top of page
Vale do Pati: um dos destinos de trekking mais bonitos do Brasil

Postado dia 09/02/24 | 4min. de leitura

Vale do Pati: um dos destinos de trekking mais bonitos do Brasil

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Vale do Pati, na Chapada Diamantina, Bahia, é uma parada obrigatória para quem está na região e tem tempo para aproveitá-la. Além disso, é a escolha perfeita para os amantes de trekking que procuram belezas indescritíveis e pontos de total conexão com a natureza.

Embora o acesso à região não seja realmente um dos mais simples, o Vale do Pati é um local que realmente desafia o turista, sendo perfeito para quem gosta de atividades físicas mais intensas e da exploração de áreas remotas.

E agora que você já sabe dessas informações iniciais, continue a leitura e saiba mais sobre esse paraíso incrível!

gerais do rio preto vale do pati chapada diamantina
Gerais do rio Preto no Vale do Pati

Onde fica o Vale do Pati na Chapada Diamantina?

Antes de mais nada, precisamos falar sobre a localização do Vale do Pati. Entre tantas belezas naturais e atrações incríveis do Parque Nacional da Chapada Diamantina, existem três acessos principais para se adentrar por entre as matas e trilhas que cercam o vale. Nesse caso, citaremos Guiné, Vale do Capão e Andaraí.

bahia terra produzindo imagens vale do pati
Bahia Terra produzindo imagens no Vale do Pati

Em resumo, o Beco do Guiné, no município de Mucugê, é o mais famoso deles e o preferido de quem visita o Vale do Pati. Os outros acessos são o Bomba, localizado no Vale do Capão, e a Ladeira do Império, que está em Andaraí.

Não existe um ponto certo para começar a exploração. De certa forma, isso dependerá do guia e do tempo disponível para aproveitar o turismo de aventura da região, sendo que as rotas podem variar entre 3 a 5 dias.

Além disso, se você resolver fazer o passeio sem guia turístico — o que pode ser extremamente perigoso para quem não conhece a região ou não tem experiência com trilhas —, pode optar por procurar um transfer para te levar até os pontos mencionados, uma vez que as estradas são relativamente boas.

5 pontos turísticos imperdíveis no trekking Vale do Pati

O trekking do Vale do Pati pode ser considerado um dos mais interessantes do Brasil, especialmente quando levamos em consideração a sua intensidade e profundidade. Além da experiência de vivenciar dias em um local diferente, com cultura diferente, sem acesso a Internet, ainda existem belíssimas paisagens naturais que dificilmente o turista poderá encontrar igual.

Entre as mais famosas das atrações, podemos citar algumas, na lista abaixo.

1. Mirante e Rampa do Pati

mirante classico do vale do pati digno de quadro
Foto digna de quadro no Mirante Clássico do Pati

Para quem parte na trilha do Pati a partir de Guiné, normalmente essa é a primeira atração de contemplação, sendo possível, inclusive, fazer o passeio em um bate e volta que exige coragem e esforço físico.

Por lá, é possível ter noção da imensidão da área, onde pode-se observar toda a vegetação que forma uma linda paisagem ao redor, sendo também um ótimo ponto para lanches.

2. Gerais do Rio Preto

trilha gerais do rio preto vale do pati
Linda paisagem nos Gerais do Rio Preto

Gerais do Rio Preto fica um pouco antes do Mirante descrito acima, sendo possível curtir ambas as possibilidades em um único dia.

Caso você tenha mais tempo, a depender da sua rota, do guia escolhido e da temporada, é possível mergulhar nas águas escuras e limpas do rio, o que pode ser excelente para se refrescar e ter motivação para continuar a caminhada.

3. Morro do Castelo

vista espetacular morro do castelo vale do pati
Vista espetacular do Morro do Castelo

O Morro do Castelo geralmente é visitado no segundo ou terceiro dia de trilha no Vale do Pati, sendo este considerado um dos mais difíceis da rota. Se trata de uma subida íngreme, onde muitas vezes é necessário ter o auxílio das mãos para seguir o trecho.

É um passeio que vale a pena, pois é deste ponto que se tem uma das vistas mais bonitas da área, sendo possível fazer belos registros nos mirantes.

4. Cachoeirão

cenario de cinema cachoeirao vale do pati
Cenário de cinema no alto do Cachoeirão

O passeio do Cachoeirão geralmente é feito no terceiro dia da rota. Basicamente, o percurso sobe toda uma trilha de cânions, onde o ponto mais alto, com cerca de 300 metros de altura, oferece uma vista privilegiada das quedas de água e da vegetação que cerca todo o Vale do Pati.

5. Cachoeira do Funil

Não é segredo que na Chapada Diamantina existem diversas cachoeiras, e esta não pode ficar de fora dessa lista.

cachoeira do funil vale do pati
A cachoeira do Funil no Vale do Pati

A Cachoeira do Funil nem sempre é visitada por todos os turistas, porém, é um local que vale a pena conhecer.

Em geral, é possível se deliciar em um belo mergulho nas águas escuras, sendo também um ambiente perfeito para piqueniques e paradas para lanches. É uma queda d'água que pode variar conforme a época de chuvas. Mas, tem em média 40 metros e águas próprias para um delicioso banho.

Vale a pena conhecer o Vale do Pati?

Agora que você já conhece algumas das características do Vale do Pati, na Chapada Diamantina, precisamos destacar algumas informações importantes.

Atualmente, pouco mais de dez famílias vivem na região, sendo que a maioria delas sobrevivem das atividades turísticas locais. No caso, é na casa desses nativos que os turistas podem dormir, tomar banho e fazer refeições, a depender do pacote escolhido.

Algumas casas aceitam campings, porém, a maioria conta com quartos separados ou compartilhados. Entre as mais famosas estão a Casa do Seu Agnaldo, a Casa do Seu Wilson e a Casa da Dona Raquel. Mas existem muitas outras.

casa de agnaldo e patricia vale do pati
Casa de Agnaldo e Patrícia no Vale do Pati

Para economizar, ter segurança e tranquilidade, a dica é fechar o passeio com uma agência da sua confiança, já que assim é possível ter transfer até o ponto de acesso do Vale do Pati, além de guia profissional, hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço, lanche e jantar).

Lembre-se de levar apenas o necessário para a viagem, pois excessos podem prejudicar a caminhada. Coloque na lista, um casaco e uma câmera fotográfica, além de sapatos apropriados e roupas leves.

Para saber mais sobre esse fantástico passeio e as rotas, te convidamos a clicar no próximo link, onde você poderá conhecer tudo sobre o trekking de 3 dias no Vale do Pati, inclusive o preço e os detalhes do percurso!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page