Open Site Navigation

A Rota da Cachaça, na Bahia, já se tornou uma importante atração turística da região, pois é de alguns destes locais que saem as melhores “branquinhas”, apelido carinhoso que essa bebida muito apreciada recebe.

Sem dúvidas, para que a cachaça possa oferecer qualidade e sabor, é importante que alguns procedimentos rigorosos sejam seguidos durante a produção.

Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre o tema, apresentando bons municípios e boas cachaças da Chapada Diamantina, uma área reconhecida por esta produção.

Maiores municípios produtores de Cachaça

Caso você ainda não saiba, foi recentemente que a Secretaria do Turismo da Bahia iniciou um trabalho para formatação da Rota do Engenho, sendo o principal objetivo encontrar os atrativos turísticos associados à produção de cachaça.

Segundo estudos, na Bahia, estima-se que existem em média 18 municípios que têm essa ligação com a bebida. Confira 3 deles abaixo.

Abaíra

Abaíra é um município pequeno que está localizado na região da Chapada Diamantina. Até 2019, sua população total era de menos de 10 mil pessoas.

A cidade faz divisa com outras produtoras de cachaça, como Piatã e Jussiape. E é uma das responsáveis pela produção de uma das cachaças mais conhecidas do estado.

Rio de Contas

Rio de Contas é um município que faz parte da Rota da Cachaça, na Bahia. Tem uma população total de 13 mil pessoas, ficando próximo também da cidade que mencionamos acima.

Na Fazenda Vaccaro, localizada no município, se produz uma das bebidas premiadas do estado.

Paramirim

Encerrando a nossa lista, vamos citar Paramirim, um município do sertão baiano com mais de 20 mil habitantes.

Por lá é produzida uma cachaça com selos Ouro e Prata, sendo esta, inclusive, exportada para o exterior.

Melhores cachaças artesanais

Agora que você conheceu alguns destinos da Rota da Cachaça na Chapada Diamantina, chegou a hora de saber mais detalhes sobre as bebidas que são produzidas em cada um desses municípios que foram mencionados. Confira a lista abaixo.

Cachaça Abaíra

A Cachaça Abaíra é produzida na forma cooperativa, sendo um produto de Agricultura Familiar, tendo origem desde os anos de 1998 pela COOPAMA.

O produto é feito em alambique de cobre, oferecendo a opção Premium, a Ouro e a Prata, tendo as duas últimas graduação alcoólica de 42%.

Serra das Almas

A Serra das Almas foi a primeira cachaça com certificação orgânica do Brasil em 2002. É produzida pela Fazenda Vaccaro, desde 1998.

A versão envelhecida por 4 anos em Barris de Garapeira já foi eleita a melhor do nosso país pela revista VIP no ano de 2011. Por ser uma cachaça de categoria superior, no exterior esta é vendida como produto de luxo.

Cachaça Paramirim

É uma cachaça produzida no município de Paramirim, desde os anos de 1996. Possui os selos de Ouro e Prata, oferecendo uma graduação alcoólica de 42%. Também é exportada e reconhecida como uma das melhores opções do estado.

Como visitar propriedades produtoras na Rota da Cachaça, Bahia?

Se você gostou de saber mais sobre a Rota da Cachaça, na Bahia, podemos dizer que muitos desses produtores podem ser visitados. A Fazenda Vaccaro, por exemplo, oferece hospedagens e Day Use, com muitas opções turísticas, incluindo o passeio até o alambique produtor.

Se você gostou da Rota da Cachaça, veja agora o próximo artigo e descubra como chegar até a Chapada Diamantina!

14 visualizações0 comentário

Rota da Cachaça, Bahia: confira as cachaças premiadas da região

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry

14 visualizações

0 curtidas

0 comentário

Fique por dentro das novidades

Ao se cadastrar você concorda em receber comunicações, ofertas e compartilhar seus dados pessoais com a Bahia Terra Turismo. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

{msg}

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.

Elevador Lacerda

1500 visualizações

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took.