia e bairro da Barra

A boa localização também garante que o turista tenha facilidade para chegar a outros pontos da cidade, sendo este um fator a ser considerado. Além disso, a segurança no bairro também é um ótimo ponto a favor.

Enfim, confira quais são os melhores pontos turísticos da Barra:

  • Praia Porto da Barra;

  • Praia Farol da Barra;

  • Museu Náutico - Farol da Barra.

5. Stella Maris

Stella Maris, embora esteja mais distante da maioria dos pontos turísticos da cidade, ainda assim, pode ser considerada uma grande opção quando o objetivo é encontrar o melhor bairro para ficar em Salvador.

Isso porque, para quem vai até a região em busca de dias de sol e água salgada, pode encontrar boas opções de praias na área. Mas, vale ressaltar que o cuidado deve ser redobrado, já que por ser um pouco afastada, a região pode ser algo perigosa durante a noite.

O bairro fica próximo ao aeroporto, o que facilita o embarque e o desembarque para quem pretende viajar de avião. Confira as principais atrações da localidade:

  • Praia de Stella Maris;

  • Praia do Flamengo.

igreja do santissimo sacramento do passo no bairro de santo antonio alem do carmo
Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo e casarões em Sto Antônio Além do Carmo

6. Santo Antônio Além do Carmo

Santo Antônio Além do Carmo fica na região central de Salvador, mas, ao contrário do que você pode pensar a princípio, essa opção não é tão conhecida quanto o Pelourinho, por exemplo.

Então, vale a pena considerar o bairro se você procura uma região histórica, de fácil acesso e mais tranquila. Na área encontra-se uma variedade muito grande de comércios, lojas de artesanato e opções para refeições.

A vista da Baía de Todos os Santos é um grande ponto positivo, já que o pôr do sol é realmente de tirar o fôlego. Veja abaixo as principais atrações:

  • Igreja de Santo Antônio Além do Carmo;

  • A Cruz do Pascoal;

  • Largo de Santo Antônio.

Afinal, como escolher o melhor bairro para ficar em Salvador?

Como você notou, em Salvador existem bairros para todos os estilos. É preciso apenas frisar que algumas características devem ser levadas em consideração, já que isso garante o maior aproveitamento da sua viagem.

Nesse caso, a nossa lista dos 6 melhores bairros para se hospedar em Salvador, inclui desde os destinos mais afastados até as regiões centrais. Então, faça uma avaliação completa e veja o que se enquadra mais em sua programação ideal como turista.

Gostou da leitura até aqui? Espero que sim! Agora, assine nossa newsletter e fique por dentro dos melhores destinos da Bahia!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page