top of page
Igreja da Boa Viagem em Salvador: saiba mais dessa paróquia

Postado dia 06/08/24 | 5min. de leitura

Igreja da Boa Viagem em Salvador: saiba mais dessa paróquia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Há uma lenda que diz sobre a capital baiana possuir 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Sim, trata-se de uma lenda, já que, na verdade, a cidade é sede de aproximadamente 400 igrejas antigas, das mais variadas datas, ordens e arquiteturas, sendo algumas situadas em locais muito especiais da cidade, e uma delas é a Igreja da Boa Viagem em Salvador.

Lateral da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Salvador
Lateral da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Salvador

Confira algumas curiosidades e informações importantes para sua visita, nos tópicos a seguir:

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde outrora funcionou um hospício, encanta os visitantes pelo conjunto da sua obra. Posicionada bem em frente ao lindo mar cristalino da Praia da Boa Viagem, faz parte de uma região que oferece ótimas opções de lazer em Salvador.

A Paróquia da Boa Viagem é parte fundamental de um dos eventos religiosos mais bonitos e tradicionais da cidade, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes, momento áureo do ano que destaca sua presença mediante tantas igrejas relevantes existentes na cidade.

História da Igreja e Hospício Nossa Senhora da Boa Viagem

Localizada na península de Península de Itapagipe, mais precisamente no Largo da Boa Viagem e bem em frente à praia homônima, a Igreja é dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem e pertence à Arquidiocese de São Salvador da Bahia. É uma edificação tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938.

Frente da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Salvador
Frente da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Salvador

Em 1710, havia um primitivo hospício onde hoje está situada a igreja, patrimônio doado por D. Lourenço Maria à Ordem dos Franciscanos. Já em 1712, seus novos proprietários decidiram construir uma casa de pedra e cal e uma igreja, sendo seus últimos muros erigidos entre 1743 e 1746.

Além de abrigar originalmente uma residência em forma de hospício, a Igreja da Boa Viagem em Salvador possui um rico conjunto de azulejos portugueses oriundos de Lisboa e doados por Bartolomeu Antunes entre 1740 e 1750, com representações de histórias dos navegantes ibéricos da época em que foram produzidos e instalados. 

Segundo o Inventário do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), “na sacristia existe arcaz e caixões em jacarandá, lavabo em mármore branco com delfins e bacia em forma de concha. Há duas imagens famosas: Senhor Bom Jesus dos Navegantes e N. S. da Boa Viagem.”

Vale ressaltar que o termo “hospício” era utilizado para lugares que tratavam doentes em geral, e não apenas loucos como se entende atualmente. 

Festa do Bom Jesus dos Navegantes

Uma das mais icônicas celebrações da fé católica na Bahia, a Festa do Bom Jesus dos Navegantes é uma das mais antigas, tendo sido criada por capitães de embarcações há quase 300 anos. Tais navegadores iniciaram a celebração em 1750, quando agradeceram pelo ano que passara e louvavam o que rompia, pedindo bênçãos e graças ao Bom Jesus dos Navegantes.

Vista aérea da Praia da Boa Viagem em Salvador
Praia da Boa Viagem, local onde inicia a festa de Bom Jesus dos Navegantes

Com o passar do tempo, tornou-se uma festa tradicionalíssima na cidade, passando a render homenagens também à Nossa Senhora da Boa Viagem. Com o fim do Império, o Estado deixou de apoiar o evento e a Galeota Imperial que costumava navegar na procissão foi substituída por uma nova galeota, construída pelos carpinteiros Manoel Dias, João Francisco da Maia e João Ricardo Borges, em 1891. 

Sendo batizada como Gratidão do Povo, tornou-se a embarcação oficial da procissão e celebrada grandiosamente até os dias atuais.

As festividades

O evento começa no dia 27 de dezembro, com queima de fogos na alvorada e lavagem da igreja pela comunidade. Em seguida, inicia um ciclo de orações que vai até o dia 30 de dezembro.

No dia 31 de dezembro, a Galeota Gratidão do Povo é levada ao mar transportando a imagem do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes, enquanto a Nossa Senhora da Boa Viagem abençoa o evento na praia e depois é transferida de volta para a igreja. 

Tem início então uma das mais belas procissões marítimas do Brasil, cujo roteiro inicia na Praia da Boa Viagem e segue até o Porto de Salvador, de onde segue à pé até a Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. 

A segunda procissão marítima acontece no dia 1º de janeiro. Centenas de barcos conduzem a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas verdes e cristalinas águas da Baía de Todos os Santos, passando pelo Porto da Barra, pela Ponta do Humaitá e retornando para a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Boa Viagem.

A imagem do Senhor do Bom Jesus dos Navegantes fica exposta até as 15h, quando tem início a festa profana.

Atrativos próximos da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

A Península de Itapagipe, onde está localizada a Igreja da Boa Viagem, é um celeiro de monumentos históricos e lindas paisagens. Todos bem próximos, podendo ser visitados através de uma curta caminhada.

Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat

Vista aérea do Forte Monte Serrat em Salvador
Vista aérea do Forte Monte Serrat em Salvador

Um dos monumentos históricos mais imponentes da cidade, o Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat está situado a 400 metros da Igreja da Boa Viagem e no alto de um promontório de onde se descortina uma das paisagens mais bonitas da Baía de Todos os Santos.

Provavelmente construído ainda no séc. XVI, é um dos fortes mais antigos do Brasil, o que pode ser percebido pelas suas linhas arquitetônicas preservadas desde a planta original.

Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat

Farol do Humaitá Igreja e Mosteiro de Monte Serrat Salvador
Farol do Humaitá divide o protagonismo com a Igreja e Mosteiro de Monte Serrat

Construída no séc. XVI pela família Garcia d’Ávila, a Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat está localizada na Ponta do Humaitá, bem em frente ao Farol do Humaitá e a 700 metros da Igreja da Boa Viagem. Mais um lindo e antigo monumento importante a ser visitado na Península de Itapagipe e que proporciona paisagens sensacionais.

Farol do Humaitá

O charmoso Farol do Humaitá é mais um cartão postal da cidade e juntamente com os demais monumentos já citados, constitui uma paisagem que funde a natureza marítima da Baía de Todos os Santos e a mística histórica e religiosa de Salvador. 

Como chegar à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

A localização da Igreja da Boa Viagem em Salvador não facilita o acesso via transporte público, sendo complicado chegar de ônibus para aqueles que estão turistando na cidade. Assim sendo, uma ótima opção para chegar até lá com segurança e conforto, é contratar um transfer, que te buscará em seu hotel no dia e horário combinado e assim você poderá aproveitar também para visitar os outros atrativos próximos.

Você acabou de saber mais sobre a Igreja da Boa Viagem em Salvador e os principais monumentos históricos próximos a ela, na Península de Itapagipe. Quer saber sobre mais um importantíssimo cartão postal soteropolitano e que está bem pertinho de lá? Conheça também a Igreja do Senhor do Bonfim, um dos mais relevantes símbolos da baianidade!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page