
Postado dia 12/10/25 | 2min. de leitura
Nova lei reconhece a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa
0 comentário
0 curtida
28 visualizações
A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa se tornou manifestação da cultura nacional por meio de lei sancionada pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, no dia 08 de setembro de 2025.
A peregrinação, que já havia sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia em 2023, é considerada um dos eventos religiosos e culturais mais tradicionais do país, já que atrai anualmente centenas de milhares de romeiros pela região do Vale do Rio São Francisco.
Continue conosco e confira os detalhes sobre este evento marcante da cultura baiana!

O que é a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa
Tudo acontece em torno da Igreja e Santuário do Bom Jesus da Lapa, construídos no interior de uma gruta pelo monge português Francisco de Mendonça Mar, nos primórdios da colonização.
Vale lembrar que o monge chegou por essas bandas caminhando desde Salvador, se encantando com o morro e a famosa gruta. No local ele se estabeleceu, construindo um hospital e um asilo para os pobres e doentes.
O local foi marco da fundação da cidade de Bom Jesus da Lapa, que se desenvolveu ao lado da lapa santa do monge português. Anos depois, a gruta foi encontrada por garimpeiros, que a transformaram em santuário em 1691.
Desde então, o santuário é considerado milagreiro, atraindo diversas romarias, como a da Terra, das Águas, dos Legionários, e outras.
Vale destacar que o mês de julho é o que atrai mais gente, mês em que as atividades religiosas ganham ainda mais força. Sendo que, o dia 06 de julho é o ápice das tradições religiosas, pois ocorre uma celebração solene e a cidade fica completamente lotada de fiéis.
Tanto a declaração como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia ocorrida em 2023, como a lei sancionada pelo presidente Lula, onde a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa se tornou manifestação da cultura nacional, são de grande relevância. Dessa forma, a romaria tende a crescer ainda mais graças ao reconhecimento nacional.
A cidade de Bom Jesus da Lapa
Bom Jesus da Lapa é uma bela cidade localizada às margens do Rio São Francisco e oferece ao turista muito mais do que a incrível cultura religiosa. O próprio Santuário do Bom Jesus da Lapa é um mirante especial, de onde se descortina toda a cidade e boa parte da extensão do Velho Chico.
Também é possível realizar passeios de lancha e barco pelo rio, que costumam sair da Barrinha, um local excelente para banho e onde se pode desfrutar de comidas regionais à base do peixe surubim.
Outra maravilha da cidade é o passeio de lancha ou barco que navega pelo São Francisco até o Vale do Rio Corrente na cidade vizinha de Santa Maria da Vitória. Além de paisagens impressionantes, ele promove visitas a comunidades ribeirinhas para experiências únicas.
Visto que agora você já sabe sobre o fato da Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa se tornar uma manifestação da cultura nacional, aproveite e conheça Bom Jesus da Lapa, de preferência em pleno mês de julho. Assim, poderá presenciar o momento em que a cidade exibe toda a sua força religiosa.
