top of page
Amaralina: conheça a sua praia e muito mais!

Postado dia 19/02/25 | 4min. de leitura

Amaralina: conheça a sua praia e muito mais!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Largo das Baianas, ao norte, e o quartel do Exército, ao sul, delimitam aproximadamente 1,4 quilômetros do litoral de Amaralina, bairro de Salvador, imortalizado por artistas como Raul Seixas (na canção “Menina de Amaralina”), Mart’nália (na canção “Nas águas de Amaralina”), e Caetano Veloso (nas canções “Tropicália” e “Clarice”).

Vista aérea Praia de Amaralina em Salvador
Vista aérea da Praia de Amaralina

Conhecer a praia e o bairro de Amaralina é uma ótima opção do que fazer em Salvador, e para isso produzimos este artigo, que contextualiza um pouco da história do lugar e suas principais características na atualidade, confira!

A origem do Bairro Amaralina 

A origem do bairro hoje conhecido como Nordeste de Amaralina se deu quando o bairro do Rio Vermelho se tornou morada de famílias nobres da cidade no início do séc. XX, fato que desencadeou uma debandada dos pescadores para os arredores. Muitos deles se instalaram no alto do morro onde hoje é o Nordeste de Amaralina, em frente a Praia de Amaralina.

Foto antiga Fazenda José Alvares do Amaral Praia de Amaralina
Foto de 1928 com o casarão de José Amaral ao centro - Praia de Amaralina

Nessa época, as terras litorâneas pertenciam a ricos proprietários, a exemplo de José Alvares do Amaral e sua esposa Ignácia Bernadina da Cunha Amaral, que residiam em um casarão e tinham ao seu lado uma capela.

Reza a lenda que o filho do casal José Inácio da Cunha Amaral se apaixonou por Lina, a filha de um pescador.

Sempre que sua família questionava para onde ele ia, o mesmo respondia: “eu vou amar a Lina”, frase que deu origem à corruptela “Amaralina”, que com o passar do tempo se tornou o nome da fazenda, da praia e do bairro.

Hoje, o casarão e a capela da família Amaral se encontram no interior do Quartel de Amaralina, administrado pelo Exército do Brasil.

O que fazer em Amaralina, Salvador

A Praia de Amaralina

Praia de Amaralina Salvador
Praia de Amaralina - Reprodução / Instagram @pousada_marabertossa

O mar da Praia de Amaralina é verdinho e cristalino, recebe ondulações grandes e perfeitas para a prática do surfe e do bodyboarding nas estações outono/inverno em seu lado direito, e proporciona lindas piscinas naturais na maré baixa durante a alta temporada do lado esquerdo.

O trecho das piscinas naturais é excelente para a prática do mergulho livre, para banho, sendo preferido por famílias com crianças

Suas areias são palco de diversas modalidades esportivas, como futebol, futevôlei e vôlei de praia, mas também excelentes para quem curte pegar um bronzeado sob o sol maravilhoso de Salvador.

O Largo das Baianas

O local onde hoje é o Largo das Baianas era a antiga porteira da Fazenda de José Alvares do Amaral e onde ficavam os bois. Com o crescimento populacional no bairro, em meados do séc. XX, as quituteiras ocuparam o espaço onde vendiam cocada, acarajé, abará e bolinho de estudante. 

Largo de Amaralina 1950 Salvador
O Largo das baianas em 1950

No início, a Praça Mestre Bozó Preto, conhecida popularmente como “Largo das Baianas”, possuía apenas uma barraca redonda de palha, uma estrutura simplória que protegia as baianas da chuva e do sol. Também havia um palco onde os capoeiristas faziam suas rodas e se apresentavam aos turistas.

Hoje, o largo possui um monumento em homenagem às baianas de acarajé, produzido pelo renomado artista plástico Bel Borba, e uma estrutura ampla de tijolos e telhado onde 10 baianas atendem aos moradores e turistas.

Infraestrutura da Praia de Amaralina

Na Praia de Amaralina e bem próximo do Largo das Baianas, se encontra a Cabana da Praia, um restaurante à beira-mar com mesas e cadeiras espalhadas no calçadão. O estabelecimento oferece vista privilegiada da praia, acesso ao mar e é uma ótima opção para degustar as delícias da culinária baiana, além de frutos-do-mar como mariscos, camarão e caranguejo.

Paisagem do Hotel Vista Mar Praia de Amaralina Salvador
Visual na varanda do Hotel Vista Mar - Reprodução / Site Hotel Vista Mar

Quanto ao quesito hospedagem, existem algumas opções de frente para o mar de Amaralina, a exemplo da Pousada Mar Aberto, cujas varandas dos quartos oferecem uma vista maravilhosa, e o B Hotel, que oferece restaurante, estacionamento e suítes completas. 

Apesar de estar recuado a 50 metros da praia, o Praia Vista Salvador Hotel é excelente e proporciona a melhor vista panorâmica de toda a Praia de Amaralina, em razão de ser um edifício que possui quartos com varanda bem altos. O hotel oferece ótimo café da manhã e quartos climatizados.

Vale lembrar que no bairro de Amaralina se encontra de tudo, farmácia, banco 24 horas, circulação de ônibus para outras praias de Salvador, mercado, posto de gasolina etc.

Como chegar em Amaralina

O bairro de Amaralina está a 23 quilômetros do aeroporto de Salvador, sendo possível chegar até lá utilizando o transporte público da cidade. Para isso, saindo do aeroporto, basta se dirigir para a Estação de Metrô Aeroporto através dos ônibus vermelhos da CCR Metrô, que circulam entre o aeroporto e a estação de 10 em 10 minutos. Já na estação, pegar a linha 1320 para a Praça da Sé, que passa na orla e também em Amaralina.

Para um deslocamento mais cômodo que também garanta muito mais segurança, vale à pena contratar um transfer, cujo receptivo já estará à sua espera no desembarque do aeroporto, para uma viagem confortável em automóvel climatizado e guiado por um motorista profissional.

Atrações próximas de Amaralina, Salvador

Outra vantagem de se hospedar no bairro de Amaralina é que ele está cercado de excelentes atrações turísticas. A começar por ser vizinha do Rio Vermelho, o bairro boêmio de Salvador onde está o fantástico Blue Praia Bar, localizado na Praia do Buracão.

Também está próximo da Barra, com seus incríveis monumentos históricos, vida noturna, praias de água cristalina e um dos mais famosos cartões postais do Brasil, o Farol da Barra.

Outra vantagem de estar hospedado na Praia de Amaralina é que ela está a apenas 10 quilômetros do Centro Histórico da cidade, uma das principais atrações turísticas de Salvador.

Já que você chegou até aqui e provavelmente curtiu nosso artigo, conheça 5 das melhores praias de Salvador e amplie os horizontes do seu roteiro de viagem. Além da própria Praia de Amaralina, é importante conhecer os encantos das outras praias da lista.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page